Wednesday, August 09, 2006

Capacitação de professores




Olá amigos!

Demorei pra atualizar meu blog por conta de tantos afazeres nas últimas semanas. Neste período viajei, ministrei cursos, palestras e pesquisei bastante sobre um novo projeto que estou programando para colocar em prática até o final do ano.
Minha amiga Elaini ligou pra mim semana passada falando de uma consultoria. Ela havia lido o folder de um rapaz e achou interessante eu procurar esta empresa. Num deu outra. Fui contratado na mesma hora e dois dias depois já estava trabalhando nesta empresa.
Em uma semana como facilitador de curso no INET (Instituto de Ensino Tecnológico e Universitário) percebo que este é o meu caminho. Quando finalizo minhas aulas e algumas pessoas vêm me agradecer por algo que tenha falado sinto-me feliz com a certeza do dever cumprido. Se eu sou a ponte para que as pessoas reflitam sobre suas atitudes tudo irá depender apenas delas mesmo se mudam ou não para melhor. Minha missão é apenas esclarecer que quando tratamos bem e utilizamos as relações interpessoais tudo melhora em nossa vida.
Nestes cursos de capacitação já passei por três escolas públicas (municipal e estadual). Dei aula de Relações Interpessoais, Ética e Motivação. Aumentei meu ciclo de amigos e adquirir mais experiências para agregar aos meus conhecimentos. Em todos eles dou capacitação para professores mas as reações e participações são as mais adversas possíveis. Falo para pessoas de todos os credos, estilos, manias e de diversos comportamentos. Trocamos experiências e todos saem ganhando, principalmente, se for posto em prática o que está sendo vivenciado e debatido durante as aulas nestas escolas.
Em alguns locais deparei-me com colegas de trabalho(professores) que são extremamente mal educados. Engraçado que quando eles estão em sala de aula exigem respeito e um bom comportamento por parte dos seus alunos. Em um dos momentos, um certo professor ligou seu discman, atendeu seu celular e conversou com colegas do lado atrapalhando o desenvolvimento das aulas sem se importar ao mínimo com a presença dos demais colegas e com a minha. Desconsiderou-me totalmente por acreditar que tudo aquilo que estava sendo dito ele já tinha conhecimento. Pelo menos, foi isso que pude perceber. Uma outra professora passou o tempo todo lendo revistas de cosméticos vendo as novidades para melhorar seus traços de envelhecimento. Mas, isso foram exceções. A grande maioria estava, realmente, atenta e participativa. Por isso, valeu a pena.
Falar foi muito fácil. O que pretendo é que ponham em prática tudo que discutimos. Isso é o que importa. Se isso for feito todos agradecerão, principalmente, os alunos que sentirão uma diferença entre professores que desejam ser fascinantes e inesquecíveis na vida de todos eles. Que venha o próximo desafio: iniciação teatral. E eu já estou louco pra começar. Próxima semana eu conto tudo.
Veja alguns momentos das oficinas por onde passei. Só faltou aqui imagens da Escola Martins Napoleão(Promorar) mas tudo foi registrado. Aqui tem fotografias da Escola Pedra Mole(naquele bairro) e da Escola Antilhon Ribeiro(Lourival Parente).
Detalhe: apesar de serem públicas estas escolas têm grandes diretores, ótimos profissionais e uma estrutura de primeira. Estão todas de parabéns!

Jefferson Xavier - Jexmen


No comments: