Friday, June 05, 2009

A inveja no ambiente de trabalho - você já sofreu com isso?

Inveja no ambiente de trabalho - você já sofreu com isso?

Fotos:Google A inveja dos outros só comprovam muito mais o seu sucesso

A inveja dos outros só comprovam muito mais o seu sucesso

Para aprofundar este assunto escolhi hoje um texto do consultor Alexandre Freire e um vídeo de Max Gehringer sobre a inveja no ambiente de trabalho. Muitos trabalhadores já vivenciaram situação como essa. Particularmente, sempre procurei fazer um bom trabalho e algumas vezes fui alvo de invejosos. Também já vi pessoas que não tem competência para brilhar por conta própria alvejar colegas com fofocas, boatos maldosos e mentirosos.


Este sentimento da inveja se caracteriza quando uma pessoa começa a sentir raiva por não poder ser igual a você e ver que ela tem se destacado menos do que gostaria. O céu está para todos e quem quiser pode brilhar com seu talento e sua capacidade. Infelizmente, alguns só pensam em brilhar se puderem ofuscar a luz do outro fazendo algum tipo de maldade.


Não há saúde que resista a bombardeios intensos, frequentes e velados com a intenção consciente ou inconsciente de destruir. Algumas pessoas chegam a adoecer, perder o gosto pela empresa, pelo trabalho, pela vida. Agora é interessante lembrar que isso só ocorre quando sua carreira está crescendo, seu projeto está dando certo, sua competência está visível.


Invejosos quase não têm amigos, pois não sabem amar. Em anos de trabalho percebi que algumas profissões despertam mais inveja do que outras e quando isso ocorre o trabalho se torna uma tortura porque o invejoso faz de tudo para te prejudicar.


Alguns colaboradores procuram uma oportunidade para diminuir o trabalho do colega e por mais que o seu trabalho seja bem feito ele não vai elogiá-lo e nem parabenizá-lo pelo seu serviço. Se o fazem não usam da sinceridade. Mas não tema os invejosos. Deixa eles se incomodar e continuar sendo mero espectadores. Continue realizando o seu trabalho da melhor forma possível e deseje vida longa a eles para que possam continuar assistindo o seu sucesso.
Boa sexta-feira!


Jefferson Xavier – Jex


Vamos as dicas dos consultores:

Inveja no Trabalho

Por Alexandre Freire

Você já presenciou algum ato hostil em função do sentimento de inveja no trabalho? Possivelmente sim. Mas antes de falarmos sobre esta praga humana, primeiro precisamos definir o que significa inveja. Inveja é o sentimento de desgosto pela prosperidade ou alegria do outro, o desejo de possuir aquilo que o outro possui; cobiçar as coisas alheias. Veja que não mencionei a palavra ciúmes. A palavra ciúme significa ter zelo pelo outro ou por alguma coisa ou lugar.

Que diferença faz então em nossas vidas? Se você teve ciúmes da promoção que um colega de trabalho recebeu, não fique com a consciência pesada. Lembre-se que você também queria esta mesma promoção, você acreditava que merecia e que este era o momento. Ou seja, você tinha zelo pela condição que lhe daria uma promoção na empresa.


Porém, se você teve um sentimento de inveja, saiba que não foi pela promoção do colega, mas você teve foi um sentimento de desgosto pela alegria e prosperidade que ela causou ao seu colega. Você preferiria que a promoção nem viesse pra você, desde que não fosse para esta pessoa. A inveja é direcionada às pessoas, o ciúme é direcionado às coisas.

Lembra-se de quando você perdeu aquele torneio de futebol na época de criança. Você presenciou a entrega da medalha para o outro time e ficou pensando: Puxa, como eu queria estar ali. Este sentimento é de ciúmes. Você não mirou na pessoa que recebeu a medalha, você direcionou seu desejo para a medalha em si, na satisfação pessoal que a condição de campeão lhe traria.


Por exemplo: Aos 17 anos de idade, Pelé já era campeão mundial. Maradona, nesta idade, foi substituído por Menotti. Aos 21, Pelé já tinha alcançado a marca de 500 gols. Maradona aos 21 joga uma copa sem brilho e acaba expulso por entrada violenta contra um jogador brasileiro. Aos 26 anos de idade, Pelé é considerado o rei do futebol durante a copa na Inglaterra. Com a mesma idade, Maradona foi considerado o melhor jogador do mundial da Inglaterra fazendo um famoso gol de mão.

Pelé faz 30 anos e se torna tri campeão mundial no México. Maradona quando chega à mesma idade, é expulso do futebol italiano por uso de drogas. Quando Pelé chegou aos 34 anos de idade, foi para os Estados Unidos para lançar definitivamente o futebol nos gramados sintéticos daquele país. Já Maradona por sua vez, quando chegou aos 34, foi pego no antidoping por uso de drogas e expulso do mundial de 94 dos EUA. Por ironia do destino, no mesmo país em que Pelé se consagrou como o principal responsável pelo crescimento deste esporte.


Observe que todas as vezes que Maradona fala de Pelé, a intenção é de desqualificá-lo. Maradona sempre fala com desdém de Pelé, ataca-o até no nível pessoal. O que então ele sente por Pelé? Inveja. Isto mesmo. Maradona sente desgosto pela prosperidade de Pelé, e nunca esconde seu desejo de possuir aquilo que o rei possui. Por isso Maradona está sempre doente. Não acredite no dizer: A inveja mata. Nada disso. Inveja não mata. Inveja adoece o coração e a mente humana.


Se você tem alguém no trabalho com inveja de você, então revide com amor, atenção e carinho. O amor amansa o coração, a atenção transmite importância para o outro e o carinho cura os maus pensamentos humanos.

Alexandre Freire é Consultor Sênior do Instituto MVC; Professor da Fundação Getúlio Vargas; Autor de vários livros e vídeos na área de Performance Gerencial

E o que disse Max Gehringer no quadro "Emprego de A a Z: Inveja no Trabalho" transmitido pelo Fantástico da Rede Globo.

No comments: