Friday, May 30, 2008

A importância da oratória

Pode-se conceituar a Oratória como sendo a “arte do bem falar”, ou seja, corresponderia ao “como falar em público” de maneira correta fazendo uso adequado dos gestos, da postura, da voz e ordenação da fala.

Não existe um padrão dito como normativo ou único, quando nos remetemos “ao fazer uso adequado” dos elementos da comunicação. Este uso, e esta expressão deve se empregada com parcimônia, ou seja, sem exageros ao ponto destes chamarem mais atenção do público que a sua fala, o que você diz.

Sabe-se que a comunicação é importante, sempre foi e sempre será ao longo dos séculos, uma vez que através da comunicação oral ou gestual mantemos um número maior de contatos diários. Os ambientes também são diversos: profissional, em família e/ou entre amigos.

A Oratória teve sua origem na Sicília, no século V a.C., através do Siracusano Corax e seu discípulo Tísias. Segundo Corax, o discurso deveria ser dividido em cinco partes: o exórdido, a narração, a argumentação, a digressão e o epílogo. Porém, foi em Atenas que a oratória encontrou campo fértil para o seu desenvolvimento, sendo os sofistas e Cícero, o maior orador romano, os primeiros a fazerem uso da oratória.

Pensando nesta conceituação sobre oratória, o que você acredita ser esta arte do bem falar?

Comunicação é um processo dos seres humanos em resposta ao comportamento simbólico de outra pessoa. É um processo contínuo e progressivo. Em uma relação de conversação com o outro, importam as palavras que você usa; a maneira como você diz, o histórico de sua relação com o interlocutor, ou seja, para quem você fala e o contexto situacional a qual o discurso está sendo envolvido.

Muitas pessoas, submetidas ao desafio de falar em público, fracassam na transmissão da mensagem, pois se sentem constrangidas. Quais os professores que mais nos impressionaram ao longo de nossa carreira? Aqueles que mais sabiam, ou os que melhor transmitiam o que sabiam? Quais os candidatos mais apreciados em uma entrevista de emprego? Aqueles que se retraem mesmo conhecendo os assuntos perguntados, ou aqueles que dominam as ferramentas da comunicação a transmitindo com naturalidade e segurança? Lembre-se das pessoas a sua volta que podem ser ditas “de sucesso”. O que elas têm em comum?

Pense nisso!

Profº Jefferson Xavier

Marque um curso particular de como falar em público. Entre em contato comigo pelo telefones (086) 8812-8878 e (086) 9976-2237



Sunday, May 25, 2008

Palestra no Centro de Convenções


Ontem a tarde eu participei do XVI Seminário de Educação da Fundação Valter Alencar. Fui convidado para falar sobre Competência Emocional. Um tema interessante e atual.

Quantos professores existem por ai com um currículo invejável, mas que não sabem trabalhar suas emoções em sala de aula? Todos nós já tivemos “aquele” professor inesquecível. Mas eu estou falando de professores que nos marcaram de uma forma negativa. São aqueles professores insensíveis, secos, antipáticos, imaturos, despreparados, desmotivados, sem graça, enfim, eu passaria um tempão falando de qualidades (ou seriam defeitos?, rs) deste modelo de profissional que existe em escolas e faculdades.

Houve um tempo onde o trabalho era duro e as pessoas não tinham valor. Onde as escolas buscavam mão de obra para preencher suas vagas. Um tempo em que a razão se sobrepunha às emoções. Tempo em que os alunos eram classificados apenas pelo seu quociente intelectual.

Hoje o mundo necessita de mente de obra. Pessoas preocupadas em trabalhar suas emoções em situações de tensão. Pessoas capazes de resolver seus próprios conflitos, de separar seus problemas sem afetar o rendimento do seu trabalho.

Valorizar as emoções é ressaltar uma característica que apenas nós, seres humanos, possuímos. A capacidade de lidar com esses sentimentos é, atualmente, mais importante que o próprio quociente intelectual. Do que adianta uma pessoa com uma pasta lotada de certificados de cursos e com um currículo de dez páginas se ela perde a cabeça no primeiro momento de frustração, tensão e que não sabem valorizar o próximo?

