Tuesday, June 06, 2006

2ª, 3ª e 4ª lição

2ª lição: Tenha uma excelente rede de contatos.

Uma informação leva à outra e as notícias correm rapidamente. Se você tem um bom relacionamento com amigos procure se manter atualizado com tudo que esteja acontecendo. Às vezes você passa despercebido de uma proposta de emprego interessante porque você não ler e nem tem amigos para te informar. Quando você está sempre em contato com as pessoas as informações chegam até você muito mais rapidamente. Por exemplo, a notícia deste concurso de Rio Grande do Norte eu só soube graça aos meus amigos do Maranhão que estavam em permanente contato com as pessoas daquele lugar.Procure aumentar sua network (rede de contatos). Mas lembre-se que para ter amigos você precisa saber ser também um bom amigo(a).

3ª lição: Seja comunicativo

Os tímidos hoje perdem grandes oportunidades. Ninguém sabe o que calado quer. Quando você conversa com alguém as chances que você tem de obter algum dado interessante são maiores. Um pequeno detalhe pode abrir caminhos e te orientar para tomar outras decisões. Na minha viagem de ida à Natal conheci quatro novos colegas que também eram professores. Em nossas conversas descobrimos novos concursos, oportunidades e fizemos uma boa amizade. A viagem durou exatamente um dia e todo esse tempo nos possibilitou trocarmos experiências que nos ajudam a crescer. É tão bom saber a história do outro. Entender que nem tudo é fácil para quem quer crescer. Todos nós passamos por situações incríveis que dariam um livro. Então comunique-se e aprenda com os seus erros e acertos. Aquilo que você pensa de um jeito alguém de fora ver de uma forma diferente e isso te ajuda a ter uma visão do todo. Como dizia o velho guerreiro Chacrinha “Quem não se comunica se trumbica”

4ª lição: Seja prestativo

Tanto em Natal quanto João Pessoa pude perceber o quanto as pessoas se preocupam em agradar umas às outras. É incrível. Em muitos lugares por onde passávamos isso era visível. Um exemplo claro foi o do professor que nos hospedou em sua casa em Natal. Era um grupo de 4 pessoas, eu e mais três colegas de Codó-Ma. Fomos bem recepcionados e em pouco tempo parecíamos que estávamos em nossas casas. Nos sentimos a vontade e percebemos mais uma vez que ser simples é uma atitude nobre. Quando você ajuda o outro e aprende a se doar você acaba sendo especial. E ser prestativo em todo e qualquer momento é sempre gratificante. Você que sai ganhando.

Amanhã eu irei falar que nada nesta vida acontece por acaso dentre outras lições! Um abraço
Jefferson Xavier