Friday, August 08, 2008

8 do 8 do 8 = profissional nota 1000


Hoje, sexta-feira, existe a coincidência do dia, mês e ano terminar com 8. Ao verificar esse fato lembrei de uma situação vivida no período do ensino médio. Um professor de Matemática costumava em suas aulas formular questões de raciocínio lógico, charadas e pegadinhas para nos deixar atentos às suas explicações. Ele fugia um pouco do conteúdo, mas, ao mesmo tempo nos ensinava brincando. Matemática não era o meu forte, no entanto confesso que as aulas daquele professor sempre me fascinavam pela criatividade, inovação em sair da mesmice dos demais professores e pela interatividade que ele tinha com todos os alunos.

Agora é sua vez de tentar descobrir essa charadinha. Como se faz para colocar 8 números 8 que somados o resultado seja igual a 1.000. Tínhamos um tempo de 5 a 10 minutos para conseguir colocar o numeral 8 oito vezes e encontrar a solução pedida.

Era uma correria porque, geralmente, quem conseguisse a resposta correta ganhava um meio pontinho na avaliação mensal. Era uma disputa, um quebra-cabeça que nos deixava literalmente com dores de cabeça. Mas, era ao mesmo tempo divertido e aula ganhava um ritmo como nenhuma outra. Ninguém perdia a aula do professor Alexandre.

Dentre as diversas situações vividas em suas aulas recordo-me bem de uma em que uma colega de classe saiu da sala dizendo que ia ao banheiro, mas, na verdade tinha ido procurar a solução de um dos problemas solicitados por este professor. Pouco tempo depois a aluna entra na sala e diz que tinha a resposta. O professor achou incrível porque em todos os seus anos de licenciatura jamais um aluno havia conseguido tal feito tão rapidamente. Como ele sabia que não era possível aquela aluna obter tal resposta em tão pouco tempo pediu que ela comentasse como havia chegado a tal conclusão. A coitada se enrolou toda e, de fato, provou que não tinha sido ela quem havia feito o tal problema.

O professor passou um sermão nela e em todos nós sobre a importância da ética no dia-a-dia. Essa aluna ficou vermelha de vergonha, mas reconheceu o seu erro. Foi humilde e verdadeira em dizer que para achar a resposta recorreu a artifícios que não eram os corretos. Essa foi apenas uma das dezenas de lições que aquele professor inesquecível nos passava através de simples brincadeiras. Ele ensinava a racionalidade dos números, a matemática que seríamos cobrados nos vestibulares e concursos da vida. Mas, antes de tudo, ele nos ensinava a matemática da vida em que devíamos somar alegrias e os bons momentos. Ensinava que devíamos diminuir tristezas, angústias, intolerância, mentira, inveja, falsidade. Que as amizades, a ética e bom relacionamento deviam ser multiplicados. E que os problemas, a vontade de compartilhar com o outro deviam sempre ser divididos. Esse era o professor que fazia e que fez a diferença entre tantos jovens que passaram em suas mãos. Sinto muito falta de professores assim hoje em dia. Profissionais mais humanizados que fujam da parte técnica, da mecanização, da sua rotina diária e que adentre no mundo das emoções e no coração de cada um.

Você deve está se perguntando como se faz para somar o número oito 8 vezes para dar mil. A solução é bem simples. É apenas saber a maneira correta de colocar os números no papel. Primeiramente, é preciso lembrar que o número 8 multiplicado 5 vezes dará um número com final zero. Na próxima sexta-feira eu dou a resposta correta.

Que esta reflexão sirva para que mais educadores e profissionais de todas as áreas possam ser nota 1.000 no coração de todos aqueles que encontrar. Fuja da rotina e busque inovações. O resultado é sempre compensador.

Boa sorte e sucesso em sua carreira.


Jefferson Xavier – Jex

Consultor organizacional

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