Friday, August 11, 2006

Estou no rumo certo

Como eu havia comentado sobre essas capacitações para professores ontem foi o encerramento de mais uma escola. Desta vez ocorreu na Unidade Escolar “Martins Napoleão” no conjunto Promorar. De antemão fiquei sabendo que esta escola foi ganhadora por dois anos seguidos do prêmio de Gestão Escolar aqui no Piauí.

Ontem eu pude comprovar porque eles são bicampeões neste quesito. Uma liderança faz toda a diferença. Toda empresa precisa de pessoas capacitadas que tenha vontade de crescer junto com seus colaboradores. O líder deve ter humildade e aprender com erros e acertos sabendo ouvir atentamente a todos os conselhos mesmo os que podem ser descartados. Deve possuir uma equipe que não mede esforços para fazer o melhor.

Eu pude perceber tudo isso na direção dessa escola. A diretora procura investir no seu pessoal, incentivando e motivando através de projetos que melhora a autoestima de todos que compõe a sua equipe. O resultado não poderia ser diferente. A equipe é unida e procura desenvolver um excelente trabalho que é sentido por todos que visitam a escola.

Outro fator que me marcou profundamente no dia de ontem foram as homenagens que fizeram aos professores da equipe INET da qual faço parte. Fizeram paródia, almoço e depoimentos inesquecíveis. Eu, particularmente, me sentir lisonjeado por tudo que falaram na tarde deste 10 de agosto. Vários funcionários me procuraram para agradecer pelas dicas. Após o meu curso começaram a ver as situações por novos ângulos. Disseram que eu consegui, de certa forma, tocar o coração delas e fazer ver a mudança como algo normal e que não precisa de idade para começar.

Portanto, percebi mais uma vez que o menor reconhecimento que possa existir é a remuneração. Reconhecimento é quando você percebe que é importante em um contexto, que você faz diferença, que você consegue fazer as pessoas felizes e as pessoas são alegres por você também. Reconhecimento é você ser aceito e saber que colaborou no desenvolvimento de pessoas. É ser lembrado por um gesto simples como um abraço, um olhar, uma palavra e um carinho. Foi assim que me sentir ontem. Isto ficará para sempre em minha memória. Como disse um dia o palestrante Ulisses Tavares: “Alguma coisa estranha acontece quando a gente toca em gente, experimente!” E eu complemento: gente que te faz crescer e ser feliz. Seja feliz você também. Parabéns a família do Martins Napoleão.

Jefferson Xavier Meneses - Jexmen

1 comment:

Anonymous said...

olá! Vamos ver se eu acertei dessa vez!
Sabe Jex eu ainda estou aprendendo essa tal tecnologia e as vezes apnho um bocado!
obg! pelo texto maravilhoso sobre o "Martins" é muito bom sabermos que estamos no caminho certo!
bjos
Dagmar