Saturday, April 29, 2006

Nada como um dia após o outro


Ontem eu relatei pra vocês todo feliz que havia passado num concurso público aqui do Maranhão. Eu estava muito feliz pelo fato de ter obtido a primeira colocação. Não foi a primeira vez que isso aconteceu comigo mas não deixei de ficar feliz. Mas, como alegria de pobre dura pouco, a tarde em Codó enquanto eu assinava a documentaçao para começar a trabalhar recebo a triste notícia de que o concurso havia sido anulado. Pode um negócio desse? Estou voltando para Teresina. Vou tentar mais uma vez. Como diz o poeta e cantor Renato Russo "Quem acredita sempre alcança..." E assim vou seguindo em frente esperando sempre pelo melhor .

Ontem a tarde também aconteceu um episódio muito chato comigo mas na Bíblia diz que quem humilha será exaltado e quem se exalta será humilhado. Não vale a pena contar. Os personagens da história vão saber do que se trata. Nada como um dia após o outro.

Mas, chegando a noite tudo mudou. Encontrei com amigos que, de fato, estavam com saudades da minha presença na cidade de Codó, pessoas verdadeiras que não mostram duas faces. Nos divertimos bastante e aproveitei a oportunidade para conferir o show da "Banda da Lorinha". Foi muito massa estar junto com a galera. Nunca tinha dançado tanto numa noite só. Em compensação, neste sábado tive que acordar muito cedo e super disposto pra apresentar mais um programa "Agito Jovem" na Jovem10Fm de Codó.

Um abraço e até qualquer momento com mais alguns episódios da minha quase nada mole vida(rs)!
Jefferson Jexmen

Cuspir no prato que come


Você deve conhecer pessoas mal agradecidas que você tenta fazer tudo por elas mas, infelizmente, elas não reconhecem. Por que será que tem tanta gente que esquece o que de bom você fez a elas? Mas lembram sempre de qualquer ressentimento bobo? Às vezes tento entender porquê que o ser humano age tão indelicadamente uns com os outros. Assistindo nesta semana a novela "A Viagem" que a Rede Globo está reprisando todas as tarde, verifiquei que existem espíritos malígnos que atrapalha a vida do próximo. Quem está feliz e de repente muda de semblante ou de atitude pode estar sendo influenciado por este tipo de manifestação. Mas isto é pra quem acredita. Como sou admirador da doutrina espírita há uns 5 anos creio que isso seja verdadeiro porque já pude comprovar isso várias vezes com pessoas próximas a mim. O pior é que elas não acreditam e se zangam comigo. Eu fico triste mas respeito a opinião de cada um. Quem sou eu para mudar alguém. Agora, eu fico, realmente indignado com pessoas que cospem no prato que comem. O que quero dizer com isso? Que tem gente que não sabe aproveitar as oportunidades que tem e quando as recebem são mal agradecidas. Fazem desdém de você e de suas boas intenções. Você apenas quer o melhor para elas. Mas, parece que quanto mais você faz mais elas acham que merecem. Por isso, que muitas vezes eles cospem no prato que comem. Agora voltando a história da novela, quem sabe são espíritos inferiores que estão atrapalhando sua maneira de ser e agir assim como o personagem Alexandre interpretado por Guilherme Fontes faz com Teo feito por Maurício Mattar. Isto acontece, geralmente, com pessoas bem próximas a você! Então preste atenção em suas atitudes. Elas podem fazer você perder grandes amizades. Naõ seja ingrato com quem te deu uma mão um dia!

Friday, April 28, 2006

De volta a Codó - MA

Nesta semana recebi uma boa notícia q vou voltar a morar em Codó. Passei no seletivo pra professor do Estado mais uma vez. Pena que é só um contrato de mais um ano. Mas, enquanto isso aguardo resultado de outro concurso que fiz em Caxias. Farei também concursos em outros lugares do Brasil a fora. Só bastam aparecer. Se você souber de algum concurso para professor de Arte ou Marketing ou qualquer outro emprego interessante entre em contato comigo. O meu email eh jexmen10@yahoo.com.br
Fico aguardando o seu contato!

Thursday, April 27, 2006

Pessoas grossas e ignorantes. Você é assim?