Para desenvolver essa capacidade de lidar com as emoções deve-se trabalhar essa aprendizagem desde a infância. E os adultos que não desenvolverem sua inteligência emocional dificilmente passarão esses conhecimentos para as crianças. Assim como terão problemas em suas relações pessoais no trabalho e em casa. E sempre é tempo de aprender a reaprender.

Foram essas e outras reflexões que falamos na tarde deste sábado. Durante quase duas horas mostrei alguns caminhos que podem facilitar a autoconsciência, o autocontrole, a automotivação, a empatia e o melhoramento das habilidades sociais que são os princípios básicos da inteligência emocional.

Quem tiver mais interesse no assunto poderá adquirir o cd com todo o material utilizado e pesquisado para a palestra. São textos, apostilas, vídeos e mais de 100 slides em pps(power point) que podem ser utilizados em quaisquer momentos da vida. Serve também para aprimorar suas apresentações e palestras sobre o assunto ou afins.

O custo do cd é de apenas R$ 15,00. Eu tenho a relação com todos os nomes dos participantes e posso estudar uma forma para negociarmos a entrega do cd.

Meu telefone para contato é (86) 9976-2237 e (86) 8812-8878.

Cuide das suas emoções!

Abraço e sucesso!!!

Jefferson Xavier – Jex

Consultor organizacional – Teresina/PI

Thursday, May 22, 2008

Competência emocional: você tem?


"Como pode alguém obviamente tão inteligente fazer uma coisa tão irracional e tão estúpida?"

Com certeza, você já deve ter falado ou pensado isso alguma vez na vida. São tantos os casos que vemos nos noticiários que nos deixam perplexos, isto sem contar o que acontece com pessoas próximas que estimamos e que não imaginamos do que elas são capazes de fazer.

Você consegue controlar seus impulsos?
Você age imediatamente após um fato ou deixa para tomar decisões depois?
Você é do tipo que não leva desaforos para casa?
Você guarda ressentimentos?
Você se altera com facilidade?
Você consegue perdoar?
Você fala o que lhe vem a cabeça independente do que possa acontecer?

Escreva pra mim falando sua opinião sobre o tema.
Meu e-mail é jexmen10@yahoo.com.br

Temos muito que aprender sobre esse assunto.

Jefferson Xavier - Jex

Meu primeiro DVD - Competência Emocional

Neste sábado, 24 de maio, a Fundação Valter Alencar promove o XVI Seminário de Educação com o tema: "Professor e aluno, juntos construindo o ensino-aprendizagem". Eu tive a alegria de ser convidado para ser um dos quatro palestrantes.

Irei falar sobre o tema "Competência Emocional: uma reflexão na prática pedagógica" para cerca de 700 professores. Na ocasião irei gravar meu primeiro DVD de palestras, comercializar o meu cd de mensagens em power point e falar do meu livro que deve ser lançado até o fim do ano. É um tema interessante visto que eu percebo que o mercado está cheio de "profissionais" com um currículo invejável porém, no que compete a sua capacidade emocional são um fracasso.

Infelizmente, não terei como levar meus amigos e familiares porque o auditório do Centro de Convenções já está completamente lotado e a preferência foi dada aos professores conveniados da Fundação.

De qualquer forma, eles me assistirão depois quando o dvd for lançado.

Desde já agradeço a todos que acreditaram em mim, inclusive o pessoal da Fundação que nunca viu uma apresentação minha e confiaram apenas no que outras pessoas falaram.

Fiquei imensamente feliz com o convite apesar da correria e cansaço dos últimos dias mas, prometo fazer o melhor possível para que outros convites possam aparecer no decorrer do ano.

Então até o encontro na tarde de sábado para quem for lá conferir e para quem não puder ir farei o possível para colocar alguns trechos no Youtube.

