Tuesday, July 25, 2006

Etiqueta nos relacionamentos interpessoais

Olá pessoal!

Este texto não é de minha autoria. Foi encaminhado pela minha amiga consultora Edna Paiva de Recife-PE q sempre está colaborando com idéias para implantarmos no Recursos Humanos da empresa. Espero que gostem do artigo e façam bom proveito. Coloquem em prática porque a leitura sem ação não tem fundamento. Isso é válido em todos os lugares da vida não, somente, em sua empresa. Boa leitura!

Etiqueta nos relacionamentos interpessoais


Atualmente, no competitivo mercado de trabalho, existe uma exigência com relação ao comportamento do candidato a emprego que está se tornando quase uma unanimidade: o requisito básico não mais se restringe ao currículo, mas ao que será feito dele. De nada adianta ser um profissional qualificado, pós-graduado, com mestrado, enfim, competente profissionalmente, e não ter aptidão para se relacionar com as pessoas. As normas de conduta, de caráter e de boa educação não são coisas do passado e estão, a cada dia, virando assunto dos principais jornais e revistas que abordam temas relacionados ao comportamento profissional. A partir do momento em que o ser humano entender o seu comprometimento social e pessoal com as pessoas que o cercam, o resto será, sem dúvida, lucro na vida profissional. O importante não é fazer sucesso, mas sim mantê-lo! Pessoas bem sucedidas sabem que os degraus da escada da vida devem ser subidos com a cabeça, e não com os pés. O orgulho e a alegria de chegar ao topo das realizações pessoais e profissionais com dignidade não tem preço: a cabeça erguida, a humildade no coração, a consciência limpa e poder olhar para trás sem medo, reconhecendo os méritos e os esforços físicos e psicológicos enfrentados ao longo da jornada bem sucedida. Vencer na vida é o que todas as pessoas sonham, no entanto, muitas vezes, desconhecemos o caminho certo para realizar este sonho. E este caminho quem trilha somos nós mesmos... O lugar certo, a hora certa e a pessoa certa não têm destino marcado, e estão a todo momento passando em nossas vidas, diante dos nossos olhos, mas às vezes somos incapazes de percebê-los. Plugue-se consigo mesmo, com a vida, com a família, com o trabalho e com o Deus em quem você acredita. Desplugue-se um pouco da televisão, pois ela, quando em excesso, tem o poder de separar casais, impedir diálogos e até causar problemas quanto à união das famílias. E falo da união mental e espiritual, pois a união física se limita a pessoas hipnotizadas, sem interesse umas pelas outras. Ao receber um amigo em sua casa, desligue a televisão. E se é você quem visita um parente ou um amigo e a atenção dele estiver mais voltada para a televisão do que a você, encurte a sua visita e vá embora o quanto antes. Relacionamentos interpessoais, como o próprio nome diz, é uma relação de pessoa para pessoa. Antigamente, justificávamos este propósito com o provérbio "A forma pela qual tratamos uma pessoa é a mesma forma pela qual gostaríamos de ser tratados". Hoje em dia, este provérbio tem o seguinte questionamento: "A forma pela qual tratamos uma pessoa, nem sempre é a forma pela qual ela gostaria de ser tratada." O excesso de intimidade, palavras usadas no diminutivo e muita bajulação acabam comprometendo e irritando o nosso alvo maior, o cliente.
Como tratá-lo de forma correta e com comprometimento moral e profissional? Tendo o dom da empatia!
Mas o que é empatia? É ter a sensibilidade de se colocar no lugar do outro. A empatia faz parte dos relacionamentos interpessoais e, principalmente, da inteligência emocional. Muito mais do que um produto, o cliente busca satisfação. Satisfação pelo produto, pela qualidade, pelo serviço prestado e, acima de tudo, pelo atendimento personalizado e diferenciado que receberá. Estes itens serão complementados pelo profissional a partir do momento em que ele tratar o seu cliente como alguém muito especial, e não mais como uma pessoa que leva dinheiro para a empresa em que trabalha. Há, no entanto, profissionais que são verdadeiras máquinas, sem coração, sem sentimento e sem calor humano. Eu diria que uma máquina de café expresso tem muito mais calor do que pessoas desmotivadas e robotizadas. Todo cuidado é pouco na arte de atender com precisão a um cliente; não confunda rapidez com falta de atenção e de respeito. Não se esqueça de que todas as pessoas que se dirigem até a sua mesa ou até o balcão da empresa em que você trabalha estão travando uma árdua batalha com a vida, seja no campo material, profissional ou familiar e, sendo assim, todas elas necessitam de carinho, afeto e atenção. Não nos importa o motivo ou a razão do possível problema que elas apresentam; o importante é detectar o campo minado usando a sensibilidade, a empatia e a psicologia emocional, tratando-as com respeito e educação. As dicas a seguir são preciosas para que você reflita sobre as suas atitudes aprimorando a sua conduta pessoal e profissional:
Olhe nos olhos do interlocutor Conscientize-se de que é de extrema importância saber conversar com uma pessoa olhando-a nos olhos. Por eles detectamos todos os sentimentos humanos, sejam eles verdadeiros ou falsos. Os psicólogos costumam dizer que quando uma pessoa mente, as pupilas se dilatam, e vão mais longe quando afirmam que a pessoa que mente é incapaz de nos olhar nos olhos da pessoas com quem está falando. Quem tem a verdade faz questão de enfrentar a vida e as eventuais situações constrangedoras sempre olhando nos olhos das pessoas. Como você educa o seu filho? Olhando nos olhos! Como encantar a pessoa amada, mantendo o padrão e a qualidade no relacionamento a dois? Expressando o seu amor, o seu carinho e o seu respeito olhando-a sempre nos olhos. E como encantar um cliente? Dando-lhe toda a atenção do mundo, olhando-o nos olhos e demonstrando, assim, prestatividade e profissionalismo. Como ganhar a confiança do seu chefe? Sem sombra de dúvidas, olhando-o sempre nos olhos. Há, no entanto, uma grande diferença entre olhar e enxergar. Na rua, as pessoas nos olham. No trabalho, as pessoas nos observam. Aprenda a partir de agora a enxergar a vida de uma maneira bonita e cheia de encantos. Tudo aquilo o que você admira com os olhos você envia ao seu subconsciente por meio de uma mensagem e uma vibração positiva tornando, assim, as suas atitudes, pensamentos e procedimentos humanos e sinceros. Mantenha sempre o brilho do seu olhar.
O sorriso é um santo remédio Ele cura qualquer doença! O sorriso tem o poder de desarmar uma pessoa mal educada ou agressiva. Aprenda a sorrir com a alma. Evite o sorriso amarelo, forçado ou artificial. O sorriso enriquece quem o recebe, não empobrecendo quem o dá. Por pior que seja o seu dia ou a sua vida, pense no seguinte: o sorriso é uma cortesia, algo que você distribui gratuitamente para as pessoas que cruzam o seu caminho.
A sua expressão fisionômica transmite o seu carisma Mantenha a sua expressão fisionômica leve, tranqüila e transparente. Evite expressões sérias que, além de envelhecer, transmitem uma imagem negativa.
Saiba ouvir O verdadeiro sábio é aquele que ouve. Quem ouve sempre sai lucrando. Por isso, ouça mais e fale menos. Deus criou o homem com dois ouvidos e uma única boca, pois a sua intenção era de que o homem ouvisse mais e falasse menos.
A arte de saber conversar Primeiramente você pensa, depois você fala. A palavra é prata, o silêncio é ouro! Quem sabe ouvir, sabe conversar. Para conversar com todos sobre tudo, é importante ter o hábito contínuo da leitura. A pessoa que lê com freqüência redige melhor e se expressa verbalmente com mais clareza.
Empatia, carisma, olhar nos olhos, saber ouvir, saber conversar e sorrir dão um toque especial na sua vida, principalmente em situações constrangedoras ou delicadas. Dê o seu melhor na arte dos relacionamentos interpessoais.

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