Friday, July 20, 2007

Feliz dia da amizade

Ter um amigo é ter um tesouro único. É sentirmo-nos ricos quando não temos dinheiro. É saber que temos alguém que pensa no nosso bem. É descobrirmos que não nos orientamos no mundo às escuras, mas com um amparo. Os verdadeiros amigos são aqueles que surgem a correr nos bons momentos, e que o fazem também nos momentos tristes para nos ampararem.
Quem não se sente mais seguro na vida com a certeza de uma bela amizade? Que ser frio e repugnante pode afirmar «não quero ter amigos?». Momentos há em que temos necessidade de estar sós. De conversarmos conosco. É normal que isso se passe com o ser humano. Porém, isso só pode acontecer com a certeza que temos um amigo que nos possa ouvir quando necessitarmos. Que esteja à distância de um telefonema, ou de uma mesa de café.
A certeza de que se tem um amigo surge quando a comunicação é espontânea. Quando o que um vai dizer é dito antes do tempo pelo outro.
Algures nesse maravilhoso livro que é a Bíblia (uma das minhas leituras de cabeceira), mais precisamente na parte do Eclesiástico, estão ensinamentos sobre a amizade. Aí encontra-se a descrição dos vários tipos de amigos, e há uma parte que nos fascina e julgamos que muito actual está: Dá-te bem com muitos, mas escolhe para conselheiro um entre mil. Se queres ter um amigo adquire-o depois de o teres provado.
Esta última frase é uma exortação ao saber escolher os verdadeiros amigos. De fato, muitos falsos rondam-nos, tentando a nossa confiança ganhar para mais tarde nos atraiçoarem. É preciso ter cuidado com eles. Mas se soubermos ganhar um verdadiero amigo, teremos um tesouro para toda a vida.
Nos tempos actuais é difícil encontrar verdadeiros amigos. Muito normal é vermos grupos de pessoas muito unidas, ou mesmo duos de amigos que estão muito juntos e não se separam. Mas passado algum tempo vêmo-los separados, sem se cumprimentarem quando cruzam. O que terá acontecido? Apenas não souberam valorizar a amizade, ou não descobriram o que é um amigo. Muitas desilusões acontecem por isso. Conosco já aconteceu descobrirmos quem nos atraiçoasse, mas também quem se afastasse sem sabermos bem porquê? Teremos tido culpa? Não resultou a amizade? Talvez a culpa seja nossa. Mas o importante é que não estamos sozinhos, pois um entre mil existe.

1 comment:

Blog do Atelier da Jô said...

FELIZ DIA DA AMIZADE! Antes tarde do que nunca,rs.
"Se queres ter um amigo adquire-o depois de o teres provado."
Fiz isso muitas vezes sem nem dar por isso e não me arrependo,por causa destas e outras tenho poucos mas muito bons amigos.
É como digo: não devemos ficar agarrados a pessoas que nos prejudicam, quanto mais cedo soltá-las menor será o sofrimento, e mais rápida será a cura.
Agarra-te ao teu amigo de verdade.