Wednesday, April 23, 2008


Conheça o Piauí e se encante. Aqui é um lugar de muitas belezas naturais, povo acolhedor e uma riqueza cultural enorme. Venha conhecer nosso Estado e descobrir as maravilhas que há nesse lugar. Como todo turista está sempre à procura de lembranças, artesanato e curiosidades de cada lugar visitado, ao chegar em Teresina não deixe de adquirir o PIAUI KIT MARKA. São produtos da terra de primeira qualidade. Você mesmo(a) pode montar seu kit com até 4 produtos numa embalagem especial. Deixamos o seu produto aonde você quiser. Escolha a vontade: - Cajuína - Doce de caju caseiro - Doce de buriti - Doce de goiaba em caldas - Doce de caju - Rapadura de castanha - Rapadura de caju - Rapadura de goiaba - Rapadura de abacaxi - Mel - Castanha de caju torrada ou não - Cartão postal do nosso Estado Tudo isso a partir de R$ 20,00 Maiores informações pelo e-mail piauikitmarka@yahoo.com.br ou pelos telefones (086) 8812-8878/9976-2237 Fale com Jex

Thursday, April 17, 2008

Curso de oratória

Quero avisar aos meus alunos da Pro-Excelência que por motivos de eu ter passado na entrevista do EMPRETEC estarei ausente durante os próximos 9 dias. Por conta disso não poderei encerrar o módulo de oratória neste sábado no auditório do SESC.

Mas fiquem tranquilo que o professor Kelsen estará realizando este trabalho com maestria e competência.

Espero vê-los em maio.

Abraço e sucesso a todos!!!

Profº Jex

CURSO EMPRETEC: NAÇÕES UNIDAS / SEBRAE / TOQUE DE MIDAS

NOS PRÓXIMOS 9 DIAS ESTAREI VOLTADO ÚNICO E EXCLUSIVAMENTE NUM DOS MAIORES TREINAMENTOS DA MINHA VIDA. FAZIA MUITO TEMPO QUE ESTAVA LOUCO PARA FAZER ESTE PROGRAMA MAS ME FALTAVA TEMPO E GRANA TAMBÉM. COM MUITO ESFORÇO CONSEGUIR A PRIMEIRA MENSALIDADE E AGORA QUERO MAIS DO QUE NUNCA SER UM EMPRESÁRIO DE SUCESSO PORQUE PARA QUEM FAZ O EMPRETEC, AS POSSIBILIDADES DE UM EMPREENDEDOR DAR CERTO FICAM MUITO MAIS FORTES E SUAS QUALIDADES BEM MAIS VISÍVEIS. AS CHANCES DO SEU NEGÓCIO PROSPERAR AUMENTAM CONSIDERAVELMENTE. É ESSE O MEU DESEJO! FAZIA TEMPO QUE QUE EU NÃO FICAVA ASSIM TÃO ANSIOSO. DE ACORDO COM A OPINIÃO DE QUEM JÁ FEZ O PROGRAMA EU ENFRANTAREI FORTES DESAFIOS E FICAREI MUITO CANSADO MAS ESSE SERÁ O DINHEIRO MAIS BEM APLICADO. É O QUE ESPERO. AMÉM DESEJO AMÉM!

ENTÃO AGUARDEM UM NOVO JEX A PARTIR DO FIM DO MÊS!!!

ESCREVEREI UM ARTIGO NO DIA 28 DE ABRIL CONTANDO COMO FOI A EXPERIÊNCIA DE ME TORNAR UM EMPRETECO(DESIGNAÇÃO DOS PARTICIPANTES).

ABRAÇO E SUCESSO A TODOS.

JEX

Saiba mais sobre este treinamento:

Para saber mais veja aqui o que irei fazer nos próximos dias:

O EMPRETEC - Programa para Empresários e Futuros Empreendedores, já implantando com excelentes resultados, é executado no Brasil pelo SEBRAE, em parceria com o PNUD - Programa das Nações Unidas para o
Desenvolvimento e a ABC/MRE - Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores.

A OPINIÀO DE QUEM JÁ FEZ O EMPRETEC.

Uma pesquisa realizada junto a cerca de 600 entrevistados que participaram do workshop do EMPRETEC, indica um alto índice de aceitação. Mais da metade dos entrevistados afirma que suas expectativas com o EMPRETEC foram superadas. E, somados os itens superou/atendeu às expectativas, o índice de satisfação chega a 98%, como mostramos abaixo:

Nível de Satisfação

Sudoeste

Sul

Centro-Oeste

Nordeste

Norte

Brasil

Superou

49,2

56,4

46,3

50,8

59,7

52,2

Atendeu

48,5

42,7

52,7

44,1

40,3

45,5

Não atendeu

1,8

0,9

1,0

3,4

0,0

1,7

Não sabe/
Não opinou

0,6

0,0

0,0

1,7

0,0

0,6

Dentre os impactos provocados pelo EMPRETEC, podemos observar que cerca de 55% dos empresários consideram que o workshop contribui para o aumento do faturamento, enquanto 64,4% apontam a elevação da participação dos funcionários em treinamento, conforme mostramos abaixo:

DESCOBRINDO AS CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDOR

EMPRETEC permite que o empreendedor se familiarize e se identifique com as seguintes características presentes nos empresários bem-sucedidos:

· Busca de Oportunidade e Iniciativa - Capacidade de se antecipar aos fatos e criar novas oportunidades de negócios, desenvolver novos produtos e serviços, propor soluções inovadoras.

· Persistência - Enfrentar os obstáculos decididamente, buscando o sucesso a todo custo, mantendo ou mudando as estratégias, de acordo com as situações.

· Correr Riscos Calculados - Disposição de assumir desafios ou riscos moderados e responder pessoalmente por eles.

· Exigência de Qualidade e Eficiência - Decisão de fazer sempre mais e melhor, buscando satisfazer ou superar expectativas de prazos e padrões de qualidade.

· Comprometimento - Faz sacrifício pessoal ou dispende esforço extraordinário para completar uma tarefa; colabora com os subordinados e até mesmo assume o lugar deles para terminar um trabalho; se esmera para manter os clientes satisfeitos e coloca boa vontade a longo prazo acima do lucro a curto prazo.

· Busca de Informações - Busca pessoalmente obter informações sobre clientes, fornecedores ou concorrentes; investiga pessoalmente como fabricar um produto ou prestar um serviço; consulta especialistas para obter assessoria técnica ou comercial.

· Estabelecimento de Metas - Assume metas e objetivos que representam desafios e tenham significado pessoal; define com clareza e objetividade as metas de longo prazo; estabelece metas de curto prazo mensuráveis.

· Planejamento e Monitoramento Sistemáticos - Planeja dividindo tarefas de grande porte em subtarefas com prazos definidos; revisa constantemente seus planos, considerando resultados obtidos e mudanças circunstanciais; mantém registros financeiros e os utiliza para tomar decisões.

· Persuasão e Rede de Contatos - Utiliza estratégias para influenciar ou persuadir os outros; utiliza pessoas-chave como agentes para atingir seus objetivos; atua para desenvolver e manter relações comerciais.

· Independência e Autoconfiança - Busca autonomia em relação a normas e procedimentos; mantém seus pontos de vista mesmo diante da oposição ou de resultados desanimadores; expressa confiança na sua própria capacidade de complementar tarefa difícil ou de enfrentar desafios.

AS FASES DO EMPRETEC

EMPRETEC é desenvolvido nas seguintes fases, sucessivas e complementares:

· Inscrição e seleção de participantes, mediante preenchimento de formulários que permitem avaliar características de comportamento empreendedor do candidato, seus dados pessoais e proposta empresarial.

· Entrevistas individuais que permitem avaliar as características e traçar o perfil do comportamento empreendedor dos candidatos.

· Participação em wokshops intensivos com dedicação exclusiva, que unem aspectos da conduta empresarial a exercícios práticos que aperfeiçoam as habilidades do empreendedor para a criação e a condução de negócios.

· Intercâmbio com “Empretecos” de outros países, através da participação anual em encontros e eventos internacionais.

· Acesso aos demais programas e projetos do Sistema SEBRAE, como treinamento, consultoria, Balcão SEBRAE, entre outros.

Wednesday, April 16, 2008

Entrevista do EMPRETEC

Hoje eu realizo a primeira entrevista para o EMPRETEC.
Só poderei participar do programa se for aprovado nesta entrevista.
Torçam por mim.

Ótima quarta-feira para todos!!!

Jex

Monday, April 14, 2008

Pensando sobre o sucesso


Você já parou pra pensar nisso?

O que será que mede o sucesso? A quantidade de vitórias que tivemos ou a nossa capacidade em superar cada uma das vezes que nos sentimos derrotados?

Não adianta culpar o tempo, espaço, imaturidade, falta de oportunidade ou dificuldade de aprendizado… é a nossa capacidade de concentração, aprendizado, realização e principalmente a determinação em conseguir destacar-se em tudo o que nos propomos realizar que vai ditar o resultado das nossas ações.

Aprendizado leva tempo, mas ele é fruto das nossas escolhas. Se decidimos aprender com os conselhos que nos são ofertados gratuitamente, embora nem sempre apreciemos; se enfrentamos com peito aberto qualquer problema que um dia nos assustou e nos mostramos mais fortes que nós mesmos… superando-se. Seja por necessidade ou por ambição.

O medo existe em tudo o que venhamos a desempenhar, se não existe medo não é um desafio à nossa altura. Enfrentamos obstáculos proporcionais à nossa capacidade, nunca subestime a constante necessidade de realizar tudo de forma precisa e detalhada.

E coragem é o mínimo que precisamos para sobreviver, coragem para dizer não quando preciso for. Coragem para abrir mão de uma suposta segurança pela certeza que pode mudar nossa vida. Para enfrentar as injustiças independente de posição social ou status. Coragem para mostrar-se como verdadeiramente é e não como uma cópia fajuta do personagem mais simpático da novela das oito. Coragem para assumir os próprios erros e recomeçar de onde errou, para reparar o dano causado e humildade suficiente para saber pedir desculpas.

Não consigo aceitar a mudança que o medo e a subservência podem causar ao espírito dos que um dia se proclamaram livres. As correntes da alma são as que se escondem nos recônditos mais profundos do nosso ser.

Enfrente-se, supere-se, renove-se, liberte-se. Procure pessoas em que possam se espelhar. Procure meios para ser feliz. O sucesso depende único e exclusivamente de VOCÊ.

Jefferson Xavier - Jex

Superando GRANDES Perdas

Tomei a liberdade de colocar este texto do meu amigo Daniel Igor do blog http://amemdesejoamem.blogspot.com Eu, particularmente, sou suspeito para falar dos seus escritos porque eu gosto de tudo que ele escreve. Às vezes me emociono, sorrio, deliro e me surpreendo com a maneira fantástica e simples em que demonstra seus pensamentos. Desabafar é isso. Escrever o que sentimos da forma mais intensa possível. E não importa se discordamos depois, mas era aquilo que estávamos pensando e pronto! Valeu Dan e que Deus continue iluminando seus pensamentos e sua vida. Você é uma dessas pessoas que todo mundo gosta de conhecer um dia. É um presente ter sua amizade porque você é alguém que faz a diferença e que sabe sempre se renovar, superar e enfrentar as dores. Eu me espelho muito em você.
Abraço fraterno!

Jex


SUPERANDO GRANDES PERDAS
Por Dan Igor - Digor

Para você ver como são as coisas... Estavamos “tirando uma onda” de uma amiga nossa, porque o provável-futuro ficante dela a convidou para assistir o Globo Reporter com ela, em plena sexta à noite. É clarooooooooo que zoamos demais!!! Mas, acabamos todos assistindo, antes de cair na night. Até que o assunto era muito pertinente, principalmente para quem está passando por momentos de perda nesses últimos meses. É fato, cada um com a sua perda pessoal e a sua forma de superá-la.

- “Só quem sabe como irá lidar com uma grande perda, é quando ela chega. E quem tem a pretenção de julgar, qualquer tipo de atitude, tem a alma tão pequena, tão ínfima, que desconhece o contexto maior que move a ação. Quem tem ataques de desespero, traz culpas consigo. No meu caso, não havia uma culpa sequer que sobrecaísse no meu luto maternal.”

A vida é muito sábia, porque ela vai nos colocando em várias situações, das mais corriqueiras, como perdas materiais, insignificantes pelos efeitos passageiros que eles causam, até a mais complexas, como a partida definitiva de quem amos. E nessas sucessivas perdas cotidianas e afetivas, vamos nos preparando para lidar com a maior das perdas – a da vida.


Particularmente, eu estou enfrentando duas perdas significativas, mas, sem dúvida nenhuma, a grande perda foi o falecimento da minha mãe. O meu maior conforto é saber ou, pelo menos supor, que ela se encontra num lugar bem melhor do que nós estamos e, quem sabe, iremos nos encontrar no lado de lá, não tão breve assim, embora a saudade seja enorme. O que também me deixa mais tranquilo e forte para lidar com a ausência dela é que eu não havia nenhuma pendência ou rusga entre nós. Ela se foi e estávamos em paz, ambos em harmonia e não faltou nenhuma palavra a ser dita ou demonstração de carinho a ser feita, além do mais, ela foi incentivadora da minha viagem à São Paulo – e, aonde quer que ela estaja, continuará torcendo por mim.

