Thursday, September 28, 2006

A importância da empatia nos relacionamentos


Hoje mais do que nunca sei que saber se relacionar uns com os outros é uma arte. E poucas pessoas conseguem desenvolver esse dom de maneira empática. Mas o que é empatia, de fato? Essa palavra que vem sendo difundida há algum tempo significa que quem é empático tem a sensibilidade de se colocar no lugar do outro e sabe a forma correta de agir perante as circunstâncias.

Infelizmente, percebo que a maioria das pessoas ou desconhecem o valor deste sentimento ou se já conhecem não o coloca em prática. É perceptível NÃO detectá-la nas pessoas que não olham nos olhos, que não sorriem ao verem um conhecido, que não dão um aperto de mão firme, que não sabem ouvir, que não respondem a uma mensagem ou ligação e não se preocupa com o outro.

Diariamente deparo-me com várias pessoas que não se utilizam da empatia. E o que mais me deixa triste é que parte dessas pessoas eu as considero como amigas. Algumas, na verdade, não são tão próximas a mim mas para quem tem uma boa educação e deseja dar um toque especial nos seus relacionamentos deve utilizar-se desta ferramenta com tudo e com todos em qualquer momento. Independentemente de quem cruze seu caminho procure sempre ser simpático e, principalmente, empático. Procure também utilizar-se do altruísmo, ou seja, tenha amor ao próximo. Cuide das amizades. Respeite as pessoas.

Quando não puder ir a algum convite avise com antecedência. Quando receber uma ligação e não puder atender no momento retorne posteriormente. Quando receber um e-mail responda. Quando prometer algo cumpra. Quando alguém fizer um trabalho interessante parabenize. Quando alguém fizer algo por você agradeça. Quando encontrar algum amigo dê um sorriso, um abraço ou simples aperto de mão. Isso é o mínimo que se pode exigir de pessoas educadas. As pessoas se sentem bem quando são bem tratadas. Um pouco de atenção faz toda a diferença nos relacionamentos. É por essa razão que algumas pessoas são mais queridas do que outras. Elas apenas utilizam detalhes simples mas que nem todos põem em prática. Agora que você já está sabendo disso pratique a empatia e tenha sucesso em sua vida e nos seus relacionamentos. Boa sorte!

Jefferson Xavier Meneses – Jexmen

Tuesday, September 26, 2006

Lugar exemplo


É maravilhoso desenvolver pessoas, principalmente, quando a gente percebe o bom resultado. Estou aprendendo muito nestas capacitações para professores. A cada encontro são novas experiências e histórias que me tocam de alguma forma. Encontro com vários tipos de pessoas. Algumas boas outras nem tanto mas, enfim, é o meu trabalho que faço com prazer e de muito bom gosto.

Semana passada estive numa escola bem distante do meu bairro e do centro da cidade. Até já falei dela alguns dias atrás. Hoje, resolvi, falar em particular da Escola Mário Covas pelo bom exemplo que pude perceber enquanto estive lá. Desde o portão principal na entrada até todos os compartimentos sentir o clima amistoso e cordial entre os funcionários.

Foi um dia tranqüilo onde pude conhecer pessoas fantásticas. Logo na chegada fui recepcionado por uma das secretárias, a Socorrinha, que imediatamente percebi que era uma pessoa contagiante pela simpatia, alegria, entusiasmo e o alto astral. Neste instante, percebi que teria um dia “diferente” dos demais.

Outra pessoa que me impressionou bastante foi a tia Inácia(seta apontada) que também participou do treinamento. Quanto exemplo de vida aprendemos com ela. Dificilmente, encontrarei um ser humano tão carismático, acolhedor, prestativo e humilde quanto ela. A denominei de “A Madre Tereza de Calcutá Piauiense”. O que ela faz para as pessoas é muito parecido com o que essa incrível mulher fez um dia e entrou para a história. Ela ajuda sem esperar recompensas e procura cooperar com alegria e com um sentimento de prazer tão grande que impressiona. Até mesmo os seus colegas se assustam com tanta bondade. Mas vale muito a pena. Como bem diz o ditado: “O plantio é opcional mas a colheita é obrigatória!” Então quem faz o bem colherá o bem.

Neste dia também uma funcionária que é massoterapeuta (Tia Belinha) resolveu deixar todo mundo tranqüilo dando-nos uma massagem relaxante e gostosa. Até eu entrei na brincadeira. Ah, se todos os lugares fossem assim. É isso que faz a diferença numa equipe de sucesso. São ações simples que integram as pessoas.

Os pequenos detalhes como um recadinho por escrito, uma palavra de conforto, um belo sorriso são massagens para o nosso ego. E os bons relacionamentos necessitam apenas disso. Quem presta atenção no outro, respeita os diferentes pontos de vista e utiliza as palavrinhas mágicas com certeza não tem problemas de relacionamento. Ganha quem dá e quem recebe. Então, não espere algum gesto para ser gentil. Tome a iniciativa. Faça como a equipe do Mário Covas e veja como sua equipe ficará mais unida e integrada. Parabéns a liderança desta escola e a todos os colaboradores que me receberam tão bem. Que outras escolas também possam atuar e seguir este belo exemplo. Até a próxima.

Monday, September 18, 2006

Acredite em você

Não se lamente, nem se menospreze, há em você infinitas possibilidades. Portas que muitos julgam fechadas, talentos que até mesmo você desconhece, e que às vezes precisam passar por momentos difíceis, pelo cadinho depurativo da dor para emergirem. Não sei o tamanho da sua dificuldade, nem qual é o problema que você vive agora, jamais poderia ter uma medida para a sua dor, só tenho a resposta, e ela está em você, na descoberta de que todo plano, toda estratégia que não tem lugar para mudanças, para as falhas,para as contrariedades, não é um bom plano, é uma utopia, um sonho que se vive só. Descubra-se, libere todo o seu potencial criativo,
Idealize e corra atrás dos seus desejos, se disserem não, não se espante, preocupe-se com as facilidades que se oferecem, as dificuldades sempre são as melhores conselheiras, são verdadeiras amigas, fiéis e renovadoras, já nas facilidades, podemos encontrar cobras, serpentes prontas para dar o bote, porque o sucesso incomoda os incapazes. Prudência, vigilância e dedicação, eis o alicerce para a realização de todos os sonhos, prudência para descobrir por onde começar, vigilância para não se desviar do caminho que se quer chegar e dedicação para que o sonho torne-se real, isso é o que realmente faz a diferença, o resto é conselho perdido nas letras mortas da vida.
O sucesso começa agora, no exato minuto, em que você se decide por ele, e descobre que em você havia uma chave de ouro: sua determinação em ser feliz, absolutamente feliz.

Texto enviado por minha amiga Edna Paiva de Camaragibe - PE

Capacitação no Mocambinho, Alto da Ressurreição e no Centro


Eita que escrever de cabeça quente não é moleza. Estou falado isso no sentido literal da palavra. Teresina está um calor insuportável nestes dias. Logo, é período do B-R-O Bró. Nós, piauienses, que já devíamos estar acostumados com isso ainda reclamos porque não é brinquedo viver sob uma temperatura próxima ou acima dos 40º todos os dias. Mas, como temos que trabalhar para sobreviver vamos suportando e descontando parte dos pecados. Ainda bem que meu trabalho é desenvolvendo pessoas e o resultado tem valido a pena. Atualmente, vivo dando capacitações para professores da rede estadual e municipal. Vivo sendo mandado de um lado para o outro da cidade. Só assim estou conhecendo Teresina. Já rodei de leste a oeste, de norte a sul percorrendo vários cantos desta capital que, apesar dos problemas, é linda e tem um povo acolhedor, simpático e amigo.

Coincidentemente, semana passada, enviaram-me para uma escola próxima a minha casa. Foi a primeira vez que isso aconteceu porque, geralmente, me mandam pra bem longe. Outro ponto que coincidiu foi o fato de eu já ter lecionado nesse local há alguns anos. Dentre todas as escolas por onde passei foi onde mais conheci pessoas. Até porque havia algumas clientes minhas dos tempos que tinha a Jexmensagem (meu serviço de telemensagem que funcionou de 1998 a 2005). Nesta escola chamada “Pequena Rubim” pude identificar alguns problemas nas relações entre funcionários e entre alunos e professores mas, nada muito sério. Pelo que parece alguns dos participantes se tocaram com algo que foi dito porque depois foram me contar da transformação dessas pessoas para melhor. Se isso ocorreu o objetivo foi atingido.

Na sexta-feira fui parar numa das escolas mais distantes dentre estas minhas capacitações. Quase me perdi no caminho. Ainda bem que valeu a pena ter ido parar lá. Ainda não tinha encontrado uma equipe tão unida. Evidente que não houve participação de todos mas pude perceber, no geral, a integração das pessoas que compõe aquele local. Até já encontrei locais amistosos mas nada se compara ao clima que sentir na Unidade Escolar Mário Covas no bairro Alto da Ressurreição. Acredito que quando o líder sabe interagir bem com seus colaboradores parte dos problemas conseguem ser resolvidos. E foi isso que percebi naquela escola. Vai ser um prazer retornar àquele ambiente tão familiar e acolhedor. A equipe toda está de parabéns.

Já no sábado eu tinha uma séria missão: ajustar os conflitos de uma escola estadual no centro da cidade. Quando cheguei não conhecia ninguém com exceção de uma professora que havia feito um curso de espanhol comigo na UESPI. O diretor me recebeu muito bem e me encaminhou à sala onde faríamos o curso de 10h sobre Relações Interpessoais, Ética e Motivação. Os professores foram chegando pouco a pouco. No começo tudo parecia que o curso seria como os demais sem nada de anormal. Acontece que por volta das 10h depois que falei da necessidade de darmos um primeiro passo para resolver problemas e de não esperar o outro para tomar uma iniciativa um fato inusitado aconteceu. O vigia da escola deu o bom exemplo e pediu licença para dar um aperto de mão e abraçar o zelador que não se falava há anos. Foi emocionante e todos aplaudiram aquela ação. Em seguida, quando falei da importância de se manter paciente em momentos de tensão e de não se apontar o dedo na cara do outro o clima começou a esquentar. O diretor pediu a licença da palavra para desabafar e falar dos problemas da escola e de pessoas que explodem por pouca coisa e foi além falando dos invejosos, mentirosos, fofoqueiros de plantão que ali existem. Relatou episódios recentes que havia acontecido com ele e com outros colegas que foram parar em sindicância na Secretária de Educação. Eu fiquei praticamente uma hora sem falar nada. Só ouvindo os problemas. Eu me sentir um Pedro Bial no programa Big Brother quando uma semana após o término do programa ele reúne todos os integrantes para lavar roupas sujas e falar dos acontecimentos que impediram o crescimento de cada durante os 40 dias de confinamento. Foi exatamente isso que aconteceu. Graças a Deus eu consegui contornar a situação mas, verifiquei que era necessário ter conhecido a enxurrada de problemas para poder fazer um diagnóstico de como solucioná-lo. A partir de então, tive que modificar todo o meu roteiro e fui mostrando os passos para administração dos conflitos. Teve gente que agradeceu pelo momento, sorriu com as situações engraçadas e chorou com as situações constrangedoras. Agora adivinha quem era a pessoa que mais causa problema nessa escola? A minha antiga colega de curso. Tudo isso porque durante três anos seguidos tentou-se eleger diretora e não obteve êxito. Eu não conhecia esse lado dela mas, de uma forma diplomática fui mostrando os passos de como tudo poderá melhorar naquela escola. Pra todo problema se encontra uma solução e eu espero ter dado minha contribuição. Espero também que seja colocado em prática tudo que foi falado na manhã daquele sábado. Fiquei de retornar ao local e verificar os avanços que foram dados com este curso. Se isso ocorrer creio que cumpri minha missão e ficarei eternamente feliz. Que venha os próximos treinamentos.

Jefferson Xavier

Ah depois eu ponho as outras fotos.

Monday, September 11, 2006

Fim de semana com amigos e familiares

Olá amigos!

Na vida nem sempre é só de decepções como, recentemente, ocorreu comigo. Há também momentos marcantes que valem a pena ser lembrados e relatados. Um deles foi este fim de semana onde estive reunido com amigos e familiares comemorando a passagem de vida de duas pessoas que considero bastante: meu amigo Joaquim e minha tia Amélia.

O sábado parecia ser mais um dia comum dentre tantos outros. Só que durante a manhã daquele dia recebi a ligação desse meu amigo convidando-me para a sua festa de aniversário. Aceitei de imediato com todo o prazer. E como foi bom ter aceito esse convite.

Foi uma noite de reencontros e novas amizades. Um local de pessoas amigas, criativas e, acima de tudo, preocupadas com a saúde física e mental. A grande maioria freqüenta a Seicho-No-Ie que é uma filosofia de vida da qual passei a ter uma admiração pelos bons ensinamentos transmitidos.

O aniversariante Joaquim procurou deixar todos os seus convidados bem a vontade assim como a dona da casa Leone que foi muito simpática, por sinal. Era nesse ponto que queria frisar: a prática das relações interpessoais. Não só ela como todos que ali estavam procuraram demonstrar um sentimento de carinho, alegria, amizade, amor, boa educação e simpatia fazendo-nos sentir tão bem como se fôssemos daquele grupo há muito tempo.
Um outro fator que me chamou a atenção foi com relação ao que nos foi servido. Pela primeira vez fui a uma festa com comidas e bebidas totalmente naturalistas. Com base no gosto do aniversariante pudemos saborear sucos excelentes e comidas extremamente exóticas e gostosas. Algo inovador que poderia ser copiado e praticado em todas as festas, principalmente, pra nós que estamos acima do peso (rs).

