Thursday, June 07, 2007

O Segredo - Mais explicações

Olá amigos, nesta semana o programa Encontro Marcado exibido pela Rede TV superou a audiência no horário das 18:45 às 19:45h com o tema do filme e documentário mais falado de todos os tempos: O Segredo.
Esse livro vem dominando pessoas de vários lugares do Planeta. Na rede de realacionamentos ORKUT já é uma das comunidades com maior número de participações ativas. Eu não pude assistir ao programa mas pedi ao meu amigo Daniel Igor para assistí-lo e fazer uma síntese do que achou. Ele fez uma síntese muito inteligente e lúcida do que viu no documentário. É um texto muito gostoso de ler. Vale a pena. Boa leitura! Tema do Programa (05/06/2007): THE SECRET

"No decorrer da história da humanidade, o conhecimento universal sempre ficou na detenção de poucos, como poderíamos chamar dos “guardiões do saber”. E, justamente, na Idade Média, com a ascensão da Igreja Católica, muitos saberes foram ocultados – inclusive os saberes que influenciaram a Teoria da Atração, a Lei da Prosperidade, dentre outros, que servem de base para o “The Secret”. Com a descoberta desses segredos, estudiosos sentiram a necessidade de repassar essas descobertas, pois O SEGREDO é algo que diz respeito a todos nós – por se tratar de uma corrente energética, onde o homem faz parte do universo e interage com ele.

O SEGREDO pode ser compreendido como uma teoria energética, onde qualquer pessoa pode atingir os seus desejos e sonhos, basta crer em si mesmo e vibrar positivamente em pensamento, corpo e relações. É uma teoria para liberar a mente e romper com os padrões e normas sociais que aprendemos com nossos pais e avós, educação tradicional que castra a nossa liberdade de pensar, agir, sentir e sonhar. Todos nós somos criados para dar continuidade a um padrão social, limitado para repetir uma realidade imposta socialmente. E por isso, temos o pensamento limitado e um comportamento idealizado, sufocando a nossa essência, os nossos impulsos e desejos.

Então, para prosperar e ser um indivíduo realizado e feliz é preciso enxergar além da realidade social. É preciso compreender que o nosso corpo produz energia positiva e negativa e conforme pensamos, agimos e sentimos atraímos energias similares. Se vibramos positivamente, tendo uma postura de vida positiva, atraímos uma energia positiva que contribui para a realização dos nossos desejos e sonhos, criando e atraindo fatos e situações para que aconteçam, da mesma forma, com o aspecto negativo.

Para que isso aconteça, não basta apenas imaginar ou pensar constantemente no que queremos alcançar, fazendo e refazendo pedidos ou esperando que eles aconteçam como milagres divinos. Além de visualizar o que se quer alcançar, vibrando positivamente, é preciso sentir com o corpo todo, pois o nosso corpo é o canal de energia – ele tanto doa como recebe energias. Existe uma tríade importante a ser realizada: Visualizar, sentir e agir em prol do que se quer.

O Segredo nos faz repensar a figura de Deus e como ele age. Deus não limita as nossas possibilidades, os nossos desejos e potenciais – quem faz isso é o homem, a sociedade castradora, tradicional. Nesse sentido, Deus foi pensado como a nossa semelhança – Um homem, a figura paterna. Daí, a criação da culpa, do pecado, do castigo, para conter a nossa ação e pensamentos.

DEUS deve ser entendido como uma energia maior, além da figura do homem. Foi proposto por um dos convidados do programa, o seguinte esquema:

Dentro do
EU
Superior

O “Dentro do EU Superior” pode ser compreendido como a energia e a consciência que habita o nosso corpo (fonte de energia) ou o reflexo do nosso espírito. Se nós estamos com auto-estima em alta, confiantes em nós mesmos, com a saúde e lucidez psíquica, o nosso espírito pode tudo, pode atingir qualquer material que ele desejar. Porque o espírito humano, ao estar encarnado, ele gosta do belo, do melhor e isso não é pecado nenhum. Ter dinheiro não é desmérito nenhum, pois qualquer um pode conseguir, contanto que encontre mecanismos para isso.

Se o homem tem o campo energético limitado, devido aos pensamentos limitados (conceitos negativos, pessimistas, excludentes) que aprendemos socialmente, ele só pode evoluir do tamanho do seu campo energético – limitado. Mas, se o homem tem o seu espírito livre, tem vontade de conquistar os seus propósitos com perseverança e força, ele é capaz de alcançar qualquer propósito, pois ele estará numa freqüência positiva, atraindo e recebendo coisas/pessoas/fatos positivos.

O que difere o homem do outro, em relação ao sucesso material e/ou pessoal, é a postura de vida que ele possui e como ele estimula em si e como se relaciona ao que está ao seu redor. Porque se ele estiver numa vibração positiva, ele atrai a mesma freqüência, pessoas com a mesma energia e oportunidades para os seus feitos – o universo conspira ao seu favor.

P.S. Crítica ao filme – Não basta apenas pensar no que se quer e esperar que ele aconteça, mas, VISUALIZAR, SENTIR E AGIR POSITIVAMENTE em prol do que se quer alcançar."

Texto escrito por Daniel Igor, baseado no Programa Encontro Marcado. (05/06/2007)
Valeu Daniel pela contribuição! Forte abraço e sucesso pra vc!

1 comment:

Dan... said...

Amigo, você não tem do que agradecer... eu que digo: valeu pelo espaço!!! Não foi esforço algum fazer esse resumo, pelo contrário, aprendi muito sobre o "THE SECRET".

O universo nada mais é do que uma soma de energias, das quais também somos fontes, e se eu posso colaborar com seus estudos, porque não fazer, não é mesmo?!!!

Qualquer coisa, é só pedir um apoio que eu ajudo. Abração,
Daniel.