Monday, December 31, 2007

JEXTROSPECTIVA 2007



Olá! Depois de meses sem atualizar meu blog eu retorno para escrever minha JEXTROSPECTIVA 2007 contando os principais fatos que me ocorreram neste ano. Destaquei apenas os mais importantes ou os que considerei relevantes. Este foi um ano bem melhor que 2006. Foi o ano das viagens, novos amigos, namoros virtuais, namoros reais e de muito trabalho. Ainda não foi como eu queria, mas nem tudo acontece da forma como queremos. O importante é que coloquei muitos projetos em andamento e estou pronto para entrar em 2008 com muita garra e vontade de me envolver em tudo que estiver ao meu alcance. Ao ler alguns momentos que vivi neste ano muitas pessoas se surpreenderão porque algumas coisas que me aconteceram pouca gente sabe. Então vamos aos fatos:




JANEIRO - Meus parentes de Brasília vieram passar duas semanas em minha casa. A casa lotou. De três pessoas subiu para quinze. - Fui ao litoral piauiense com eles. Foram dias de alegria e muito calor. Eles sofreram muito com o sol do Piauí e, provavelmente, não voltarão tão cedo à nossa cidade. Reclamaram muito disso, mas amaram nossas praias e nossas belezas naturais.- Aconteceu as formaturas das minhas primas Amélia Andréa(Psicologia) e Márcia Adriana(Serviço Social) - Comecei minhas sessões de terapia com a Dra. Ana Cristina. Iniciei o ano depressivo por conta da falta de emprego e das dívidas acumuladas do ano anterior. Eu estava muito mal mesmo. A partir de então comecei também a participar de vivências com um grupo de pessoas na mesma condição. Todas as quartas-feiras do mês durante todo o ano eu participei deste grupo e mudei da água pro vinho. Foi uma das melhores coisas que me aconteceu neste ano. - Dei palestras no colégio Sapiens para professores e diretores e em Demerval Lobão para professores pelo INET. - Fico sabendo do I Festjogos que irá acontecer em Balneário Camboriu – SC.







FEVEREIRO - Meu carnaval diferentemente dos dois últimos anos que foi na folia da cidade de Codó dessa vez foi num retiro espiritual. Fui apresentador pela segunda vez do EMEPI (Encontro das Mocidades Espíritas do Piauí). Foi tudo de bom e deu pra dar uma boa renovada. O evento aconteceu no auditório do CEFET-PI durante 4 dias.










MARÇO - Os trabalhos começaram a aparecer. Começo a integrar a equipe da Star Consultoria(uma empresa que trabalha com cursos de capacitações para jovens que desejam ingressar no mercado de trabalho) - A revista VEJA em sua matéria de capa fala do fenômeno O SEGREDO. O Filme e o livro “The Secret” tornam se febre em todo o mundo. Eu começo a me interessar pelo assunto e começo a aplicá-lo em minha vida. Muitas coisas começam a acontecer a partir de então. Coincidências ou não só sei que muita coisa mudou. Mas eu já o aplicava em minha vida há muito tempo só não sabia que houvesse bibliografia sobre o assunto.- Sou chamado para compor a caravana do Sebrae Intinerante e começo a viajar pelo interior piauiense. A primeira cidade foi Luzilândia. Passamos 5 dias. Eu dei palestras e cursos de empreendedorismo, relações humanas, atendimento ao cliente e motivação. E esses foram os temas que trabalhei durante todo o ano pelo Sebrae. - Pelo orkut encontro uma pessoa que me faz muito feliz e resolvo iniciar um namoro virtual. Tentei manter um relacionamento por mais tempo, mas a distância e outros contratempos impossibilitou que não passasse de dois meses. Mesmo assim foi vivido com intensidade e até hoje somos muito amigos e continuamos mantendo contatos. Espero ainda visitá-la em Fortaleza em 2008. Pelo menos aprendi que namoro a distância é meio complicado. Tem que ter muita resignação e paciência. Infelizmente, eu nao tive. Mas aprendi demais com minha neguinha(k5) ela sabe o q significa k5k5k5k5k5k5











ABRIL - Faço o teste do SENAC para instrutor e sou aprovado em primeiro lugar. - Viajo com o Sebrae para as cidades de Elesbão Veloso e Barro Duro com as mesmas palestras e cursos. - Por ter passado no SENAC recebo como presente a inscrição do Festjogos da coordenadora do evento, Edna Paiva de Recife. Ela se sensibilizou por ter me enviado textos para estudar para o teste do SENAC e como eu estudei com afinco e tive êxito ela também ficou muito feliz e me deu a inscrição. Até então eu não tinha a mínima condição de viajar ao sul do País porque não tinha grana suficiente para efetivar a viagem. Mas como eu já conhecia o “The Secret” comecei a operar para que tal coisa pudesse acontecer.











MAIO - Sou chamado para palestrar em escolas com o tema “Pais e filhos” com o foco no relacionamento mãe x filho. - Todos os fins de semana tenho aulas em escolas públicas diversas de Teresina pela Star Consultoria. Este ano eu conheci minha cidade de verdade. Nossa, eu não imaginava que Teresina cresceu tanto.- Ganhei de presente a passagem de ida para Camboriu-SC. Meu primo Maynard de Brasília tinha uma cortesia e resolveu me presentear por ser um desejo muito grande meu de participar do Festjogos em Santa Catarina. Agora só faltava a volta, hospedagem e alimentação.











JUNHO - Com a ajuda da mãe, avó e das promoções da época consigo realizar o sonho de ir ao sul participar do evento que reuniria vários consultores de RH de todo o Brasil. - Conheci amigos através do orkut que também iriam para o Festjogos e eles foram fundamentais para a hospedagem em Camboriu. - Dia 10 de junho viajo para Brasília. Fico na casa de parentes passeando e visitando outros lugares interessantes. Dia 12 sigo pra Camboriu com escala em São Paulo. Foi uma correria a viagem porque foi exatamente no período em que os vôos estavam todos com atraso. Em Brasília fiquei 5 horas esperando meu vôo decolar. Em São Paulo cheguei em cima da hora para pegar o vôo para Navegantes. Quase que perco. Meu nome era anunciado no aeroporto de Cumbica o tempo todo porque senão eu perderia o vôo. Nunca corri tanto. Foi saindo de um avião e correndo aquele aeroporto todo procurando para embarca no outro.- No avião a caminho de Navegantes – SC conheço algumas garotas que foram fundamentais para a minha primeira noite naquela cidade. Quando eu cheguei no aeroporto não tinha ninguém me esperando como combinado até porque os vôos tinham atrasados. Fiquei desnorteado sem saber pra onde ir até porque a cidade pra onde eu ia ficava a uns 30km do aeroporto. Se não fosse pelas amigas que conheci no vôo eu teria que ter dormido dentro do aeroporto porque o táxi cobrava R$ 100,00 no trajeto Navegantes – Camboriu e eu tinha levado pouco dinheiro para hospedagem, alimentação e outras despesas. Então os pais dessa garota a pedido delas me levaram para um hotelzinho bacana e não muito caro para que eu pudesse me acomodar até o dia seguinte. - No dia 13 de junho depois de alguns contatos fui para o hotel no Centro de Camboriu com frente a praia. Eu não conseguia acreditar de estar num lugar tão bacana gastando tão pouco. Ao entrar no hotel cheguei a ficar emocionado porque mais uma vez o poder do “The Secret”, ou seja, o poder da mente realmente funciona. - Por volta do meio-dia conheci minhas amigas virtuais Andréa e Vanessa que dividiriam o apartamento comigo. Foram seis dias de pura emoção. Dias inesquecíveis que ficarão para sempre em minha memória. Eu nunca chorei e sorri tanto em minha vida. - Em nosso apartamento também ficou uma pessoa de Aracaju(Fábio), de Curitiba (Sandra) e do Rio de Janeiro(Henriette). Esses dois nos divertiram tanto. Ele é um humorista muito famoso em Sergipe e ela é uma professora de Educação Física hiper elétrica. Nunca vi igual.
- Aprendi várias técnicas novas de dinâmicas e aumentei bastante minha rede de contatos. Fiquei muito emocionado com tudo que vivi no Balneário Camboriu durante o Festjogos. Foi um evento que marcou minha vida neste ano de 2007.
- Meus novos amigos do apartamento resolvem criar uma empresa (Sexto Sentido) para trabalharmos com desenvolvimento de pessoa em Aracaju-SE.
- Ao chegar da minha excursão pelo sul sou convidado a apresentar a Semana Noêmia Varella na Universidade Federal do Piauí. O evento durou uma semana e todos os dias tinham palestrantes, oficinas e cursos para pessoas de todo o Brasil que participavam da semana.
- A última semana do mês de junho viajo para Batalha pelo SEBRAE Itinerante. Ministrei algumas palestras e cursos lá também. Essa viagem foi um sucesso também. Muita coisa boa aconteceu inclusive o convite para outras palestras particulares.

