Friday, June 01, 2007

A Importância da Empatia nos Relacionamentos



Hoje mais do que nunca sei que saber se relacionar uns com os outros é uma arte. E poucas pessoas conseguem desenvolver esse dom de maneira empática. Mas o que é empatia, de fato? Fala-se tanto neste termo ultimamente. Essa palavra que vem sendo difundida há algum tempo significa que quem é empático tem a sensibilidade de se colocar no lugar do outro e sabe a forma correta de agir perante as circunstâncias. Muitos até conhecem o seu significado mas desconhecem que seu uso diário é necessário.



Infelizmente, percebo que a maioria das pessoas ou desconhecem o valor deste sentimento ou se já conhecem não o coloca em prática. É perceptível NÃO detectá-la nas pessoas que não olham nos olhos, que não sorriem ao verem um conhecido, que não dão um aperto de mão firme, que não sabem ouvir, que não respondem a uma mensagem ou ligação e não se preocupa com o outro.



Freqüentemente deparo-me com várias pessoas que não se utilizam da empatia. Outro dia um conhecido ligou para sua paquera e no outro lado da linha a garota toda chorosa disse-lhe que havia perdido a tia num acidente. Sabe o que ele fez? " - Ah, gata, morreu enterra. Esquece. Vamos pra balada?" Isso é atitude de uma pessoa que conhece a empatia? Claro que não. Para quem tem uma boa educação e deseja conquistar seus relacionamentos deve utilizar-se desta ferramenta em qualquer momento. O bom senso deve sempre prevalecer. Independentemente de quem cruze seu caminho procure ser simpático e, principalmente, empático. Uma coisa puxa a outra. Procure também utilizar-se do altruísmo, ou seja, tenha amor ao próximo. Cuide dos teus amigos como se fosse alguém da família. Tenha respeito e carinho por eles. Aumente sua rede de contato mas, lembre-se das antigas amizades. Elas são muito importantes no teu crescimento.



Quando não puder ir a algum convite avise com antecedência. Quando receber uma ligação e não puder atender no momento retorne posteriormente. Quando receber um e-mail responda. Quando prometer algo cumpra. Quando alguém fizer um trabalho interessante parabenize. Quando alguém fizer algo por você agradeça. Quando encontrar algum amigo dê um sorriso, um abraço ou simples aperto de mão. Isso é o mínimo que se pode exigir de gente com educação. As pessoas se sentem bem quando são bem tratadas. Um pouco de atenção faz toda a diferença nos relacionamentos. É por essa razão que algumas delas são mais queridas do que outras. Elas apenas utilizam estes detalhes simples e os colocam em prática. Agora que você já relembrou estas dicas pratique cada vez mais a empatia e tenha sucesso em sua vida e nos seus relacionamentos. Boa sorte!

Jefferson Xavier - Jex
Teresina - PI



1 comment:

Dan... said...

Jex, realmente, algo fundamental para se relacionar com a humanidade, em todas as situações, é a EMPATIA.

É uma pena que as pessoas esqueçam de usar isso no seu dia-a-dia.
Parabéns pela escolha do texto, mandou muito bem!!!