Thursday, July 31, 2008
Treinamento no Grupo Europa - Relações Humanas
Foi Implantado no dia 16 de Julho de 2008 na Indústria de Castanhas Europa, BR 316 em Altos, o Programa Bolsa Qualificação que irá beneficiar 120 colaboradores da Empresa com a participação dos mesmos nos cursos de Relações Interpessoais e Motivação para o Trabalho, Segurança e Medicina do Trabalho, Gestão da Qualidade no trabalho e Higiene e Segurança Alimentar. Os cursos serão ministrados pela Star Consultoria até o dia 15 de Setembro deste ano.
Eu ministrei o primeiro curso de Relações Humanas e Motivação que teve a duração de 44h e encerrou na manhã desta quarta-feira, 30 de julho.
Mais tarde retorno com um relatório sobre as atividades realizadas durante este treinamento.
Só digo que foi uma experiência única e muito gratificante ter convivido ao lado de trabalhadores que me ensinaram bastante.
Jefferson Xavier - Jex
Consultor organizacional
Thursday, July 17, 2008
Minha agenda para o mês de julho/2008
AGENDA DO PROFº JEX – MÊS DE JULHO
COMO INSTRUTOR
04 de julho – Palestra de Competência Emocional
Local: Instituto Magíster de Ensino
Empresa: Único Treinamento e Desenvolvimento
Público-alvo: professores do Ensino fundamental e médio
04 de julho – Encerramento do módulo Habilidades Humanas
Curso de Consultoria Empresarial
Local: Colégio CPI
Empresa Pro-Excelência
Público-alvo: alunos dos cursos de Gestão de Pessoas, Gestão de RH e Gestão Hospitalar
05 de julho – Encerramento do módulo Relações Humanas
Curso: Administração e Secretariado
Local: Colégio Artur da Costa e Silva – Timon/MA
Empresa: Star Consultoria
Público-alvo: alunos do ensino médio
07 a 20 de julho – Programa PRÓPRIO
Local: Sebrae/PI
Palestras e módulos iniciais
Período: horários alternados
Público-alvo: micro-empresários
10 de julho - Palestra de Competência Emocional
Local: Colégio São Judas Tadeu
Empresa: Único Treinamento e Desenvolvimento
Público-alvo: professores do Ensino fundamental e médio
12 de julho – Encerramento do módulo Relações Humanas
Curso: Administração e Secretariado
Local: Colégio Lourival Parente
Empresa: Star Consultoria
Público-alvo: alunos do ensino médio
16 a 30 de julho– Curso de Relações Humanas e Motivação
Local: Grupo Europa Castanhas – Altos/PI
Empresa: Star Consultoria
Público-alvo: funcionários e colaboradores da empresa
E COMO ALUNO:
07 a 12 de julho – Pós-graduação de Marketing e Vendas
Disciplina: Comunicação em Marketing
Local: CESVALE
Período: noturno
8º módulo
21 a 26 de julho – Pós-graduação de Marketing e Vendas
Disciplina: Estudo de Mercado
Local: CESVALE
Período: noturno
9º módulo
Tuesday, July 08, 2008
Jex em Curitiba no II Festjogos
Este ano estarei no II Festjogos que acontece em Curitiba/PR de 15 a 18 de outubro ministrando uma palestra com o seguinte tema: "A experiência do permitir-se criativo e proativo"
Confira este video no youtube e veja quem serão os outros participantes que estarão neste grandioso evento promovido pela consultora Edna Paiva de Recife/PE.
Maiores informações enviem e-mail para ednapaiva@alldeia.com
Thursday, July 03, 2008
Gerenciando a inteligência emocional em sala de aula
Nesta sexta-feira vou proferir um workshop para os professores do Instituto Magister de Ensino sobre a Inteligência Emocional. Um tema que gosto de discutir e estudar. Em cada encontro eu aprendo muito mais do que ensino. É uma troca de experiências enriquecedora onde todos saem ganhando, principalmente, aqueles que percebem que precisam de mudanças.
Mais um texto sobre o tema!
Segundo Goleman: "emoções são sentimentos a se expressarem em impulsos e numa vasta gama de intensidade, gerando idéias, condutas, ações e reações. Quando burilados, equilibrados e bem-conduzidos transformam-se em sentimentos elevados, sublimados, tornando-se, aí sim – virtudes."
Um princípio básico para o desenvolvimento da inteligência emocional na sala de aula é o respeito mútuo pelos sentimentos dos outros, e para tanto é necessário que o professor saiba como se sente e seja capaz de comunicar abertamente suas sensações e sentimentos. O professor não deveria negar suas emoções negativas e sim, ser capaz de expressá-las de modo saudável na comunidade que constrói com seus alunos.
Ensinar os alunos a reconhecer suas emoções, saber categorizá-las e comunicá-las, fazendo-se entender, ajuda-os a serem os responsáveis por suas próprias necessidades emocionais.
Conhecer os alunos é um processo que se inicia desde os primeiros dias de aula. Quanto maior for esse conhecimento, maior será a eficácia da nossa ação pedagógica, pois podemos mobilizar interesses, curiosidades, conhecimentos prévios, aspectos das histórias de vida, articulando com os conhecimentos que integram o currículo a ser desenvolvido.
Também conhecê-los em seus aspectos sociais, cognitivos, afetivos e emocionais implica uma atitude de permanente investigação, por meio de observações, diálogos com as crianças e suas famílias, avaliação contínua dos conhecimentos adquiridos, sondagem dos interesses delas e atenção as necessidades que elas expressam.
Perceber o que o aluno sente, sem que ele o diga, constitui a essência da empatia, uma das características fundamentais da inteligência emocional. A criança e o adolescente, dificilmente, nos dizem em palavras aquilo que sentem, mas revelam seus sentimentos por seu tom de voz, pela expressão facial ou por outras maneiras não verbais.
A partir do momento em que o professor reconhece as emoções do aluno (medo, raiva, ciúme, alegria, tristeza, vergonha), cria uma enorme chance de aumentar a intimidade, transmitir experiência e compartilhar dificuldades.
O aluno passa a se sentir valorizado, legitimado em seus sentimentos (mesmo que negativos) e, conseqüentemente, fortalece sua auto-estima. Ele descobre novas estratégias para lidar com os conflitos, diminui a agressividade em suas relações com o outro, aprende a conviver de uma maneira confortável com os sentimentos negativos, enfim, ele transforma um sentimento que o assusta em algo que faz parte da vida, não censurando a si mesmo por seus sentimentos, mas sim, julgando a decisão do que fazer com estes mesmos sentimentos.
A escola deveria reservar tempo e espaço em seus programas para iniciar as crianças em projetos de cooperação. A participação de professores e alunos em projetos comuns pode dar origem à aprendizagem de métodos de resolução de conflitos e construir uma referência para a vida futura dos alunos, enriquecendo a relação professor – aluno.
A influência dessa teoria sobre a educação é altamente positiva, pois chama a atenção para o fato de que as escolas não devem preocupar-se apenas com a inteligência de cada aluno, mas também com o desenvolvimento de sua capacidade de se relacionar bem com os outros e consigo mesmo.
Referência Bibliográfica:
GOLEMAN, Daniel - Inteligência emocional. Rio de Janeiro, Ed. Objetiva, 1996
Tuesday, July 01, 2008
Televisão pela internet
Acesse www.sancatv.com
Além de acompanhar ao vivo você pode também conferir reportagens que marcaram os últimos dias.
Hoje eu vi uma que fiquei chocado. Quando você acessar o site procure a reportagem "News - imagens provocam revoltas"
Esse vídeo retrata a realidade de crianças usuárias de drogas em São Paulo. Foi uma reportagem feita por Roberto Cabrini da Rede Record de Televisão. Fiquei impressionado com o que vi e tenho certeza que você também ficará porque são cenas fortes em que as crianças usam maconha, cocaína e falam da vida. A reportagem ainda conseguiu localizar a mãe de uma das crianças. É uma realidade dura, cruel e muito triste.
Mas vale a pena conferir. Acredito que se algumas autoridades tiverem acesso poderão fazer alguma coisa para salvar aquelas crianças.
Abraço e ótima terça-feira!
Jex Meneses