Wednesday, October 11, 2006

Foi sem querer querendo

Todo mundo deve conhecer essa expressão que ficou popularizada no personagem Chaves que há décadas está na TV passando no SBT. “Foi sem querer querendo” é quando alguém comete algo sem intenção de magoar mas ao mesmo tempo fica subtendido que houve sim esta intenção por conta de outros fatores. Acredito que essa frase me caiu muito bem semanas atrás.

Na verdade, eu não tinha intenção de ferir ninguém mas acabei perdendo o controle. E quem ainda nunca perdeu o controle na vida que atire a primeira pedra. Sou conhecedor de que irritação não resolve problema como de fato só piora a situação. Então, em situações conflituosas é interessante manter a calma e pensar antes de agir.

Eu já vivi os dois lados disso. Na maioria das vezes me segurei e não explodir para não causar maiores problemas mas já cometi atos que também acabaram prejudicando a minha reputação perante meus amigos. Mas vamos entender o porquê que reagir desfavoravelmente perante os conceitos que prego de disciplina, paz e amor.

Certo dia eu estava atendendo uma ligação particular quando um amigo entrou no meu quarto. Eu falei que não podia atendê-lo no momento porque estava numa ligação muito importante. Ele saiu e pouco tempo retornou. Só que eu ainda continuava no telefone. Pedi para que voltasse outro momento. Ele insistiu que iria ficar ali e queria assistir TV no meu quarto. A minha conversa era confidencial e eu naquele momento sentir-me sem nenhum tipo de privação dentro da minha própria casa. Falei uma, duas, três vezes e na quarta eu me descontrolei e mandei ele ir embora. Ele ficou muito chateado com minha reação e passou dias sem falar comigo. Eu fui na sua casa pedir desculpas para poder falarmos novamente. Apesar de ainda estar sentido ele me desculpou. Menos mal.

Recentemente, fui tentar resolver um problema de um outro amigo mas, infelizmente, não fiz a coisa certa. Eu o chamei a atenção na frente de outras pessoas. Isso, realmente, é muito feio. Pessoas educadas não fazem isso e eu confesso que fui muito grosseiro por ter agido assim. Mas vamos ao fato porque fiz isso. No mês de agosto um amigo meu de outra cidade esteve passeando aqui em Teresina e acabou deixando sua aliança de casamento com esse meu vizinho. Eu não sei bem o que rolou para que ele entregasse essa aliança para ele. Só sei que apenas dois meses depois foi que ele resolveu vir atrás do seu objeto pessoal. Como o meu vizinho já tinha dado um sumiço na aliança inventou uma história que esse anel estava comigo. Eu não estava em casa e quando recebi a ligação do meu amigo do Maranhão cobrando sua aliança claro que fiquei indignado. Ainda muito irritado eu não pensei duas vezes e no primeiro momento que encontrei esse meu vizinho fui tirar satisfações a respeito dessa história. Foi aí que eu errei. Se eu tivesse lhe chamado em particular talvez a coisa não tivesse tido o desfecho que teve. Por pouco eu não apanhei no meio da rua e se eu não tivesse reconhecido meu erro ainda no transcorrer da situação talvez teria acontecido coisa pior. Embora tenha pedido desculpas pelo ato que cometi já era tarde demais. Outras pessoas que viram o que fiz me condenaram. Até hoje estão estremecidas comigo e, praticamente, a nossa amizade nunca mais será a mesma.
Então, analisando, esses fatos fica provado mais uma vez que a irritação, a ignorância, o nervosismo exacerbado, a altivez na fala, a perca da paciência nada consegue resolver os problemas. Muito pelo contrário, isso só piora e pode ter conseqüências catastróficas. Em outros momentos eu já conseguir escapar da morte durante uns assaltos porque conseguir manter o equilíbrio mas como mesmo fala o Chaves “foi sem querer querendo” que cometi isso dessa vez. Eu não tive intenção de magoá-los mas ao mesmo tempo agir apenas pelas situações. Pena que tentei solucionar os problemas da pior maneira mas, com isso aprendi uma bela lição: num próximo conflito vou pensar bem antes de falar ou de cometer qualquer ato.

Apesar de tudo, não duvido do poder da bondade, embora pareça que tudo está contra mim. Não vou me desesperar e vou dar tempo ao tempo. Só ele é capaz de curar feridas, sarar dores e amenizar os sofrimentos. Além do mais, confio em Deus e sei extrair o bem daquilo que me parece um mal. Então seguirei em frente com a confiança de que tudo isso serviu de aprendizado. E espero que isso não ocorra mais comigo e nem com ninguém que eu ame.

3 comments:

Anonymous said...

oi dhix, meu amigo 2 em 1... sei como esta sendo chata toda essa situação, ja me contaram o que aconteceu e mesmo a gente nao ter falado sobre isso pq nao tivemos oportunidades, saiba que eu estou do seu lado. Sei como é chato as pessoas pensarem que a gente fez algo sem termos feito, É HORRIVEL! Vc é uma pessoa muito especial, incapaz de prejudicar alguem dessa forma...as vezes perde a paciencia(como todo mundo, o que o diga EU)mas nada de anormal. Eu sempre te falei sobre amizades, que nem tudo o que parece é, e que os verdadeiros amigos a gente reconhece nas boas açoes...! Acho que com essa, vc aprendeu inclusive que nao se pode confiar tanto nas pessoas que só estao perto da gente nas "farras", esses sao os falsos amigos que só querem estar presentes quando precisam de algo nosso. POr isso que nossa amizade vem durando tantos anos, nos respeitamos, pq somos um pouco diferentes mas nos amamos pq temos muuuuuuito em comum tb; sabemos que temos liberdade um com o outro sem ferir ou interferir nas intimidades proprias um do outro. Somos amigos, e isso é uma grande presente na minha vida...mesmo qd estamos nao tao presentes fisicamente por causa dos nossos trabalhos, nossos pensamentos parecem interligados e sentimos e desejamos a presença um do outro. Lembro sempre de vc por que vc é um dos meus melhores amigos. Beijo de quem te ama muito. juc.

Anonymous said...

Jex, ainda bem q vc é um cara de força. Te admiro pra caramba kra e tenho vc como um grande exmplo.
Seja forte e tenha fé q vc vai superar tudo!
Renato Lopes

Moi said...

Olá Jex.
Aqui é a Raquel. Também fiz um blog! hehe
saiu agorinha do forno. :)
gosto muito dos seus textos.
Bjs