Friday, October 26, 2007

Encolina - Um Exemplo de Sucesso!

Faz pouco mais de dez dias que participei em São Luís de um encontro de colaboradores de uma empresa fabricante de massas de pizzas no Piauí. Fui convidado por ter sido professor da proprietária no SENAC. Então, fui para animar e fazer dinâmicas em grupos com os funcionários de Teresina, São Luís e de Petrolina.

Foi uma viagem com muitos aprendizados porque pude sentir na prática o que significa uma empresa que investe na qualidade de vida dos seus funcionários. Foi sensacional. Voltei imensamente rico de conhecimentos e, principalmente, de novas amizades.
A viagem de ida foi tranqüila. Chegamos na capital maranhense bem cedinho, na manhã do feriado de Nossa Senhora Aparecida. Tomamos café num restaurante no centro cultural daquela cidade. De imediato sentir que teríamos três dias de boa convivência. Realmente, essa percepção se confirmou ao longo dos dias do encontro.
Logo após o café fomos para o hotel do evento para o II Encolina (Encontro de Colaboradores da Terelina). Para quem não sabe, Terelina é o nome da empresa que fabrica massas de pizzas. A proprietária, Rossana, fez a abertura muito emocionada e falou da coragem em fazer um encontro fora da cidade sede de sua empresa. Eu a parabenizei pela atitude em levar seus colaboradores a viajar para um outro local e conhecer uma nova cultura. Isso, na verdade, foi de menos importância. O que de fato importa nesses encontros é a possibilidade de interação, motivação, diversão, reconhecimento, aproximação entre os funcionários, enfim, tudo isso que agrega valor à em
presa e aumenta sua capacidade de crescimento.

Um colaborador bem tratado rende mais. Trabalha com prazer e faz questão de contribuir para o desenvolvimento da sua equipe. Ele se sente valorizado e reconhecido pelo esforço de cada dia. Foi isso que sentir nos três dias que estive com o pessoal da Terelina. Eles trabalham como se estivessem numa grande família como, de fato, é.
Isso é uma vantagem com relação a outras empresas que não se preocupam com seus funcionários e muito menos reconhecem que os clientes internos são também peças essenciais para o sucesso de um negócio.

No Encontro que se sucedeu durante toda aquela sexta-feira houve palestras, dinâmicas, apresentação de um filme(Feitiço do tempo) para reflexão e nem precisa dizer que teve um resultado positivo. A felicidade durante todo o evento era percebida nos gestos, nos olhares, nas palavras e no sentimento de cada participante.
A noite seguiu com um jantar e com uma visita a um dos cartões postais de São Luís: Lago do Jansen. No sábado, fomos visitar a fábrica de farinha de trigo Rosa Branca. Nem eu imaginava que encontraria uma fábrica de alta tecnologia e com equipamentos tão avançados. É uma engrenagem tão louca que surpreende qualquer novo visitante. Almoçamos por lá e seguimos viagem para o hotel do SESC, muito bom por sinal. O resto do dia foi na piscina brincando e nos divertindo muito.

No período noturno fomos conhecer a parte cultural no REVIVER. Ele fica localizado na parte antiga de São Luís. É lá onde se encontra a maioria dos turistas e pessoas que gostam de uma boa música, papear com os amigos e tomar uma cervejinha. Tiramos centenas de fotos para registrar aquele momento único e especial. Foi uma noite aconchegante e inesquecível.

Já no domingo o nosso compromisso era na praia do Calhau. A empresa Terelina conseguiu unir o útil ao agradável. Preocupada com o meio ambiente confeccionou saquinhos de lixo para veículos com sua marca. Os funcionários foram divididos em várias equipes para distribuir os saquinhos para os visitantes daquele domingo ensolarado. Enquanto falávamos sobre os cuidados que devemos ter com o meio ambiente aproveitávamos também para fazer a propaganda da marca da empresa. Neste momento, encontrei vários conterrâneos e outras pessoas que conhecem a qualidade dos produtos Terelina.

E para finalizar com chave de ouro almoçamos numa churrascaria de primeira linha. Comida de qualidade, ótimo sabor e com um atendimento excelente. Infelizmente, como já programado tínhamos que partir de volta para Teresina e apenas relembrar cada momento vivido na capital maranhense.
Tudo isso vivido graças a ousadia de quem sabe empreender de verdade. Pessoas que estão interessadas em crescer, mas, antes de tudo, que apostam num tipo de investimento que dá retorno: reconhecimento dos colaboradores. Isso é primordial para empresas que desejam ter sucesso e que almejam manter-se nesse mercado de trabalho tão concorrido.
Parabéns Terelina e mais uma vez o meu muito obrigado pelo convite de estar presente neste encontro. Tudo que presenciei e aprendi não tem preço. Valeu por tudo e até uma próxima oportunidade.


Jefferson Xavier Meneses
Consultor Organizacional

1 comment:

Blog do Atelier da Jô said...

QUE GALERA BOA HEIM!!!