Thursday, August 31, 2006

A cultura esteve em alta em Agosto


Teresina ferveu neste mês de agosto. E não foi só com relação ao calor que beirou os 40º. Refiro-me as manifestações culturais que eclodiram para todos os gostos, tribos e estilos.
No começo do mês participei da abertura do XX Salão de Artes Plásticas na casa da Cultura com o tema "O Piauí pinta em Nova York". Tive a oportunidade de conhecer e conversar com a artista Dora Parentes(pintora de nossa terra reconhecida internacionalmente). E também pude rever amigos das artes que não via há tempos. Essa escultura de argila ao lado é de João Mendes um dos vencedores da noite.
Estive também na abertura do Circuito Cultural do Banco do Brasil onde pude apreciar mais uma vez as obras de Pablo Picasso em sua exposição sobre paixão e erotismo. Pude também assistir palestras de grandes nomes do jornalismo, arte e cultura do Brasil.
Acompanhei de perto a show musicais, apresentações teatrais e de dança de primeira grandeza. Como no mês de agosto é aniversário da minha cidade Teresina ainda tive o prazer de assistir pela primeira vez uma Opereta no adro da catedral da igreja São Benedito. Uma apresentação belíssima digna de ser apresentada em grandes palcos brasileiros ou até mesmo do mundo.
Todo esse fervor cultural deu me saudade e vontade de retornar às artes mas como tem que ser uma coisa de cada vez tenho que me fixar no meu objetivo atual e ser apenas um mero apreciador do que minha cidade pode me oferecer com relação à cultura. Até a próxima!

Vou colocar algumas fotos destes e outros eventos no meu flog: www.flogao.com.br/jexmen visite-o! Essa aí é Dora Parentes!

Elogios demais cansa!



Já ouvir gente dizendo que quero abraçar o mundo com a barriga. Do jeito que minha barriga está daqui a pouco isso vai acontecer de verdade no sentido literal(rs). Como passo mais tempo dentro de casa a cada dia engordo mais. Em três meses já foram 9kg. Se eu continuar nesse ritmo poderei me candidatar a rei momo em fevereiro. Acho que a falta do que fazer causa-me isso e me faz comer fora de controle. Mas, devido a pressão de amigos e familiares com relação ao meu peso já estou mudando de atitude e meus hábitos alimentares. Tomara que minhas caminhadas resolvam alguma coisa.

Mas a real intenção ao escrever isto não é falar da minha gula e obesidade. Pra isso tem uma solução simples: fechar a boca e quem sabe arranjar um emprego.

Não consigo entender o porquê que estou parado há tanto tempo. Agora em setembro fará 6 meses que não consigo um emprego fixo. Ainda bem que faço alguns “bicos”. Aqui e acolá surgem alguns cursos de capacitação para professores e lá estou eu ministrando aulas de relações interpessoais, ética, oratória, liderança, motivação, dinâmicas de grupo dentre outras.

Mas sabe de uma coisa? Eu quero um emprego fixo. Só que o que mais recebo nestes cursos e outras coisas que faço são elogios. Eu seria ingrato se dissesse que não gosto disso. Claro que gosto. Acontece que ninguém vive só de elogios. Parece até arrogância mas não é. Existe algo além de palavras que preencham seu ego. As sublinhas exprimem o que quero dizer com isso.

Dizem que minha letra é belíssima, minha voz é sensual, sou um ótimo professor, um brilhante apresentador de eventos, um exímio locutor, um grande desenhista, dançarino, ator e até escritor. Mas, deixando a modéstia de lado para que serve tudo isso a não ser para receber elogios e mais elogios? Então falta de competência sei que não é. Se assim fosse acredito que nem essas manifestações de carinho eu receberia. Quem sabe falte mais iniciativa ou um pouco mais de atitude de minha parte.

Pode ser também que esteja faltando alguém que me critique severamente e me pergunte: Jex, o que tu quer da tua vida? Resolva-se meu filho. Realmente, eu tenho que me decidir e seguir um foco. Disso eu já sei. Por isso que, atualmente, ensaio na profissão de Recursos Humanos. Quando aparece oportunidade dou consultorias e treinamentos. Ainda estou engatinhando nesta área(só faz 3 anos) mas os primeiros resultados mostram que estou no caminho certo. Quem sabe dessa vez dê certo para eu avançar nesta carreira e aparecer oportunidades para mostrar o meu trabalho. Só preciso de uma chance. Mas, tomara mais uma vez que num fique só nos elogios porque disso eu já cansei. Desculpa meu desabafo e minha autocrítica mas é no papel que expresso melhor o que estou sentindo. Se tiverem achado muita audácia em algo que falei escrevam pra mim.

Friday, August 11, 2006

Estou no rumo certo

Como eu havia comentado sobre essas capacitações para professores ontem foi o encerramento de mais uma escola. Desta vez ocorreu na Unidade Escolar “Martins Napoleão” no conjunto Promorar. De antemão fiquei sabendo que esta escola foi ganhadora por dois anos seguidos do prêmio de Gestão Escolar aqui no Piauí.

Ontem eu pude comprovar porque eles são bicampeões neste quesito. Uma liderança faz toda a diferença. Toda empresa precisa de pessoas capacitadas que tenha vontade de crescer junto com seus colaboradores. O líder deve ter humildade e aprender com erros e acertos sabendo ouvir atentamente a todos os conselhos mesmo os que podem ser descartados. Deve possuir uma equipe que não mede esforços para fazer o melhor.

Eu pude perceber tudo isso na direção dessa escola. A diretora procura investir no seu pessoal, incentivando e motivando através de projetos que melhora a autoestima de todos que compõe a sua equipe. O resultado não poderia ser diferente. A equipe é unida e procura desenvolver um excelente trabalho que é sentido por todos que visitam a escola.

Outro fator que me marcou profundamente no dia de ontem foram as homenagens que fizeram aos professores da equipe INET da qual faço parte. Fizeram paródia, almoço e depoimentos inesquecíveis. Eu, particularmente, me sentir lisonjeado por tudo que falaram na tarde deste 10 de agosto. Vários funcionários me procuraram para agradecer pelas dicas. Após o meu curso começaram a ver as situações por novos ângulos. Disseram que eu consegui, de certa forma, tocar o coração delas e fazer ver a mudança como algo normal e que não precisa de idade para começar.

Portanto, percebi mais uma vez que o menor reconhecimento que possa existir é a remuneração. Reconhecimento é quando você percebe que é importante em um contexto, que você faz diferença, que você consegue fazer as pessoas felizes e as pessoas são alegres por você também. Reconhecimento é você ser aceito e saber que colaborou no desenvolvimento de pessoas. É ser lembrado por um gesto simples como um abraço, um olhar, uma palavra e um carinho. Foi assim que me sentir ontem. Isto ficará para sempre em minha memória. Como disse um dia o palestrante Ulisses Tavares: “Alguma coisa estranha acontece quando a gente toca em gente, experimente!” E eu complemento: gente que te faz crescer e ser feliz. Seja feliz você também. Parabéns a família do Martins Napoleão.

Jefferson Xavier Meneses - Jexmen

Wednesday, August 09, 2006

Capacitação de professores




Olá amigos!

Demorei pra atualizar meu blog por conta de tantos afazeres nas últimas semanas. Neste período viajei, ministrei cursos, palestras e pesquisei bastante sobre um novo projeto que estou programando para colocar em prática até o final do ano.
Minha amiga Elaini ligou pra mim semana passada falando de uma consultoria. Ela havia lido o folder de um rapaz e achou interessante eu procurar esta empresa. Num deu outra. Fui contratado na mesma hora e dois dias depois já estava trabalhando nesta empresa.
Em uma semana como facilitador de curso no INET (Instituto de Ensino Tecnológico e Universitário) percebo que este é o meu caminho. Quando finalizo minhas aulas e algumas pessoas vêm me agradecer por algo que tenha falado sinto-me feliz com a certeza do dever cumprido. Se eu sou a ponte para que as pessoas reflitam sobre suas atitudes tudo irá depender apenas delas mesmo se mudam ou não para melhor. Minha missão é apenas esclarecer que quando tratamos bem e utilizamos as relações interpessoais tudo melhora em nossa vida.
Nestes cursos de capacitação já passei por três escolas públicas (municipal e estadual). Dei aula de Relações Interpessoais, Ética e Motivação. Aumentei meu ciclo de amigos e adquirir mais experiências para agregar aos meus conhecimentos. Em todos eles dou capacitação para professores mas as reações e participações são as mais adversas possíveis. Falo para pessoas de todos os credos, estilos, manias e de diversos comportamentos. Trocamos experiências e todos saem ganhando, principalmente, se for posto em prática o que está sendo vivenciado e debatido durante as aulas nestas escolas.
Em alguns locais deparei-me com colegas de trabalho(professores) que são extremamente mal educados. Engraçado que quando eles estão em sala de aula exigem respeito e um bom comportamento por parte dos seus alunos. Em um dos momentos, um certo professor ligou seu discman, atendeu seu celular e conversou com colegas do lado atrapalhando o desenvolvimento das aulas sem se importar ao mínimo com a presença dos demais colegas e com a minha. Desconsiderou-me totalmente por acreditar que tudo aquilo que estava sendo dito ele já tinha conhecimento. Pelo menos, foi isso que pude perceber. Uma outra professora passou o tempo todo lendo revistas de cosméticos vendo as novidades para melhorar seus traços de envelhecimento. Mas, isso foram exceções. A grande maioria estava, realmente, atenta e participativa. Por isso, valeu a pena.
Falar foi muito fácil. O que pretendo é que ponham em prática tudo que discutimos. Isso é o que importa. Se isso for feito todos agradecerão, principalmente, os alunos que sentirão uma diferença entre professores que desejam ser fascinantes e inesquecíveis na vida de todos eles. Que venha o próximo desafio: iniciação teatral. E eu já estou louco pra começar. Próxima semana eu conto tudo.
Veja alguns momentos das oficinas por onde passei. Só faltou aqui imagens da Escola Martins Napoleão(Promorar) mas tudo foi registrado. Aqui tem fotografias da Escola Pedra Mole(naquele bairro) e da Escola Antilhon Ribeiro(Lourival Parente).
Detalhe: apesar de serem públicas estas escolas têm grandes diretores, ótimos profissionais e uma estrutura de primeira. Estão todas de parabéns!

Jefferson Xavier - Jexmen