JULHO
- A convite do SEBRAE vou para o litoral participar do programa SEBRAE Itinerante de férias. São 15 dias nas cidades de Luís Correia e Parnaíba onde além do trabalho aproveitei para dar uma volta no Correfolia e tomar banho de mar todas as noites que era o único horário que eu estava livre.
- Quando retorno participo da primeira etapa do curso para monitores e instrutores do SEBRAE.

AGOSTO
- Inicio minhas atividades no SENAC. Começo com 3 turmas do Aprendiz.
- A coordenação gostou do meu trabalho e depois disso peguei mais 9 cursos.
- No Senac trabalhei as disciplinas de Qualidade no Atendimento, Qualidade na prestação de serviços, Relações Humanas, Ética e trabalho, Educação Ambiental dentre outras.
- Participo da II etapa do curso para instrutores do SEBRAE.

SETEMBRO
- Dou aula de introdução (qualidade na prestação de serviço) no SENAC para cursos de jardinagem, iluminação, decoração de interiores dentre outras.
- Nesses cursos conheço alunos maravilhosos que me abrem as portas para outras oportunidades de trabalho.
- Minha aluna.Rossana do curso de jardinagem me convida para palestrar em sua empresa de pizzas para suas colaboradoras.
- Após uma conversa pelo msn vejo que o projeto da Sexto Sentido de Aracaju foi pelo ralo. Ficou para um futuro bem distante.
- Viajo para a cidade de Altos durante 4 finais de semana ministrando cursos pela Star Consultoria. Foi um sucesso. Aulas com mais de 200 alunos no auditório da prefeitura municipal da cidade.

OUTUBRO
- A palestra que dei na empresa de pizzas Terelina repercutiu e por esse motivo fui convidado a participar de um evento que a empresa realiza todos os anos: ENCOLINA – Encontro de Colaboradores da Terelina. O evento aconteceu em São Luís no feriado de N.Senhora Aparecida.
- Fiquei responsável pelas dinâmicas e vivências da viagem e pude conhecer melhor todos os colaboradores da empresa de Teresina e de São Luís.
- Ficamos hospedados no SESC durante 3 dias e aproveitamos cada instante das delícias culturais e gastronômicas da capital maranhense.
- Pude conhecer também a fábrica de trigo “Rosa Branca”. Foi muito interessante o passeio. Aprendi bastante.
- Dei aula de Relações Humanas no SENAC num dos cursos que mais me emocionou. Conheci pessoas maravilhosas das quais tenho contato até hoje.


NOVEMBRO
- Sou convidado a ministrar curso pela Pós-Excelência para alunos do curso de Gestão de Pessoas da faculdade IEST. Dou aula de Desenvolvimento de Equipes.
- Continuo todos os fins de semana dando aula pela STAR consultoria nos bairros de Teresina.
- Relembro meus tempos de Jexmensagens fazendo uma homenagem ao vivo no aniversário de D. Rossana (proprietária da Terelina)
- Inicio minha segunda pós-graduação. Dessa vez na área de Marketing e Vendas na CESVALE.

DEZEMBRO
- Dou aula pela Star até o dia 22 de dezembro. Finalizo as atividades da empresa em Teresina e na cidade de Timon – MA. Durante todo o ano fui o responsável pelas aulas de fechamento dos cursos por ser um dos professores mais dinâmicos e que não deixava a galera dormir nas tardes dos sábados.
- Viajo para a cidade de Codó – MA juntamente com minha prima Amelinha (psicóloga) Ela arrumou um trabalho lá e não conhecia nada da cidade. Eu fui para mostrar porque já morei lá dois anos na época que era professor substituto da Escola Agrotécnica Federal daquela cidade.
- Sou convidado a dar aulas particulares de oratória para alguns candidatos da eleição de 2008.
- Faço o teste do Instituto Dom Barreto e passo nas duas primeiras fases.
- Recebo o convite que mais me deixou feliz no ano todo: apresentar o aniversário de 50 anos do Armazém Paraíba. Festa no início do ano que será feita para quase 10 mil pessoas incluindo todos os funcionários do grupo Claudino e personalidades de todo o Brasil. Uma responsabilidade e tanto.
- Fecho o ano com um saldo positivo. Foi bem melhor que 2006 e fiz muita coisa que sempre tive vontade de fazer. Agora que venha 2008 porque o que está nos meus planos quero poder cumprir tudo. Espero que tudo dê certo.

Obrigado meu Deus por mais uma missão cumprida. Estou satisfeito com as graças alcançadas neste ano e espero começar 2008 de bem com a vida. Obrigado, muito obrigado! Amém!

No comments: