Monday, July 03, 2006

Jeitinho brasileiro de comemorar a derrota!



Bem, todo mundo já está cansado de ouvir sobre o fracasso da seleção brasileira nesta copa 2006. Já ouvimos de tudo: que o time não honrou a camisa, não jogou com garra e competência e que eles não deram o máximo de si para vencer mais um campeonato. Infelizmente, é verdade. Mas eu resolvi falar sobre os episódios da copa aqui na minha cidade a que tive acesso, mas, precisamente, sobre a reação das pessoas logo após aquele fatídico jogo de sábado contra a França.

É engraçado como as pessoas reagem de formas adversas. Alguns chegam ao extremo de cometer atos absurdos como se isso fosse resolver o problema da derrota. Outras se divertem à sua maneira particular.

Vejamos o que aconteceu com os vizinhos da minha mãe. Uma mulher logo após assistir ao jogo revoltada com o fracasso pegou seu aparelho de TV comprado para assistir a copa e atirou-o no chão. A irmã vendo aquela cena ridícula a chamou de louca. Foi pior porque como os ânimos estavam alterados naquele momento a situação ficou ainda mais crítica. As duas caíram no chão e foram aos tapas, unhadas e dentadas. Era puxa cabelo pra cá e puxa cabelo pra lá fazendo a alegria da vizinhança que adora ver um quebra-pau. Como se não bastasse os cunhados foram tentar apartar a confusão mas acabaram brigando entre si tornando o barraco ainda mais constrangedor. A baixaria já tomava proporções inimagináveis porque a família toda rolava no chão tudo por conta da perda da seleção. E para piorar um motoqueiro curioso que passava por ali foi ver o que estava se passando, só que acidentalmente acabou atropelando uma outra vizinha. O povo não sabia mais que fato acompanhava, se era a briga dos vizinhos ou a vítima do acidente. Tudo isso logo após o término do jogo. Que situação!

Um outro fato ocorrido no meu bairro. Um casal de namorados apostou o seguinte: se o Brasil não vencesse a copa o rapaz rasparia a cabeleira, se vestiria de drag queen e ainda colocaria um chapéu com chifres na cabeça. Não entendi o porquê do chapéu mas tudo bem. Ele acreditava piamente na vitória da seleção fato que todos sabem que não aconteceu. Promessa feita, promessa cumprida. Agora imaginem a cena desse pobre coitado desfilando em cima de um carro e dançando ao som da música “macho man”(rs) Foi muito engraçado pra não dizer bizarro.

Outros fatos como esses devem ter acontecido pelo País afora. Enquanto muitos derramaram lágrimas pela tristeza de ver o Brasil fora da copa outros encontraram o “jeitinho brasileiro” de se divertir e comemorar a derrota. Afinal de contas não adianta mais chorar pelo leite derramado. A vida continua. Eles ganhando ou perdendo tudo continuaria do mesmo jeito também. E, verdade seja dita, temos que aprender a perder também embora sabendo que a forma como fomos derrotados é que nos deixou atônitos naquele sábado. Eles (os jogadores) já estão com sua vida ganha e nós, coitados, temos que ralar muito ainda pra chegar a menos de 0,01% do que eles recebem anualmente. Portanto, vamos nos divertir com nossa maneira a la brasileira de viver a vida apesar dos pesares.

Se vocês souberem de outros fatos interessantes quanto estes mande e-mails para mim que farão parte do capítulo do meu livro. Os direitos autorais serão preservados e os nomes dos personagens serão omitidos para evitar maiores problemas.

Um abraço e até a próxima! Ah e vamos torcer pra Portugal. Tamu Nessa já que não tem Hexa! kkkkkkkkkk Viva Felipão!

5 comments:

Anonymous said...

Gostei demais de seu texto, você escreve muito bem, passa as idéias de forma clara.

Anonymous said...

Jex, pq vc num procura trablhar num jornal? Vc se expressa melhor q muitos jornalistas formados a facão. Engraçado q vc é artista e num tem quem diga q nunca se formou em jornalismo. deveria seguir esta carreira. Pq tu num faz minino? Dar tempo pq vc eh mto novim e talentoso.
Xerooos!

Anonymous said...

olá! Vamos ver se eu acertei dessa vez!
Sabe Jex eu ainda estou aprendendo essa tal tecnologia e as vezes apnho um bocado!
obg! pelo texto maravilhoso sobre o "Martins" é muito bom sabermos que estamos no caminho certo!
bjos
Dagmar

Anonymous said...

Que bom!
Acho que agora eu acertei!
bjos...

Anonymous said...

Oi tio jex!!! estou feliz por vc!!
um abraço do seu sobrinho preferido! eheheheheheheheh
te um dia.