Abraço e bom feriado de Corpus Cristhi!

Jefferson Xavier - Jex
Consultor organizacional

A importância da imagem para ter sucesso!




Quando eu era pequeno cansei de ouvir dos colegas da escola que eu era muito feio. Minha avó quando foi me ver na maternidade tomou um susto dizendo que não era possível eu ser o neto dela. Já mais crescido a mulher de um primo meu foi passar um dia na minha casa. Lá chegando avistou um belo jardim. Acompanhada com seus três filhos ela resolveu tirar fotos naquela paisagem. Eu, todo apresentado como sempre, quis também sair na foto. De repente, ela saltou com uma que nunca vou esquecer: “- Jefferson, tu vai estragar minha foto com tua feiúra. Sai pra lá bicho feio!” Eu lembro que fiquei com os olhos embargados. Sair dali cabisbaixo e muito triste. Aquela cena soou pra mim como uma das marcantes da minha infância, por isso nunca esqueci desse episódio.

O tempo foi passando e quando entrei no mercado
de trabalho pude perceber o quanto a boa imagem influencia na carreira de um indivíduo. Não estou dizendo que isso é característica marcante estou apenas salientando que quem se preocupa mais com sua imagem pessoal tende a ter mais sucesso pessoal e profissional.

Com base em minhas experiências anteriore
s, diga-se de passagem, nada agradáveis confesso que passei a me cuidar e estudar o comportamento humano com relação à imagem. Neste quesito, pude verificar que a maioria das pessoas se preocupam mais no “ser” do que no “ter”. Elas podem até aparentar que são bonitas, ricas e saudáveis, mas na verdade, são infelizes e cheias de conflitos. Por dentro, possuem uma vida com problemas, dívidas e doenças internas.

Em contrapartida, é necessário, porém, exercitar a boa imagem para criar impacto e conseguir realmente chegar aonde se deseja. Certamente, não apenas a imagem referente a sua aparência, mas manter uma imagem que não manche sua reputação. As duas coisas devem andar juntas. Quer ter sucesso? Então procure cuidar do seu visual, da sua comunicação e da sua conduta. Só isso? Claro que não. Se você não fizer bem feito tudo aquilo que estiver engajado não vai ter beleza que dê jeito. O que adianta ter um look perfeito se você não sabe se comunicar ou lidar com suas emoções, trabalhar em equipe, liderar etc? Enfim, beleza sem competência não adianta muito. Alguns jogadores da nossa seleção poderiam ser um bom exemplo. Eles se preocupam com a imagem apesar de não serem belos, porém estão muito mais preocupados em fazer o serviço deles bem feito. Se não tivessem talento, qualificação e força de vontade eles não teriam conquistado o que possuem hoje.

Digo isso porque os feios só têm vez quando se mostram capacitados, talentosos e se preocupam com a imagem. Tentam melhorar sempre com aprimoramento, reciclagem e fazendo o que o outro não é capaz de fazer. Fazendo um algo a mais e sendo únicos no que lhes competem. Quem faz a diferença se destaca e, embora, sua aparência não seja das melhores, conseguirá muito mais que certos Reinaldos Gianechinni e Giseles Bündchen da vida. Até porque o mundo está cheio de gente igual a bolinha de sabão, ou seja, linda por fora mas vazia por dentro.

Portanto, “quem ama um feio(inteligente, esforçado, talentoso e rico) bonito lhe parece”, rs . Então, cuide bem da sua imagem, mas não corra riscos lembre-se de estudar também. Como diz meu professor Luiz Marinho
o mais importante é a essência do ser humano, seu valor, seus princípios e tudo o que faz uma pessoa ser 'gente'. De fato, isso é essencial! Boa sorte e sucesso!
Jefferson Xavier – Jex
Consultor Organizacional
Teresina – PI

Wednesday, May 21, 2008

Para pensar!

A Branca Folha de Papel
Autor desconhecido

A branca folha de papel falou assim, um dia:

Pura fui criada e pura permanecerei para sempre. Prefiro ser queimada e convertida em brancas cinzas, a suportar que a negrura me toque, ou o sujo chegue junto a mim.

O tinteiro ouviu o que a folha de papel dizia, e riu-se em seu escuro coração; mas não ousou aproximar-se dela.

E o lápis de cor ouviu-a também e nunca se aproximou.

E a folha de papel, branca como a neve, permaneceu pura e casta para sempre...

Pura, casta, branca ... e VAZIA!


Pense nisso! Quantas pessoas não aceitam desafios, conselhos para se aprimorar, quedas, fracassos, momentos de tristezas e aprendizados. Enfim, o que tem de gente vazia por ai não é brincadeira.

Jex


Friday, May 16, 2008

Abertura do Piauí Sampa


Clique na imagem para visualizar melhor.

Wednesday, May 14, 2008

Me Poupem


Acontecerá nesta quinta-feira

dia 15 as 20 hs no teatro 4 de setembro e dia 17 as 19 hs no teatro do dirceu Pense numa comédia porreta. É hora de se divirtir e curtir o talento desses atores piauienses que estão fazendo o maior sucesso!

Meia: r$ 5,00 e inteira r$ 10,

Jex

Sunday, May 11, 2008

A felicidade exige paciência e valentia

Nesta última sexta-feira eu dei uma palestra na zona rural de Teresina para um grupo de professores de uma Fundação da Itália. No sábado, estive em Timon-MA encerrando um curso de Administração e Secretariado com outra palestra para um grupo de alunos. Em ambas, o assunto central era sobre Relações Humanas. Ao discorrer sobre o tema ouvir relatos de pessoas que passaram por situações difíceis e que exigiram uma boa dose de auto controle e disciplina.

Particularmente, eu também já vivi situações semelhantes. Aliás, quem nunca passou por momentos em que dar vontade de explodir e cometer bobagens? Vez por outra minhas idéias empreendedoras são motivos de chacota no meu curso de pós-graduação, mas, nem por isso perco a calma ou revido com palavras que também possam machucar meus colegas de classe. Não podemos levar a vida tão a sério e muitos desses casos têm que ser levados na esportiva. Com bom humor consegue-se livrar de maiores dissabores. No entanto, algumas pessoas podem não reagir da forma que costumo fazer e uma simples brincadeira pode ter conseqüências desagradáveis.

O humor negro, as palavras sarcásticas e a maneira como você trata as pessoas podem ser um dos motivos para que seus relacionamentos não estejam da forma como gostaria ou até mesmo se desfaçam.

Uma das coisas que, ultimamente, venho recebendo são feedbacks de amigos, professores e pessoas próximas. Numa dessas conversas disseram-me que eu sou muito imaturo, bobão, que preciso me preocupar mais com os espertos que aparecem no meu caminho, que devo deixar de ser tão bonzinho com todo mundo e que devo dar valor aos meus conhecimentos, dentre outras coisas. Existem até uma expressão que diz que os “bonzinhos só se ferram”. Com base nos resultados que venho obtendo hei de concordar com essa afirmativa.

Comecei a trabalhar em 1993 e de lá para cá conheci pessoas incríveis que me ensinaram bastante como também conheci gente que se aproveitaram da minha “ingenuidade” para copiar minhas idéias, da minha inaptidão em reagir rápido diante de uma crítica destrutiva, da minha bondade em fazer a parte do trabalho que não me compete, do meu marasmo em aproveitar meus dons e fazer algo, de fato, que seja rentável para mim e não apenas para os outros.

Confesso que já ganhei dinheiro com algumas idéias que tive, mas muitas das vezes deixei-me influenciar pelas opiniões de terceiros e acabei desistindo de dar continuidade a alguns projetos. Coisa que não deveria acontecer. Se sou imaturo, devo aprender com esses erros, se sou bobo, estou começando a ficar mais esperto e se não reajo às palavras depreciativas é porque prefiro evitar confusões, descobrir quem são meus verdadeiros amigos, que sugestões eu posso acatar e mostrar quem eu sou e não como eles gostariam que eu fosse ou reagisse.