Vou começar este meu texto relatando um acontecido recente do qual eu presenciei.
Eu estava num ônibus coletivo quando entrou uma senhora de mais ou menos uns 55 anos. Eu estava de pé, mas ao meu lado estava um garoto de uns 15 anos sentando com uma mochila e alguns livros. Essa senhora não pensou duas vezes e pediu o local para sentar. Até ai tudo bem até porque pessoas de idade têm direito de permanecerem sentadas e alguém com boa educação devem ceder o local para que elas sentem. O problema foi a forma como ela pediu a cadeira e as ações sucessivas que ela tomou. Ela disse o seguinte num tom bastante grosseiro: - ô garoto levante dessa cadeira agora que eu tenho idade para ser sua avó. O rapazote, assim como eu e os demais passageiros, não gostamos da expressão utilizada por aquela senhora. Ele não levantou. Ela gritou ainda mais forte e alto: - Meu filho, tu é surdo? Eu quero sentar agora. Saia daí seu mal educado. Sua coisa feia. Acredito que ela achou que isso fosse chamar a atenção e os passageiros fossem ter compaixão da sua vontade de sentar. De fato chamou, mas de uma maneira negativa. O garoto educadamente levantou e falou pouco, mas disse tudo: - Minha senhora, eu percebi quando a senhora entrou e foi a primeira coisa que pensei mas não precisava gritar tanto e agir de uma forma tão grosseira. Eu vou lhe ceder o lugar, mas agir assim é muito feio. Não faça mais isto porque ninguém gosta de ser tratado como um cachorro! O garoto deslocou-se para trás deixando aquele assento vazio e ganhando o aplauso de todos que estavam ali naquele ônibus.
Esse exemplo relata o quanto estamos cercados de pessoas brutas que não possuem um pingo de educação. Não precisa ter idade para ser educado. Devemos ser educados sempre independente do local, dia e hora. Eu falo muito para os meus alunos de Relações Humanas que as palavras mágicas devem ser utilizadas sempre. O que custava ela ter pedido um POR FAVOR? E quem disse que ela falou: MUITO OBRIGADO? Ta enganado. Ela foi incapaz de agradecer. Isso demonstra que palavrinhas simples nos ajudam no dia-a-dia. Utilize COM LICENÇA, DESCULPA, SINTO MUITO, BOM DIA, BOA VIAGEM, VOLTE SEMPRE dentre outras no seu cotidiano. Elas fazem a diferença e você mostra que tem educação! Torço por você e fico feliz por ler minhas idéias!

Jefferson Xavier

A inveja te atrapalha?

Você conhece pessoas invejosas? Quem não conhece levante a mão ou atire a primeira pedra. Tem pessoas que se entristecem com suas vitórias e que desejam ter o que você tem. Eu, particularmente, já fui alvo de invejosos em alguns lugares por onde andei. É incrível como o ser humano com este poder destrutivo inventa histórias, cria situações das quais você nunca imaginou fazer parte, sorrir de suas derrotas e outras coisas mais. O que fazer diante desse tipo de pessoa? Não reaja e nem aja da mesma forma porque se assim fizer você estará se equiparando e comparando com este tipo de gente. Mostre sua educação e mantenha-se firme. É duro, mas temos que aprender a conviver com essas pessoas que podem estar no nosso ambiente de trabalho, na vizinhança ou até mesmo dentro da nossa família.
Se você está cercado de invejosos seja criativo e invente meios para se defender. Essas pessoas são pobres de espírito e você deve ser rico nas boas ações, no amor e na paciência. Tente não se desgastar e procure manter uma fé inabalável. Portanto, evite ficar próximo de pessoas assim. A gente sente e percebe quando se está próximo de invejosos. Não conte nada sobre seus feitos pois suas conquistas são fatos que elas odeiam saber. Elas sempre vão procurar um motivo para te diminuir e vão por defeito em tudo. Os invejosos também são pessoas falsas porque falam mal de ti na sua ausência. Eles se entristecem com sua felicidade. Sentem prazer quando você está sofrendo, triste ou abatido com os problemas que aparecem no dia-a-dia. Mas não deixe essas criaturas perversas atrapalharem sua vida. Trabalhe, faça a sua parte. Não dê tanta importância e o principal: esqueça que eles existem. Agora se a inveja está te incomodando tanto chame-o para um diálogo franco e pergunte o porquê de tanto rancor. Às vezes uma boa conversa resolve tudo. Eu já fiz isso e deu certo. Você é mais e merece muito mais! Boa Sorte e sucesso pra você!

Pode continuar escrevendo e dando suas críticas ou sugestões

O meu email é jexmen10@yahoo.com.br

Tuesday, April 25, 2006

O que eu não gosto!

Na semana santa deste ano em momentos de reflexão eu escrevi este texto que divido agora com vocês:

Eu não gosto de pessoas FALSAS que se aproximam de você por interesse mas que, quando conseguem um determinado objetivo te abandonam, te maltratam e te deixam de lado. Pessoas que na sua frente é uma coisa mas que por trás te detonam, pensam e falam mal de ti. Pessoas assim EU NÃO GOSTO! Eu não gosto de pessoas MENTIROSAS que inventam mil e uma situações mas que você sabe que é mentira. Que vivem fingindo uma coisa que no fundo é outra completamente diferente. Que vivem achando que você é um palhaço pra poder rir da sua cara com suas insinuações infundadas. Pessoas assim EU NÃO GOSTO!Eu não gosto de pessoas ARROGANTES que só tratam os outros com desprezo se achando melhor que elas. Pessoas que vivem cheia de soberba, orgulho e petulância EU NÃO GOSTO!Eu não gosto de pessoas INVEJOSAS que se entristecem com a felicidade dos outros. Que quando você conta algo bom elas imaginam que poderiam ter muito mais e que nós só conseguimos algo por pura sorte, bajulações ou por meios impróprios. Elas querem o que você tem e de pessoas assim EU NÃO GOSTO!Infelizmente, estamos cercados de pessoas assim e o que podemos fazer é apenas lamentar e tentar se proteger rogando a Deus que não apareçam tantos assim em nossa caminhada ou então que saibamos agir corretamente com esse tipo de gente.Pense bem nestas palavras que acabo de escrever e se você é ou age assim tente melhorar porque EU e nem NINGUÉM GOSTA de pessoas assim.

Você vale o que tem. Será mesmo?

Existem pessoas que se aproximam de você só por interesse. Eu sempre prestei atenção nessas pessoas. Sempre fui avisado da verdadeira intenção de algumas delas. Talvez se eu não tivesse onde cair morto elas jamais se aproximariam de mim. Ainda bem que pessoas assim sem conteúdo são poucas, mas, infelizmente, elas existem e estão por toda parte. Eu fico triste e lamento muito quando isso acontece. Como é ruim você ter “amigos” que se aproveitam de sua inocência. Sempre lhe tratam bem quando querem alguma coisa mas quando conseguem te desprezam, menosprezam, te trata com indiferença e esquecem rapidinho do que você fez de bom por eles. Agora vá deixar de fazer um favorzinho sequer pra ver o que acontece! Eu já passei muito por isso mas a gente só aprende errando.É só nos momentos difíceis que conhecemos os amigos que temos. Atualmente, não estou na melhor fase da minha vida. Meus verdadeiros amigos estão me apoiando e me dando forças para enfrentar este momento difícil de cabeça erguida. Já outras pessoas estão cada vez mais distantes. Sabem que eu já não tenho a mesma folga fincanceira que tive em anos anteriores. Engraçado que essas pessoas sempre encontram outras pra ficarem no lugar onde estive um dia. Alguns dizem que você vale o que tem. Mas será mesmo? Uma música do grupo Racionais MCs(1 por amor 2 por dinheiro) fala o seguinte: "...você vale o que tem, vale o que tem na mão, na mão 1 por amor 2. Por dinheiro na selva é assim e você vale o que tem..." Pode até ser verdade mas eu acredito que exista coisas muito mais valiosas que dinheiro algum compra como a dignidade, a honestidade, a simplicidade, a humildade, a compaixão e a afetividade. Eu me considero rico nestes conceitos. Esses bens espirituais não me fazem perder a esperança de acreditar que isso é muito mais importante do qualquer outro bem material. Portanto, eu valho muito!

Monday, April 24, 2006

Tempestade num copo d'água!


Tive uma noite de sonhos esquisitos neste domingo mas o mais intrigrante foi ter sonhado com minha mãe duas vezes. No primeiro nós levávamos uma cabeça de um homem pra ser enterrada num buraco. Depois dentro desse mesmo sonho eu acordava e falava pra mãe do sonho da cabeça quando eis que surgia uma cobra de duas cabeças numa ponta só. Ela estava debaixo de uma pedra. Havia 80 homens tentando segurá-la e não conseguia. Neste exato momento eu fui acordado de verdade pela minha vó. Minha mãe pela terceira vez foi tentar colocar o carro na garagem aqui de casa e não conseguiu. Desta vez a raladura foi ainda maior e por pouco ela não leva a coluna com tudo. A mãe ficou arrasada. Passou o domingo triste e deprimida. Tive que acalmá-la afirmando que isso não é problema para se lamentar tanto. Coisa pior poderia ter acontecido mas uma raladurazinha pode ser resolvida.
Dai eu indago a vocês: Por que será que pequenos problemas às vezes tomam proporções tão sérias? Tem gente que costuma fazer tempestade em copo d'água. Minha mãe passou o dia entufada, zangada com a vida como isso fosse resolver alguma coisa. Conversei com ela e falei que este probleminha que ocorreu com o nosso carro poderia ter sido muito pior. Isso não é motivo para dizer que Deus não olha por nós. Ele só quer o melhor pra todos nós. Mesmo em situações difíceis Ele age a nosso favor. Ficar gritando, xingando e reclamando não resolve nada. A calma é essencial nesses momentos. Aprendi isso nas várias situações que já vivi. Tento manter a calma e não perder o equílibrio. Procuro preencher minha mente lendo algo agradável, ouvindo músicas legais, vendo um filme ou programa de comédia, faço meditação, uma prece, enfim, faço o possível pra evitar pensar em coisas desagradáveis. Tudo isso ajuda a elevar o astral e melhorar o ânimo. Se eu perdesse o controle como a minha mãe fez ficaria tudo mais díficil não acha? Ah, detalhe: A noite ela repensou nas ações que tomou durante o dia e ficou bem mais tranquila. Ficar chateada não dar. Um abraço!

