Tuesday, July 25, 2006

Etiqueta nos relacionamentos interpessoais

Olá pessoal!

Este texto não é de minha autoria. Foi encaminhado pela minha amiga consultora Edna Paiva de Recife-PE q sempre está colaborando com idéias para implantarmos no Recursos Humanos da empresa. Espero que gostem do artigo e façam bom proveito. Coloquem em prática porque a leitura sem ação não tem fundamento. Isso é válido em todos os lugares da vida não, somente, em sua empresa. Boa leitura!

Etiqueta nos relacionamentos interpessoais


Atualmente, no competitivo mercado de trabalho, existe uma exigência com relação ao comportamento do candidato a emprego que está se tornando quase uma unanimidade: o requisito básico não mais se restringe ao currículo, mas ao que será feito dele. De nada adianta ser um profissional qualificado, pós-graduado, com mestrado, enfim, competente profissionalmente, e não ter aptidão para se relacionar com as pessoas. As normas de conduta, de caráter e de boa educação não são coisas do passado e estão, a cada dia, virando assunto dos principais jornais e revistas que abordam temas relacionados ao comportamento profissional. A partir do momento em que o ser humano entender o seu comprometimento social e pessoal com as pessoas que o cercam, o resto será, sem dúvida, lucro na vida profissional. O importante não é fazer sucesso, mas sim mantê-lo! Pessoas bem sucedidas sabem que os degraus da escada da vida devem ser subidos com a cabeça, e não com os pés. O orgulho e a alegria de chegar ao topo das realizações pessoais e profissionais com dignidade não tem preço: a cabeça erguida, a humildade no coração, a consciência limpa e poder olhar para trás sem medo, reconhecendo os méritos e os esforços físicos e psicológicos enfrentados ao longo da jornada bem sucedida. Vencer na vida é o que todas as pessoas sonham, no entanto, muitas vezes, desconhecemos o caminho certo para realizar este sonho. E este caminho quem trilha somos nós mesmos... O lugar certo, a hora certa e a pessoa certa não têm destino marcado, e estão a todo momento passando em nossas vidas, diante dos nossos olhos, mas às vezes somos incapazes de percebê-los. Plugue-se consigo mesmo, com a vida, com a família, com o trabalho e com o Deus em quem você acredita. Desplugue-se um pouco da televisão, pois ela, quando em excesso, tem o poder de separar casais, impedir diálogos e até causar problemas quanto à união das famílias. E falo da união mental e espiritual, pois a união física se limita a pessoas hipnotizadas, sem interesse umas pelas outras. Ao receber um amigo em sua casa, desligue a televisão. E se é você quem visita um parente ou um amigo e a atenção dele estiver mais voltada para a televisão do que a você, encurte a sua visita e vá embora o quanto antes. Relacionamentos interpessoais, como o próprio nome diz, é uma relação de pessoa para pessoa. Antigamente, justificávamos este propósito com o provérbio "A forma pela qual tratamos uma pessoa é a mesma forma pela qual gostaríamos de ser tratados". Hoje em dia, este provérbio tem o seguinte questionamento: "A forma pela qual tratamos uma pessoa, nem sempre é a forma pela qual ela gostaria de ser tratada." O excesso de intimidade, palavras usadas no diminutivo e muita bajulação acabam comprometendo e irritando o nosso alvo maior, o cliente.
Como tratá-lo de forma correta e com comprometimento moral e profissional? Tendo o dom da empatia!
Mas o que é empatia? É ter a sensibilidade de se colocar no lugar do outro. A empatia faz parte dos relacionamentos interpessoais e, principalmente, da inteligência emocional. Muito mais do que um produto, o cliente busca satisfação. Satisfação pelo produto, pela qualidade, pelo serviço prestado e, acima de tudo, pelo atendimento personalizado e diferenciado que receberá. Estes itens serão complementados pelo profissional a partir do momento em que ele tratar o seu cliente como alguém muito especial, e não mais como uma pessoa que leva dinheiro para a empresa em que trabalha. Há, no entanto, profissionais que são verdadeiras máquinas, sem coração, sem sentimento e sem calor humano. Eu diria que uma máquina de café expresso tem muito mais calor do que pessoas desmotivadas e robotizadas. Todo cuidado é pouco na arte de atender com precisão a um cliente; não confunda rapidez com falta de atenção e de respeito. Não se esqueça de que todas as pessoas que se dirigem até a sua mesa ou até o balcão da empresa em que você trabalha estão travando uma árdua batalha com a vida, seja no campo material, profissional ou familiar e, sendo assim, todas elas necessitam de carinho, afeto e atenção. Não nos importa o motivo ou a razão do possível problema que elas apresentam; o importante é detectar o campo minado usando a sensibilidade, a empatia e a psicologia emocional, tratando-as com respeito e educação. As dicas a seguir são preciosas para que você reflita sobre as suas atitudes aprimorando a sua conduta pessoal e profissional:
Olhe nos olhos do interlocutor Conscientize-se de que é de extrema importância saber conversar com uma pessoa olhando-a nos olhos. Por eles detectamos todos os sentimentos humanos, sejam eles verdadeiros ou falsos. Os psicólogos costumam dizer que quando uma pessoa mente, as pupilas se dilatam, e vão mais longe quando afirmam que a pessoa que mente é incapaz de nos olhar nos olhos da pessoas com quem está falando. Quem tem a verdade faz questão de enfrentar a vida e as eventuais situações constrangedoras sempre olhando nos olhos das pessoas. Como você educa o seu filho? Olhando nos olhos! Como encantar a pessoa amada, mantendo o padrão e a qualidade no relacionamento a dois? Expressando o seu amor, o seu carinho e o seu respeito olhando-a sempre nos olhos. E como encantar um cliente? Dando-lhe toda a atenção do mundo, olhando-o nos olhos e demonstrando, assim, prestatividade e profissionalismo. Como ganhar a confiança do seu chefe? Sem sombra de dúvidas, olhando-o sempre nos olhos. Há, no entanto, uma grande diferença entre olhar e enxergar. Na rua, as pessoas nos olham. No trabalho, as pessoas nos observam. Aprenda a partir de agora a enxergar a vida de uma maneira bonita e cheia de encantos. Tudo aquilo o que você admira com os olhos você envia ao seu subconsciente por meio de uma mensagem e uma vibração positiva tornando, assim, as suas atitudes, pensamentos e procedimentos humanos e sinceros. Mantenha sempre o brilho do seu olhar.
O sorriso é um santo remédio Ele cura qualquer doença! O sorriso tem o poder de desarmar uma pessoa mal educada ou agressiva. Aprenda a sorrir com a alma. Evite o sorriso amarelo, forçado ou artificial. O sorriso enriquece quem o recebe, não empobrecendo quem o dá. Por pior que seja o seu dia ou a sua vida, pense no seguinte: o sorriso é uma cortesia, algo que você distribui gratuitamente para as pessoas que cruzam o seu caminho.
A sua expressão fisionômica transmite o seu carisma Mantenha a sua expressão fisionômica leve, tranqüila e transparente. Evite expressões sérias que, além de envelhecer, transmitem uma imagem negativa.
Saiba ouvir O verdadeiro sábio é aquele que ouve. Quem ouve sempre sai lucrando. Por isso, ouça mais e fale menos. Deus criou o homem com dois ouvidos e uma única boca, pois a sua intenção era de que o homem ouvisse mais e falasse menos.
A arte de saber conversar Primeiramente você pensa, depois você fala. A palavra é prata, o silêncio é ouro! Quem sabe ouvir, sabe conversar. Para conversar com todos sobre tudo, é importante ter o hábito contínuo da leitura. A pessoa que lê com freqüência redige melhor e se expressa verbalmente com mais clareza.
Empatia, carisma, olhar nos olhos, saber ouvir, saber conversar e sorrir dão um toque especial na sua vida, principalmente em situações constrangedoras ou delicadas. Dê o seu melhor na arte dos relacionamentos interpessoais.

Saturday, July 22, 2006

Falta de tempo

Esta semana foi tão atarefada que não tive tempo de escrever nada mas em breve atualizo. Aguardem!

Thursday, July 13, 2006

Aperfeiçoando meu currículo

Olá amigos!

hoje encerro mais um curso em minha vida: Gestão de Pessoas. Como é uma das áreas que irei seguir daqui pra frente pretendo me aprofundar cada vez mais em tudo que estiver ligado a este assunto. Foi um curso excelente em que pude aprimorar meus conhecimentos e ter tido a oportunidade de conhecer pessoas maravilhosas. Neste final de semana, estarei redigindo um texto sobre este assunto e falando da minha experiência em gerenciar pessoas. Um bom final de semana a todos e voltem sempre ao meu blog! Estou preparando umas historinhas bem divertidas pra contar pra vocês.

Abração!

Sunday, July 09, 2006

Lição corporativa nº 01

Pra iniciar a semana de bom humor leia essa historinha e aprenda a não perder oportunidades em sua vida.
Abraço,


Um padre está dirigindo por uma estrada quando vê uma freira em pé no acostamento. Ele para e oferece uma carona que a freira aceita. Ela entra no carro, cruza as pernas revelando suas lindas pernas. O padre se
descontrola e quase bate com o carro. Depois de conseguir controlar o carro e evitar o acidente ele não resiste e coloca a mão na perna da freira.
A freira olha para ele e diz :
” Padre, lembre-se do sermão da missa de hoje !!! ” …
O padre sem graça se desculpa:
” Desculpe Irmã, a carne é fraca ” …
E tira a mão da perna da freira. Mais uma vez a freira diz:
” Padre, lembre-se do sermão da missa de hoje!!! ” …
Chegando ao convento a freira agradece e, com um sorriso enigmático, desce do carro se dirigindo para o convento. Assim que chega à igreja o padre corre para as Escrituras para ler o sermão do dia, que diz: “Vá em
frente meu filho, persista, mais acima você vai encontrar a glória.

Moral da História: Se você não está bem informado sobre o seu trabalho, pode perder grandes oportunidades.

O grande desafio é inovar ter paciência


Olá amigos!

Como vocês reagiriam a uma conquista por ter conseguido emprego num mercado bastante competitivo? Com certeza com alegria e entusiasmo. Comigo não poderia ser diferente mas, pelo fato de eu estar há quase quatro meses em busca deste tão sonhado emprego a minha felicidade foi ainda maior.
Ontem a tarde eu dei uma repaginada em minha vida. Depois de trabalhar quatro anos em instituições bancárias e oito anos dando aula para alunos de ensino fundamental e médio resolvi este ano mudar o foco e partir para algo que me dar mais prazer: treinar pessoas para vencer. Serei consultor e assistente de Recursos Humanos de uma das maiores empresas de informática do Piauí.
Mas não foi fácil alcançar este objetivo. Tive que esperar com bastante paciência este dia chegar e encontrar alguma empresa que confiasse no meu trabalho. Perdi até o número de vezes que visitei empresas com o currículo de baixo do braço atrás de uma chance para mostrar o quanto gosto de trabalhar com pessoas. Por mais que tenha sido negado até mesmo uma chance para uma entrevista nunca perdi a esperança.
Depois de passar dois anos trabalhando como professor contratado de um órgão federal pude perceber a grande diferença que há entre as empresas públicas e privadas. No setor público por mais que você tente mostrar serviço, dificilmente, o seu trabalho é reconhecido por seus chefes. Há, na maioria das vezes, um GRUPO de pessoas trabalhando naquele determinado local quando, na verdade, deveria existir uma EQUIPE. E o que diferencia um do outro é exatamente a forma de trabalho, os resultados e o comprometimento dos que ali estão passando a maior parte de suas vidas.
Sei e acredito que será um grande desafio pra mim. Ontem na minha apresentação até comparei minha antiga profissão como professor de Arte com a função atual que irei exercer. Tudo se encaixa perfeitamente porque tanto uma quanto a outra devem ter sensibilidade, criatividade e inovação. Saber lidar com o ser humano não é uma tarefa das mais fáceis mas, se torna bastante compensadora quando você começa a enxergar os resultados. Como já vinha desenvolvendo, paralelamente, este trabalho de consultoria e treinamento com alguns alunos creio que minha missão será facilitada até porque o ambiente que encontrei nesta empresa é agradável, alegre e o que é melhor, as pessoas querem crescer. Pude perceber isso a partir dos sócios que querem ver seus funcionários cada vez mais produtivos, dispostos a vestir a camisa da empresa e com vontade de aprendizado.
Ontem, pude ver quantos talentos esta empresa tem. Eu resolvi fazer uma espécie de talk show para poder desinibir os mais tímidos, colocar os talentos pra fora e para também conhecer os novos colegas de trabalho da maneira mais feliz e gostosa da vida: trabalhar com prazer. A idéia não poderia ter sido melhor. Foi um sucesso e a recepção não poderia ter sido diferente.
Neste período em que fiquei parado ainda fiz alguns concursos públicos, todos sem êxito. Chegava bem perto de uma aprovação mas não conseguia o essencial que era passar. Aproveitei também para fazer cursos de aperfeiçoamentos na área de RH, viajar para descobrir novas culturas e, principalmente, conhecer e conversar com pessoas motivadoras. Dentre as quais eu destaco o professor Wagno em Natal que me deu muita força e incentivou que eu apostasse em outra profissão. Aqui em Teresina, tive o prazer de conhecer num simpósio a consultora e treinadora Edna de Recife. Sem sombra de dúvidas foi a pessoa que mais me apoiou e colaborou para a realização deste sonho. O meu muito obrigado a eles e aos demais que através de mensagens, recadinhos ou até mesmo pessoalmente fizeram com que eu não desistisse de sonhar e acreditar que dias melhores viriam.
Pra finalizar irei colocar a frase que iniciei minha apresentação na tarde de ontem que vale pra mim e pra vocês que sempre dão uma passadinha pelo meu blog em busca do que ando realizando aqui em Teresina. Espero ter sucesso e garanto a vocês que muitas histórias serão contadas aqui porque idéias não vão faltar. Obrigado a todos que acreditaram em mim e que acreditam que irei dar o melhor para ver a eficiência de toda a equipe.

Um Forte abraço,

Jefferson Xavier
“Alcançou o sucesso aquele que viveu bem , riu com freqüência e amou muito”
(Bessie Stanley)

Monday, July 03, 2006

Jeitinho brasileiro de comemorar a derrota!



Bem, todo mundo já está cansado de ouvir sobre o fracasso da seleção brasileira nesta copa 2006. Já ouvimos de tudo: que o time não honrou a camisa, não jogou com garra e competência e que eles não deram o máximo de si para vencer mais um campeonato. Infelizmente, é verdade. Mas eu resolvi falar sobre os episódios da copa aqui na minha cidade a que tive acesso, mas, precisamente, sobre a reação das pessoas logo após aquele fatídico jogo de sábado contra a França.

É engraçado como as pessoas reagem de formas adversas. Alguns chegam ao extremo de cometer atos absurdos como se isso fosse resolver o problema da derrota. Outras se divertem à sua maneira particular.

Vejamos o que aconteceu com os vizinhos da minha mãe. Uma mulher logo após assistir ao jogo revoltada com o fracasso pegou seu aparelho de TV comprado para assistir a copa e atirou-o no chão. A irmã vendo aquela cena ridícula a chamou de louca. Foi pior porque como os ânimos estavam alterados naquele momento a situação ficou ainda mais crítica. As duas caíram no chão e foram aos tapas, unhadas e dentadas. Era puxa cabelo pra cá e puxa cabelo pra lá fazendo a alegria da vizinhança que adora ver um quebra-pau. Como se não bastasse os cunhados foram tentar apartar a confusão mas acabaram brigando entre si tornando o barraco ainda mais constrangedor. A baixaria já tomava proporções inimagináveis porque a família toda rolava no chão tudo por conta da perda da seleção. E para piorar um motoqueiro curioso que passava por ali foi ver o que estava se passando, só que acidentalmente acabou atropelando uma outra vizinha. O povo não sabia mais que fato acompanhava, se era a briga dos vizinhos ou a vítima do acidente. Tudo isso logo após o término do jogo. Que situação!

Um outro fato ocorrido no meu bairro. Um casal de namorados apostou o seguinte: se o Brasil não vencesse a copa o rapaz rasparia a cabeleira, se vestiria de drag queen e ainda colocaria um chapéu com chifres na cabeça. Não entendi o porquê do chapéu mas tudo bem. Ele acreditava piamente na vitória da seleção fato que todos sabem que não aconteceu. Promessa feita, promessa cumprida. Agora imaginem a cena desse pobre coitado desfilando em cima de um carro e dançando ao som da música “macho man”(rs) Foi muito engraçado pra não dizer bizarro.

Outros fatos como esses devem ter acontecido pelo País afora. Enquanto muitos derramaram lágrimas pela tristeza de ver o Brasil fora da copa outros encontraram o “jeitinho brasileiro” de se divertir e comemorar a derrota. Afinal de contas não adianta mais chorar pelo leite derramado. A vida continua. Eles ganhando ou perdendo tudo continuaria do mesmo jeito também. E, verdade seja dita, temos que aprender a perder também embora sabendo que a forma como fomos derrotados é que nos deixou atônitos naquele sábado. Eles (os jogadores) já estão com sua vida ganha e nós, coitados, temos que ralar muito ainda pra chegar a menos de 0,01% do que eles recebem anualmente. Portanto, vamos nos divertir com nossa maneira a la brasileira de viver a vida apesar dos pesares.

Se vocês souberem de outros fatos interessantes quanto estes mande e-mails para mim que farão parte do capítulo do meu livro. Os direitos autorais serão preservados e os nomes dos personagens serão omitidos para evitar maiores problemas.

Um abraço e até a próxima! Ah e vamos torcer pra Portugal. Tamu Nessa já que não tem Hexa! kkkkkkkkkk Viva Felipão!