Acredito que esse tenha sido um dos motivos que o pessoal da Fundação Valter Alencar daqui de Teresina me convidou para participar do XVI Seminário de Educação. No próximo dia 24 de maio estarei pela primeira vez no teatro 4 de setembro ministrando uma palestra. Falarei sobre o tema “Competência Emocional – uma reflexão na prática pedagógica”. Adoraria que todos os meus conhecidos estivessem presentes, porém já fui informado que os 600 assentos do local já se encontram todos preenchidos. No entanto, eu pretendo gravar minha apresentação e transformá-la num DVD. Por conta disso, já ouvi algumas críticas e comentários de que eu sou muito corajoso para aceitar tal desafio. Mas, o poeta Fernando Pessoa, conseguiu há algum tempo extrair com veracidade o que eu sinto neste momento num poema sobre a felicidade:

...SER FELIZ!!!

Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá a falência.

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.

Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.

Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica mesmo que injusta. É amar incondicionalmente e sempre.

Pedras no caminho?
Guardo todas,
um dia vou construir
um castelo...

Um abraço e uma ótima semana para todos! E muito obrigado pelos feedbacks. Sem eles seria impossível eu abrir os olhos para muitas coisas e evoluir cada vez mais.

Fiquem com Deus!

Jefferson Xavier Meneses - Jex

Consultor organizacional – Teresina/PI


O mundo não é maternal


Esta é uma mensagem para homenagear todas as mães neste dia lindo. É um pouco longa mas vale a pena ser lida porque foi uma das mais bonitas que achei em minha vida. E olhem que durante 7 anos eu trabalhei com telemensagens. Esse dia das mães era comum eu fazer mães no Brasil todo ficarem emocionadas mas, esse texto de Martha Medeiros me tocou profundamente. Espero que gostem também. Abraços e um feliz dia das mães a todos que passam por aqui.

Jex

O mundo não é maternal

É bom ter mãe quando se é criança, e também é bom quando se é adulto.

Quando se é adolescente pensa que viveria melhor sem ela, mas é erro de cálculo.

Mãe é bom em qualquer idade. Sem ela, ficamos órfãos de tudo, já que o mundo lá fora não é nem um pouco maternal conosco.

O mundo não se importa se estamos desagasalhados e passando fome. Não liga se virarmos a noite na rua, não dá a mínima se estamos acompanhados por maus elementos.

O mundo quer defender o seu, não o nosso.

O mundo quer que a gente fique horas no telefone, torrando dinheiro.

Quer que a gente case logo e compre um apartamento que vai nos deixar endividado por 20 anos.

O mundo quer que a gente ande na moda, que a gente troque de carro,que a gente tenha boa aparência,e estoure o cartão de crédito.

Mãe também quer que a gente tenha boa aparência, mas está mais preocupada com o nosso banho, com os nossos dentese nossos ouvidos, com a nossa limpeza interna: não quer que a gente se drogue, que a gente fume, que a gente beba.

O mundo nos olha superficialmente.Não consegue enxergar através.Não detecta nossa tristeza, nosso queixo que treme, nosso abatimento.

O mundo quer que sejamos lindos,sarados e vitoriosos, para enfeitar ele próprio, como se fôssemos objetos de decoração do planeta.

O mundo não tira nossa febre,não penteia nosso cabelo,não oferece um pedaço de bolo feito em casa.

O mundo quer nosso voto mas não quer atender nossas necessidades.
O mundo, quando não concorda com a gente,nos pune, nos rotula, nos exclui.

O mundo não tem doçura, não tem paciência, não pára para nos ouvir.

O mundo pergunta quantos eletrodomésticos temos em casa e qual é o nosso grau de instrução, mas não sabe nada dos nossos medos de infância, das nossas notas no colégio, de como foi duro arranjar o primeiro emprego.

Para o mundo, quem menos corre, voa.

Quem não se comunica se trumbica.

Quem com ferro fere, com ferro será ferido.
O mundo não quer saber de indivíduos,e sim de slogans e estatísticas…

Mãe é de outro mundo.

É emocionalmente incorreta:exclusivista, parcial, metida, brigona,insistente, dramática, chega a ser até corruptível se oferecermos em troca alguma atenção.

Mãe sofre no lugar da gente,se preocupa com detalhes e tenta adivinhar todas as nossas vontades, enquanto que o mundo propriamente dito exige eficiência máxima,seleciona os mais bem dotados e cobra caro pelo seu tempo.

Mãe é de graça!!! - Martha Medeiros

Tuesday, May 06, 2008

Agenda de maio

* No sábado eu tive na Unidade Escolar Jacira em Timon - MA ministrando o curso de redação oficial e no próximo sábado eu faço o encerramento do curso de Administração Moderna e Secretariado apresentando o tema Relações Humanas no Trabalho. Será na mesma escola.É um curso promovido pela Star Consultoria.

* Nesta semana iniciou o sétimo módulo da minha pós em Marketing e Vendas. Estou muito atarefado. Por isso não estranhem se eu não puder responder todos os e-mails nesta semana.

* Sexta-feira eu irei ministrar um curso de Motivação na saída de Teresina. Será na Fundação FUNAFI no Santa Tereza. O público-alvo será todos os funcionários da instituição.

* No dia 16 começo a ministrar o curso de Consultoria Organizacional pela Pro-Excelência. Será nas sedes da escola CPI no centro de Teresina.

* Dia 24 de maio eu apresento a palestra "Competência Emocional: uma reflexão na prática pedagógica". Será no teatro 4 de setembro às 14h. Fui convidado pela Fundação Valter Alencar. Esta palestra será filmada para lançar meu primeiro DVD de palestras. Esteja convidado(a).

* Fui convidado também para mais uma vez fazer um diagnóstico na empresa TERELINA PIZZAS. Será um serviço de consultoria durante todo o mês de maio. Um estudo de caso que será um grande desafio.

* Durante todos os dias estarei com o curso de Comunicação Verbal - Como perder o medo de falar em público. É um curso particular em que você pode marcar o dia, horário e local que irei lhe atender. Basta entrar em contato pelos telefones ou por e-mail.

* E visite meu blog do Piauí Kit Marka e reserve seus pedidos para o dia das mães.

Maiores informações no 9976-2237 e no 8812-8878

Jefferson Xavier - Jex

Desfile no SEBRAE x Cerimonial de bodas de ouro

No mês de abril eu escrevi pouco devido minhas ocupações com o EMPRETEC do SEBRAE. Agora que estou de volta ao mundo, rs, voltarei a informá-los o que ando fazendo e o que farei daqui pra frente. Foi realizado com grande sucesso no dia 27 de abril o desfile realizado pela empresa PARE e DIGA. O evento aconteceu nas dependências do Sebrae com o desfile de 13 lojas de roupas daqui de Teresina. Mesmo com a forte chuva que caia naquela noite muitas pessoas compareceram e elogiaram a produção feita pelos alunos Francisca Nunes e Danilo que também participavam do EMPRETEC. Eu tive a alegria de apresentar o desfile que contou também com a presença dos modelos da Up to Date e do Dj. Elias que animou a festa.


Na sequência eu corri para o Buffet Esplendore para apresentar as bodas de ouro do casal Manoel e Amélia. A família Nascimento realizou uma grandiosa festa para os familiares e amigos e foi uma noite de muitas emoções e alegria. Dessa vez eu dividir a apresentação com a Jeanny. Também foi um sucesso! Que venham mais apresentações. Quem quiser me contratar é só entrar em contato.


Monday, May 05, 2008

Flamengo Bicampeão carioca




Só para quebrar o meu silêncio de alguns de alguns dias de muita ocupação!!! Valeu FLAMENGO!!!

Por isso sou JEXMENGOOOOOOOOOO com muito orgulho e com muito amor!!!