Sunday, April 23, 2006

Psicologia, Parapsicologia e Espiritismo

Neste sábado aproveitei pra visitar a minha amiga Elaini que fez anivers+ario ontem. Ela e o esposo Paulinho me convidou para visitar a Federaçao Espirita aqui do Piaui. da qual ja participei durante alguns anos efetivamente. Foi muito bom reencontrar com amigos e relembrar alguns estudos que fazíamos todos os sábados. Pude entender como lidaar melhor com pessoas de dupla personalidade. Debatemos sobre fenômenos de clarividência, telepaatia e sonambulismo. Aléem do mais vimoss a relação entre a Psicologia, Parapsicologia e o Espiritismo.
A noite fui para ooutro centro espirita. Dessa vez no conjunto Dirceu Arcoverde. Conversamos sobre seitas ocultas do passado e os mistérios que envolvem algumas religiões desde o tempo do Egito Antigo. Um papo cabeça muito interessante coom um grupo de jovens que trocam qualquer coisa por estudos que vão al+em da imaginação. Eu já estava com saudes desse tipo de passatempo visto que em Codó isso nunca aconteceu nos 2 anos que estive lá.
E vc? Acredita em espíritos?

Friday, April 21, 2006

Recomeçando a blogar!

Olá amigos! Depois de tanto tempo né? Deixei pra hje porque hoje é uma data especial pra eu voltar a escrever em blogs. Fiz muito isso em anos anteriores mas desde que fui pra Codó há 2 anos tive que parar por falta de tempo.
Agora que estou menos atarefado vai ser possível compartilhar com vcs um pouco da minha vida, minhas histórias, meus pensamentos e sentimentos.
E nada melhor do que recomeçar num feriadão prolongado. Como o Brasil tem feriado não é mesmo? Bom pra alguns e ruim para outros. Eu estou praticamente de férias forçadas em Teresina há pouco mais de um mês. Meus contratos em Codó-Ma encerraram tudo ao mesmo tempo. Como os resultados dos concursos que fiz pra lá e pra Caxias nunca sairam estou obrigado a ficar em casa só curtindo a vida. Mas, quem pensar que estou gostando dessa ociosidade estar completamente enganado. Detesto ficar sem fazer nada por muito tempo. Estou enfadado e ansioso pra voltar a trabalhar. Já pensei em fazer inúmeras coisas das que já fiz no passado como pintar, desenhar, gravar mensagens mas ainda não partir para a ação. Enquanto isso é o jeito ter que ficar em casa.
Aproveitando esta folga prolongada ontem fui para um dos maiores shows de forró que já havia participado. Era 4 bandas. O clube do Atlantic City foi pequeno pra tanta gente. Nossa! Fiquei abismado com as mais de 15mil pessoas num único show de forró. Impressionou-me também como Teresina tem um público jovem forrozeiro. E o melhor de tudo era que eu estava na maior concentração de gente bonita por metro quadrado. O pessoal às vezes critica o nosso Piauí dizendo que aqui não tem gente bonita mas ontem à noite essa certeza pode ser desfeita porque o que se viu no Atlantic foi um sem número de belezas.
O show foi maravilhoso. As bandas Babydoll, Collo de Menina, Forró Real e Forrozão Tropicália fizeram o público sacudir sem parar nas 7 horas de show. Eu estava bem acompanhado com meu afilhado Daniel com sua namorada Keila, sua irmã Jeanny e outras amigas. Dançamos até quase 4h da manhã e só saímos mais cedo por conta do congestionamento de carros que estava insuportável. Foi um Deus nos acuda pra chegar e na saída não podia ser diferente. Hoje foi só ressaca mas valeu a pena!
Neste 21 de abril além de comemorar o aniversário de morte do meu tatatatatatatataratio Tiradentes(Rs) é anivesário da minha amiga Elaini. Ela está esperando o seu primeiro filho e o mais engraçado disso tudo é porque sonhei com isso e liguei pra ela antes msmo de saber de alguma coisa. Já disse que será uma menina. Meus sonhos premonitórios de vez em quando se realizam. Por falar nisso, sonhei nestes dias atravessando uma ponte que significa passagem , transformação, mudanças a caminho. O que será que vem por aí pra mim? Estou esperando pelo melhor. Tomara que sim! Amanhã eu volto com outras novidades. Um abraço!