Monday, May 21, 2007

Inveja e Incompetência

Quando eu achei esse texto na net dei boas risadas e fiquei lembrando das vezes em que fui alvo da inveja de pessoas que só se preocupam com a nossa vida e esquecem de reparar o seu próprio umbigo. E quem ainda não foi alvo de invejosos que atire a primeira pedra. Você deve trabalhar e conviver com um monte deles.
Gostei muito da clareza e concisão deste texto e espero que você repasse para o maior número de pessoas que puder, principalmente, àqueles que vivem em função de falar da vida alheia rsrs pode ser que elas se toquem. Difícil? Mas num custa nada. Faça a sua parte. Pra ficar mais humorado eu só modifiquei o diálogo inicial rsrs Repassem!



Jexmen






Dialogava "construtivamente" o casal observando a vida passar:


-Nossa meu bem! Que vestido horrível ela está usando.


- Nojenta coisa mais brega do Mundo! Aff!


-Hum hum queridinha...concordo.


-Aposto que é de camelô!


-Aham fofinha...


-Nossa aquela barriguinha cheia de estrias parece um pudim. Que horrível!


- É meu bem, muito indecente parece quenga de beira de rodoviária!rsrs


-É mesmo amorzinho...


-E aquele cabelo nem escova fez direito.


-Também pudera cabelo ruim acho que nem uma escova definitiva dava jeito. Tá que nem aquela música "Ih, choveu, cabelinho encolheu todinho hahaha!"


-(risos irônicos)Certinho amor...


-E aquele namorado véi feio dela no mínimo é corno o infeliz!


-Santinha pior que é verdade...


-Ri-dí-cu-lo!





E assim vai o "feliz" casal de urubus devorando sua vítima sem dó nem piedade...Destilar o veneno, meter a língua, sentar o pé, fofocar tudo isto faz parte de uma tradição chamada inveja. Colocar o outro para baixo afim de justificar e camuflar a própria incompetência. Hábito sacramentado e juramentado pertencente ao nível mais baixo da evolução da consciência pré neandertal, digno a quem necessita de fazer bolinhos para comer. A graça do Jurássico. Geralmente quem adota tal estilo não tem espelho em casa e a consciência, coitada desta infeliz...Travestida de uma moral que não existe o invejoso não mensura esforços para destruir. Ética, humanidade, carinho talvez a léguas de distancia. Como alvo serve qualquer coisa que seja melhor que ele. e se não for vale a lei do despeito, da rejeição, do despejo, da falência. Como exemplo ex-namorada falando do ex-namorado e coisa e tal. Logicamente se o alvo estiver bem, feliz, contente o ataque tende a tornar se mais intenso. Felicidade e bem estar incomodam ao desequilibrado.Geralmente a inveja vem manifestada em aspectos superficiais, no diz que me diz,sem consistência até para uma crítica genuína. Ao contrário o invejoso destrói por destruir tendo orgasmos na verborragia, sente se bem ao falar mal e ao colocar os outros para baixo, assim justificando o vazio de sua vida. Geralmente apegando se a aspectos de aparência, vestuário, pequenos deslizes no ínfimo. Invejoso não mensura caráter, ética, profissionalismo ao contrário não há comoavaliar no outro o que ele mesmo não possui. Vive Excretando no outro o que elenão tem. Assim a feia amaldiçoa a bonita, o péssimo profissional azeda ocompetente, o burro nojenta o intelectual, o estúpido asqueira o educado, operna de pau irrita o atleta, o falido pragueja o empreendedor, e assim por diante. Já que não se consegue ser uma migalha do outro se utiliza da perversidade para o destruir e o minimizar. É o ato de pisar nos outros para subir na vida. Atestado da mais genuína incompetência. E para piorar o invejoso adora dizer que no fundo todos tem inveja dele, o perseguem, e que ele é o máximo. Juiz do universo sentencia,pune, decreta, legisla tudo em apenas um ato. Atraz de si o que fica é umoceano de nada e excremento fezes e varejeiras.Para piorar tudo ele é um dos últimos que procura uma terapia. Ele se acha perfeito então geralmente não tem defeitos ao contrário. Quando procura ajuda geralmente está excessivamente mal e vem por outros motivos. Um ego inflado, postura narcisista, destrutividade, sadismo, perversidade são seus maiores atributos. Respeito ao próximo e noção de privacidade são atributos que passam longe de sua educação.Existe possibilidade de melhora quando uma luz chamada consciência surge o que nestes seres é raro. E o que nos impressiona é que no senso comum a maior partedas pessoas é conivente com esta atitude as idolatrando e propagando suaperversidade.

Esse é um texto de Jorge Antonio Monteiro de Lima Analista, pesquisador em saúde mental, psicólogo Presidente da OSCIP Instituto Olhos Da Alm aSã indicada para os prêmios:Top Of Business Nacional 2007 ; Top Of Business Internacional 2007; Leão de Honra -Quality International( 19a. edição); Top of Quallity 2006 e Top of Buziness Nacional 2006Presidente do Grupo de Apoio Em saúde Mental (Antigo Grupo de apoio à Depressivos)Coordenador dos cursos de especialização em saúde mental de base analítica, psicossomática, psicologia clínica de base humanista e Educação Inclusiva do Instituto Olhos Da Alma Sã, Palestrante, conferencista e escritor.



Este artigo é liberado para utilização em qualquer meio, contanto que seja citado o autor e não haja alteração em seu conteúdo.

1 comment:

Dan... said...

Texto bacana demais...

O invejoso por si só é inseguro, despreparado e pequeno em sua extensão de alma. Ao invés de aproveitar o seu tempo para crescer, aprender e se aprimorar, prefere destruir, tramar...

Quem não confia no próprio taco, continue preso na sua própria pequenez!!!

Concordo demais com o texto!!!