Ontem foi a vez da reunião da família em virtude do aniversário de minha tia Amélia. Sempre que a família se reúne é uma grande alegria até porque minha família aqui em Teresina é bem pequena. Quando ocorre algum motivo para nos encontrarmos fazemos de tudo para aproveitar cada instante juntos. E a nossa família comemora-se de tudo: aniversário de vida, casamentos, batizados, crisma, enfim, o que der pra juntar os filhos, primos, sobrinhos, os novos, os velhos e etc.

A tia Amélia na hora do seu discurso de agradecimento lembrou-se que o número 7 acompanha sua vida. Ela nasceu no mês de SETEmbro( q no calendário romano era o sétimo mês do ano)casou-se num dia 7, tem 7 filhos, 7 netos, seu primeiro filho nasceu dia 27 e seu nome tem 7 letras (Ademias), além de outras coincidências. Interessante não? De todas as minhas tias ela é a mais falante, conselheira, amiga, muito religiosa, grande mãe e companheira. Merece colher tudo aquilo que fez e plantou durante a vida.

Portanto, este fim de semana foi, realmente, muito bom, agradável e inesquecível. Quem dera se todas as pessoas pudessem usufruir boas amizades e de uma família unida como a minha. Por isso, procuro aproveitar ao máximo o aqui e agora porque desta vida só levamos esses bons momentos. Importar-se com o ser vale muito mais do que àqueles que se preocupam apenas com o ter. Viva sua vida e aproveite-a da melhor maneira possível. Sucesso pra você e que seja muito feliz.

Jefferson Xavier Meneses - Jexmen

Wednesday, September 06, 2006

Não espere...aja!

Ontem à tarde logo após a conversa com o gerente da loja de informática falei com alguns funcionários dentro da mesma empresa. Engraçado como todos têm boas recordações da minha palestra. A grande maioria aguardava ansiosamente o início do tão esperado treinamento. Não sabiam eles que eu havia sido descartado pra quem sabe Deus um dia retornar àquele lugar.

Quando eu já estava saindo uma determinada funcionária chamou-me perguntando quando eu daria novamente uma palestra motivacional porque recentemente havia assistido junto com outros funcionários uma com o mesmo tema só que com um palestrante vindo de fora com uma metodologia bem diferente da minha. Uma palestra sem graça e que não se parecia em nada com o que eu havia feito meses antes. Essas são palavras dela. Não sou eu que estou inventando. Não desmerecendo o valor do palestrante que nem sei de quem se trata mas isso prova que no Piauí tem pessoas capacitadas. Elas só merecem ter uma chance. Isso me fez lembrar uma mensagem que costumo passar nos meus cursos de Relações Interpessoais intitulada de “Não Espere!”. Aproveitando a ocasião dê uma lida nela e veja quanta verdade há nesses ensinamentos:

Não espere um sorriso,para ser gentil.
Não espere ser amado, para amar.
Não espere ficar sozinho, para reconhecer
o amor de quem está ao seu lado.
Não espere ficar de luto,para reconhecer
quem hoje é importante para você.
Não espere o melhor emprego,
para começar a trabalhar.
Não espere a queda, para lembrar-se do conselho.
Não espere a enfermidade, para saber quão frágil é a vida
Não espere ter dinheiro aos montes, para então contribuir.
Não espere por pessoas perfeitas,para então se apaixonar.
Não espere a mágoa, para pedir perdão.
Não espere a separação,para buscar a reconciliação.
Não espere elogios,para acreditar em si mesmo.
Não espere a dor, para acreditar na oração.
Seja sempre você,autêntico e sincero.

Com base nisso eu espero que algumas pessoas não esperem o dia de minha morte para dar valor ao que sei e ao que posso contribuir no desenvolvimento de pessoas. Já perdi a conta de quantos currículos deixei no mercado teresinense. Já andei por todas as escolas de qualificações e cursos profissionalizantes. Não fui chamado nem para entrevista, com exceção de uma que até gostou do meu perfil mas se limitou a pedir para eu esperar um pouco mais porque abriria um curso de operador de telemarketing e que entregaria a turma para mim coisa que até agora nunca aconteceu. E isso ocorreu há vários meses.

Como diz o cantor e compositor Renato Russo em uma de suas canções “Quem acredita sempre alcança!” Então vou esperar porque eu acredito no meu potencial. Um dia as portas se abrirão para mim. Deus sabe o que faz.

Chega de falatório e embromação


Há alguns meses eu escrevi um artigo no meu blog falando que estava muito feliz porque seria contratado por uma grande empresa de informática de Teresina. Eu, na verdade, dei uma palestra motivacional nesta empresa e logo após o excelente resultado ainda sob os efeitos do êxtase que se causou com o que fiz e falei os proprietários acreditaram que eu seria útil e que faria um brilhante trabalho dentro da área de Recursos Humanos.

De lá para cá, cansei quantas vezes procurei a gerência daquele local. Estava sempre ligando em busca de alguma luz para aquele tão sonhado emprego divulgado por mim aos quatro cantos do mundo (algo que arrependo-me por ter me precipitado). Pois bem, solicitaram-me um projeto para a implantação de um treinamento para os funcionários. Elaborei, então, o “Programa de Criatividade e Qualidade de Vida no Trabalho”. Aprovaram mas acharam meu preço muito alto. Reduzir o valor pela metade. Pronto. Agora estava tudo certo para começar. Marcaram uma data, duas, três, quatro...perdi a conta. Onde é que eu tava mesmo? (rs) Brincadeiras a parte, na tarde desta terça-feira, resolvi ligar para saber se daria certo pra começar o meu trabalho hoje(quarta-feira) como combinado. No fundo, eu já sabia da resposta e tinha certeza que pela enésima vez iriam adiar o inicio das atividades. E num é que acertei. Que coisa né? Acho que vou ser vidente agora (rs).Resolvi então ir a loja recolher meu material o qual se encontrava lá para ser repassado para o pessoal. O gerente tentou me convencer que ainda estão interessados no meu serviço mas não neste momento...quem sabe no futuro.

Fazer o quê? Enquanto houver amanhã posso ter esperança. Mas nem sei se ainda vale a pena. Chega de falatório e embromação. Tudo cansa. Mesmo sabendo que devo ser persistente em tudo que faço acredito que a capacitação para professores que estou ministrando é bem mais compensador. Pelo menos, eles dão valor ao meu saber embora eu não esteja ganhando o que mereço sei que estou fazendo algo útil. E que venham outras oportunidades. Só sei que vencerei. Nisso eu acredito piamente. Então vamos esperar.

Capacitação de professores no Sacy e Renascença

O mês de setembro chegou e com ele inicia-se o período do B-R-O-Bró que é o período mais quente de nossa região onde as temperaturas passam dos 40º à sombra tranqüilamente. Quando eu saio do Mocambinho para esses lugares mais distantes pra dar capacitação peno com o calorzão mas, fico imaginando quem trabalha exposto ao sol. É um desconto de pecados sem limites que dar até dó porque é, de fato, um calor que beira o insuportável. Então é melhor agradecer pelo meu trabalho que não é tão sofredor assim.

Como nos meses anteriores iniciei o mês também dando treinamentos pra professores. Como, ultimamente, vivo de “bicos” é isso que vem me sustentando desde o mês de julho. No último fim de semana passei pela escola “Edgar Nogueira” no Sacy com o curso de Jogos e Dinâmicas de sala de aula e nesta terça-feira estive com o pessoal da escola “Fontes Ibiapina” no conj. Renascença com um workshop sobre Relações Interpessoais.

Em ambas as escolas o resultado foi satisfatório e creio que conseguir atingir meu objetivo mais uma vez. Fico feliz, principalmente, pelo fato de ter colocado minhas idéias num ambiente onde os professores procuraram colaborar e estiveram atentos dando sua parcela de contribuição.

No Sacy, num primeiro momento, percebi que havia um certo descrédito com relação à minha capacidade profissional, pelo fato de que o capacitador anterior a mim decepcionou àquela direção. Mas, no decorrer dos dois dias conseguir conquistar e ter uma boa receptividade junto a todos da casa. Os jogos e as dinâmicas ensinados poderão, quem sabe, transformar as aulas monótonas em momentos criativos de descontração e aprendizado mútuo.

No Renascença, houve um público bem maior de professores e funcionários administrativos. Pude sentir que toquei em algumas feridas mas, ensinei o diagnóstico para sará-las. Só não sei ainda se irão cumprir e por em prática o que foi transmitido. Eu espero que sim. Pelo menos, foi dado um primeiro passo e grandes caminhadas e transformações começam com um primeiro passo. Também sair de lá bastante contente com o resultado. Afinal de contas, falar da importância das Relações Interpessoais é sempre necessário em todo e qualquer ambiente. Pelas participações e depoimentos creio que dei a minha colaboração.

Muito obrigado pela acolhida que nas duas escolas foram excelentes.

Um forte abraço e até um próximo encontro.

Jefferson Xavier Meneses - Jexmen