Monday, July 23, 2007

SEBRAE Itinerante no Piauí



O Sebrae do Piauí saiu na frente e há mais de quatro anos vem desenvolvendo um trabalho nos bairros e cidades do interior do Estado levando informações, oficinas e palestras para a população que não tem acesso a esses serviços.
São milhares de pessoas que já foram beneficiadas e que a partir da experiência com os voluntários e palestrantes passaram a ter uma idéia de empreendedorismo e como manter um negócio próprio. Além das palestras, recebem também informações através de cursos e consultoria sobre atendimento ao cliente, relações humanas, a importância da contabilidade no empreendimento, a importância da legalização do empreendimento, perfil de negócios do segmento de turismo, como elaborar um plano de negócio dentre outros.
Neste mês de julho a cidade de Luís Correia, no litoral norte do Estado, recebeu a caravana do Itinerante Turismo e resolveu unir num só espaço, informações sobre o potencial piauiense nos setores de turismo, artesanato local, cultura e as formas de preservação e aproveitamento econômico desse potencial nos pólos de Teresina, Delta do Parnaíba, Parque Nacional Serra da Capivara e Parque Nacional de Sete Cidades.
A comunidade daquela cidade teve a oportunidade de participar de oficinas vivas de bordados de pedrarias, bordados diversos, criatividade com as garrafas pet, bijouteria, confecções de bolsas moda praia, biojóias, confecção de bonecas, trançados e cestarias e rendas.
Essa parceria é feita entre o Sebrae, Conselho Regional de Contabilidade, Banco do Nordeste, M. Dias Branco, produtos Sora e a prefeitura municipal onde o Sebrae entra com os profissionais voluntários e a prefeitura arca com as despesas com hospedagem, alimentação e material para realização das oficinas.
Segundo a gestora do projeto no Piauí, Aldeídes Pontes, o Sebrae Itinerante já teve vários casos de sucesso em várias cidades do Estado e também na capital. Na cidade de Acauã, por exemplo, um jovem rapaz montou sua panificadora logo após as oficinas que recebeu e a cada dia vem aumentando sua clientela com uma variedade de produtos. Um outro caso muito interessante foi a de uma jovem da cidade de Batalha que está confeccionando bolsas e bonecas de pano e exportando para várias cidades do Estado e também para fora do Piauí. Ainda, segundo a gestora, esses são apenas dois exemplos dos vários casos que obtiveram êxito ao longo da implantação do projeto. Isso mostra que o objetivo vem sendo alcançado e que novos empreendedores estão surgindo proporcionando o desenvolvimento do comércio, aumento das rendas nas famílias e a oportunidade de mudarem de vida.
O gerente de Carteira de Projetos, Raimundo Gilson de Vasconcelos, acrescentou que o foco do Sebrae Itinerante Turismo é engajar as comunidades, lideranças, empresários e turistas no desenvolvimento sustentável do turismo nessas regiões.
Uma das voluntárias, Maria Teixeira, que ministra oficinas de criatividade com garrafas pets e sorvetes caseiros atesta que ela própria já cresceu bastante nos quatro anos que acompanha o Itinerante e que está sempre procurando levar novidades para a população em geral. “Eu sou grata por esta oportunidade no Itinerante porque cresci como pessoa, faço novas amizades e contribuo para o desenvolvimento de cada comunidade que visito”, afirma Teixeira. Além dela há também o exemplo de sucesso de outros voluntários que hoje se tornaram donos do seu próprio negócio provando mais uma vez que quando há empenho e engajamento todos saem ganhando, o Sebrae, o voluntário e o novo empreendedor.

Jefferson Xavier
Instrutor e palestrante SEBRAE/PI
jexmen10@yahoo.com.br

No comments: