Sunday, July 09, 2006

O grande desafio é inovar ter paciência


Olá amigos!

Como vocês reagiriam a uma conquista por ter conseguido emprego num mercado bastante competitivo? Com certeza com alegria e entusiasmo. Comigo não poderia ser diferente mas, pelo fato de eu estar há quase quatro meses em busca deste tão sonhado emprego a minha felicidade foi ainda maior.
Ontem a tarde eu dei uma repaginada em minha vida. Depois de trabalhar quatro anos em instituições bancárias e oito anos dando aula para alunos de ensino fundamental e médio resolvi este ano mudar o foco e partir para algo que me dar mais prazer: treinar pessoas para vencer. Serei consultor e assistente de Recursos Humanos de uma das maiores empresas de informática do Piauí.
Mas não foi fácil alcançar este objetivo. Tive que esperar com bastante paciência este dia chegar e encontrar alguma empresa que confiasse no meu trabalho. Perdi até o número de vezes que visitei empresas com o currículo de baixo do braço atrás de uma chance para mostrar o quanto gosto de trabalhar com pessoas. Por mais que tenha sido negado até mesmo uma chance para uma entrevista nunca perdi a esperança.
Depois de passar dois anos trabalhando como professor contratado de um órgão federal pude perceber a grande diferença que há entre as empresas públicas e privadas. No setor público por mais que você tente mostrar serviço, dificilmente, o seu trabalho é reconhecido por seus chefes. Há, na maioria das vezes, um GRUPO de pessoas trabalhando naquele determinado local quando, na verdade, deveria existir uma EQUIPE. E o que diferencia um do outro é exatamente a forma de trabalho, os resultados e o comprometimento dos que ali estão passando a maior parte de suas vidas.
Sei e acredito que será um grande desafio pra mim. Ontem na minha apresentação até comparei minha antiga profissão como professor de Arte com a função atual que irei exercer. Tudo se encaixa perfeitamente porque tanto uma quanto a outra devem ter sensibilidade, criatividade e inovação. Saber lidar com o ser humano não é uma tarefa das mais fáceis mas, se torna bastante compensadora quando você começa a enxergar os resultados. Como já vinha desenvolvendo, paralelamente, este trabalho de consultoria e treinamento com alguns alunos creio que minha missão será facilitada até porque o ambiente que encontrei nesta empresa é agradável, alegre e o que é melhor, as pessoas querem crescer. Pude perceber isso a partir dos sócios que querem ver seus funcionários cada vez mais produtivos, dispostos a vestir a camisa da empresa e com vontade de aprendizado.
Ontem, pude ver quantos talentos esta empresa tem. Eu resolvi fazer uma espécie de talk show para poder desinibir os mais tímidos, colocar os talentos pra fora e para também conhecer os novos colegas de trabalho da maneira mais feliz e gostosa da vida: trabalhar com prazer. A idéia não poderia ter sido melhor. Foi um sucesso e a recepção não poderia ter sido diferente.
Neste período em que fiquei parado ainda fiz alguns concursos públicos, todos sem êxito. Chegava bem perto de uma aprovação mas não conseguia o essencial que era passar. Aproveitei também para fazer cursos de aperfeiçoamentos na área de RH, viajar para descobrir novas culturas e, principalmente, conhecer e conversar com pessoas motivadoras. Dentre as quais eu destaco o professor Wagno em Natal que me deu muita força e incentivou que eu apostasse em outra profissão. Aqui em Teresina, tive o prazer de conhecer num simpósio a consultora e treinadora Edna de Recife. Sem sombra de dúvidas foi a pessoa que mais me apoiou e colaborou para a realização deste sonho. O meu muito obrigado a eles e aos demais que através de mensagens, recadinhos ou até mesmo pessoalmente fizeram com que eu não desistisse de sonhar e acreditar que dias melhores viriam.
Pra finalizar irei colocar a frase que iniciei minha apresentação na tarde de ontem que vale pra mim e pra vocês que sempre dão uma passadinha pelo meu blog em busca do que ando realizando aqui em Teresina. Espero ter sucesso e garanto a vocês que muitas histórias serão contadas aqui porque idéias não vão faltar. Obrigado a todos que acreditaram em mim e que acreditam que irei dar o melhor para ver a eficiência de toda a equipe.

Um Forte abraço,

Jefferson Xavier
“Alcançou o sucesso aquele que viveu bem , riu com freqüência e amou muito”
(Bessie Stanley)

1 comment:

Anonymous said...

Parabéns Jex, vc merce ser feliz. Vai dar tudo certo. Tudo q vc faz é bem feito. Vc vai provar pq eles naum te contrataram antes e vai chover de empresas atras do teu talento. E quando precisar conte comigo.
Eu sou a Elis do Simpósio de RH.

Bjos