Outra perda atual, é estar afastado de quem eu amo. Embora, seja uma perda intermediária, porque, teoricamente, seria possível a ver uma tentativa de reverter o quadro, investir numa reaproximação, eu acho que não deveria ser mediada por precipitações ou por jogos afetivos e relações de poder. Mas, indiscutivelmente, apesar de não estar sofrendo, porque já faz alguns meses em que estamos separados, ainda sinto a falta da sua presença. Para que possa a ver uma reaproximação, nesse momento, necessitaria de uma cautela, de muita paciência.

- “E estou tendo calma, na medida do possível, até mesmo porque, ainda estou definindo esse amor para mim. Ainda uma série de interrogações que pairam na minha mente e no meu coração sobre isso. Não sei até que ponto, o meu gostar tem dimensão de amor – até mesmo porque, esse amor maior, ainda é desconhecido por mim. Mas, é claro que eu quero muito o seu bem e sinto muito a sua falta e queria te ter de volta na minha vida – como antes não é possível, mas de uma outra forma, de um outro jeito, mais maduro. É claro que eu te quero de volta!!!”

Independente da nossa vontade, da nossa missão, nós temos que aprender a lidar com as perdas, porque elas fazem parte da vida e do nosso crescimento quanto humanos e indivíduos que somos. Ninguém aprende a ganhar, a se transformar em alguém melhor, sem ter passado por algumas perdas, até mesmo porque, somos também o reflexo e o significado delas e a leitura cuja a qual fazemo-nas e de que forma, ela afeta o nosso estado de ânimo e comportamento.

- “O perdedor não é aquele que meramente perde ou é vencido, mas, aquele que não sabe evoluir através das suas próprias perdas, pois, sempre atrás delas, existem uma ou várias aprendizagens a serem percebidas. Aprendo diariamente com a morte da minha mãe e aprendi com o término do nosso namoro, o suficiente para ser alguém bem melhor e não cair nos mesmos erros de outrora.”

Querendo ou não, as perdas existem para serem superadas... Por pior que ela seja, por pior que seja a dor, a vida precisa continuar. E quem continua preso as suas perdas, fica preso no tempo, no passado, e alimenta a amargura e o apego na alma. E longe de mim querer ser uma pessoa amarga, infeliz e frustrada assim. Só nos resta seguir com coragem, saudade e fé.

Formula MÁGICA para A LEI DA ATRAÇÃO.


Habitue-se a VIBRAR 24 horas por dia.

Tudo é questão de hábitos. Todos nós somos
formados por hábitos,
segundo o dicionário:
Hábito - do Lat. habitu,
estado, modo de ser

s. m.,disposição adquirida pela repetição
frequente de um ato;

maneira usual de ser;uso; costume.

Para que você pratique a lei da atração
corretamente e não venha a
reclamar, desistir, ficar desanimado ou sair
falando besteira por ai, dizendo

que isso não funciona, você só tem que se habituar a
V
IBRAR POSITIVO SEMPRE.

Crie a partir de hoje o hábito de: Seja lá onde vc estiver,
procure algo para você focar sua atenção, que te

dê mais alegria, satisfação, prazer ou êxtase.


Isso em qualquer lugar, seja numa fila de caixa eletrônico do banco, na
espera de uma mesa na entrada de um restaurante, no trajeto para o
trabalho, numa reunião de trabalho, no almoço de trabalho, ao ouvir uma

música, ao escolher uma peça de teatro, ao conversar com os amigos, ao

parar numa birosca para tomar um aperitivo, ao sentar na beira da praia.

Em qualquer lugar desse, tem coisas lindas a nossa volta, tem coisas
que podemos admirar, tem coisas que podemos elogiar, tem
coisas em que
podemos focar a nossa atenção em algo que vai nos fazer
VIBRAR POSITIVO

SEMPRE.

Eu costumo carregar um caderninho comigo até para praia, onde anoto
tudo que eu gostei, se já de belo ou de ver ouvir, pode ser uma frase que
alguem me disse, depois eu uso isso, agradeço por estar ganhando
abundância em tudo inclusive em conhecimento, nunca fico sem algo para

agradecer a VIDA.

Por Eduardo Billy (amigo próspero e feliz do orkut)

Friday, April 11, 2008

Agenda de abril

Nesta sexta-feira inicio um curso de formação de novos consultores.
Irei ministrar alguns módulos que serão definidos nesta noite.
O curso será promovido pela Pro-Excelência e será realizado nas dependências do colégio CPI.

No sábado tenho uma turma de Comunicação e Expressão (Técnicas de oratória) com alunos do IEST no SESC-PI.

Domingo participo dos ensaios da festa que irei apresentar das bodas de ouro do casal Amélia e Manoel Pereira que acontecerá dia 26 de abril no Esplendore.

Semana que vem retorno para o 6º módulo do curso de pós-graduação em Marketing e Vendas pela CESVALE.

Nos próximos dias estarei articulando uma coluna no site Canal 13 na área de desenvolvimento profissional. Escreverei alguns artigos sobre comportamento, marketing e outras áreas de RH.

E em breve no site www.acessepiaui.com.br também terei um espaço para desenvolver minhas idéias.

E dos dias 19 a 27 estarei participando do EMPRETEC promovido pelo SEBRAE.

Jefferson Xavier - Jex
Consultor organizacional

Curso de Operador de Caixa - SENAC-PI


Esse curso já encerrou faz duas semanas mas só agora tive acesso as fotos das apresentações e do encerramento.

Foi uma excelelente turma que me deixou muitas saudades.

Depois coloco outras fotos.

Abraço e sucesso!

Jex

Curso básico de cabeleleiros



Nesta semana eu finalizei o módulo de Qualidades de Pretação de Serviços com os futuros cabeleleiros do Piauí. Num curso promovido pelo SENAC os 16 novos profissionais já têm informações para se destacarem dos demais.

Agora é só pôr em prática o que aprenderam durante as aulas.

Foi um curso muito proveitoso e com novos amigos adquiridos(foto ao lado)

Sucesso para todos! Já estou com saudades de todos vocês!

Profº Jex Meneses

Tuesday, April 08, 2008

ÚNICO - Treinamento e Desenvolvimento

ÚNICO – Treinamento e Desenvolvimento
Você também pode ser único!
Consultoria, palestras e treinamentos



TEMAS ABORDADOS EM MEUS CURSOS E PALESTRAS

· A Importância das Relações Humanas no Trabalho
· Atendimento nota 10
· Como trabalhar em equipe
· Marca pessoal é diferente de Marketing Pessoal
· Arte de falar em público sem medo
· Competência Emocional – Convivendo melhor consigo e com os outros
· Desenvolvendo as Inteligências Múltiplas
· Arte da liderança – ser líder servidor
· Empreender e Vencer
· Ter atitude e ser um sucesso
· Aprendendo a ser proativo
· Criatividade Organizacional
· Motivar-se todo dia!

Professor Jefferson Xavier Meneses
Instrutor e palestrante do SEBRAE, SENAC, Pro-Excelência, INET, Star Consultoria
Consultor Organizacional do grupo GISEPI (Grupo de Secretários Executivos do Piauí)
Pág. Pessoal:
www.jexmen.blogspot.com
Contatos: (86) 9976-2237/8812-8878

Friday, April 04, 2008

Sábado cheio!

Minha agenda hoje está lotada. Agora pela manhã participo da oficina pedagógica com instrutores do SENAC-PI. A tarde encerro a turma da Pro-Excelência no SESC-PI com a segunda e última parte da aula sobre Competência Emocional e pela noite encerro uma outra turma do curso de Rotinas Administrativas com o tema de Relações Interpessoais pela Star Consultoria no bairro Esplanada.

Por conta disso não apresentarei o programa deste sábado na FM.

Aviso aos meus amigos do curso de Marketing que neste domingo irei postar o vídeo da PRATIKA no youtube.

E agora podem me adicionar no skype também. Basta colocar meu nick JEXMEN.

Abraço e um ótimo fim de semana para todos!

Jefferson Xavier - Jexmen
Consultor organizacional

Concurso para Arte na Agrotécnica Federal de Codó

Uma dica para quem é formado em Educação Artística, Biologia e Física. A Escola Agrotécnica Federal de Codó-MA está realizando as inscrições para o concurso de professor substituto nestas áreas que mencionei.
Avisem seus amigos porque as inscrições começaram dia 02 de abril e vão até dia 09 deste mês. O valor chega próximo dos R$ 1.000,00. Para quem deseja conhecer novos lugares e uma cultura diferente vale a pena.
Eu fui durante dois anos professor substituto desta Escola e aprendi bastante. É um lugar muito bonito e com uma boa infra-estrutura.
Vale a pena arriscar.
Maiores informações entre neste site www.eafcodo.ma.gov.br
Um abraço e boa sorte!

Jefferson Xavier
Consultor Organizacional

Thursday, April 03, 2008

Seja livre!!!

Se ANTES DE TUDO, você busca soluções...
Você encontra mais problemas;
Se ANTES DE TUDO, você busca respostas...
Você encontra mais perguntas;
Se ANTES DE TUDO, você busca coragem...
Você encontra mais medo;
Se ANTES DE TUDO, você busca respostas para as suas dúvidas...
Você encontra mais confusão...
Mas se ANTES DE TUDO, no meio de problemas, perguntas,
medo e confusão você buscar O QUE VOCÊ É...
SENTIR-SE BEM SEMPRE!. Você encontrará a
LIBERDADE.

Porque é isso que você é:

C O M P L E T A M E N T E L I V R E!!!

Tuesday, April 01, 2008

Competência Emocional - Parte I


No último sábado eu dei uma aula para uma turma de Gestão de Pessoas no SESC/PI sobre Competência Emocional. Discutimos um assunto que, desde meados da década de 90, vem sendo debatido em empresas, escolas e faculdades.

O que vem a ser esse termo? O que será que separa as pessoas que se dão bem na vida daquelas que, apesar de serem espertas e inteligentes, falham muitas vezes? Para responder essa pergunta, o psicólogo americano Daniel Goleman criou o conceito de inteligência emocional. Em seu primeiro livro, 1995, Goleman disse que o sucesso de uma pessoa depende de seu QE, ou quociente emocional, e não de seu QI, quociente intelectual.

É verdade, pois na escola aprendemos diversas matérias curriculares, mas onde se aprende a "escola da vida"? Onde se ensina a lidar com a frustração, a compreender os outros, a controlar a raiva e o medo, a não ter vergonha de sermos quem e como somos, a conhecer as diferentes exigências emocionais do homem e da mulher, como pedir perdão, como dizer "adeus" a situações antigas que continuam a provocar sofrimento, como educar os filhos, como fazer amigos, entre muitos outros aspectos que são essenciais para uma vida em harmonia?

São as competências pessoais, emocionais e relacionais que nos permitem resolver estas questões (e que estão englobadas no conceito de Inteligência Emocional). São tão importantes que, hoje em dia, no campo da psicologia, se fala tanto ou mais em Quoficiente Emocional (QE) do que em Quoficiente de Inteligência (QI).

O QE se traduz em atributos como confiança, automotivação, empatia, capacidade de aprender sozinho e relacionamento interpessoal. Em seu segundo livro, Goleman fala sobre a influencia da inteligência emocional na carreira. Segundo ele, o QE nunca foi tão importante como hoje, porque em tempos de grandes mudanças, como os atuais, a inteligência emocional é o que determina, quem vai ser promovido e quem vai ficar a ver navios. “ As regras do trabalho estão mudando, e nós estamos sendo julgados não apenas pelo quanto somos espertos e pelas habilidades técnicas que temos. Estamos sendo julgados pela capacidade de conviver com os outros, isso, em todos os níveis das organizações”.


Ainda segundo o autor, as três competências básicas que as empresas procuram hoje em seus funcionários são habilidade de comunicação, relacionamento interpessoal e iniciativa. Todas são elementos da
inteligência emocional.
Você tem poder de persuasão? De acordo com a teoria de Daniel Goleman a resposta dessa pergunta é decisiva para quem de
seja altos postos nas empresas.

Os lideres mais brilhantes são aqueles com alta capacidade de colocar todo mundo no mesmo barco “ Você consegue entender as palavras não ditas por sua equipe? Entende suas preocupações e comunica-se com as pessoas de modo que todas o entendam? Isso é ser um grande líder”, diz Daniel. Em outras palavras, para ser um líder de fato é preciso ter inteligência emocional.

O autor enfatiza que a “inteligência emocional pode ser aprendida. Na verdade, nós a construímos de varias maneiras ao longo da vida, isso se chama maturidade”. Então, procure amadurecer seus conhecimentos aprendendo mais sobre este assunto para se destacar num mercado de trabalho cada vez mais competitivo porque seu comportamento diante dos fatos pode ou não alavancar sua carreira.


Jefferson Xavier - Jex

Consultor organizacional

Teresina – PI