Monday, April 14, 2008

Superando GRANDES Perdas

Tomei a liberdade de colocar este texto do meu amigo Daniel Igor do blog http://amemdesejoamem.blogspot.com Eu, particularmente, sou suspeito para falar dos seus escritos porque eu gosto de tudo que ele escreve. Às vezes me emociono, sorrio, deliro e me surpreendo com a maneira fantástica e simples em que demonstra seus pensamentos. Desabafar é isso. Escrever o que sentimos da forma mais intensa possível. E não importa se discordamos depois, mas era aquilo que estávamos pensando e pronto! Valeu Dan e que Deus continue iluminando seus pensamentos e sua vida. Você é uma dessas pessoas que todo mundo gosta de conhecer um dia. É um presente ter sua amizade porque você é alguém que faz a diferença e que sabe sempre se renovar, superar e enfrentar as dores. Eu me espelho muito em você.
Abraço fraterno!

Jex


SUPERANDO GRANDES PERDAS
Por Dan Igor - Digor

Para você ver como são as coisas... Estavamos “tirando uma onda” de uma amiga nossa, porque o provável-futuro ficante dela a convidou para assistir o Globo Reporter com ela, em plena sexta à noite. É clarooooooooo que zoamos demais!!! Mas, acabamos todos assistindo, antes de cair na night. Até que o assunto era muito pertinente, principalmente para quem está passando por momentos de perda nesses últimos meses. É fato, cada um com a sua perda pessoal e a sua forma de superá-la.

- “Só quem sabe como irá lidar com uma grande perda, é quando ela chega. E quem tem a pretenção de julgar, qualquer tipo de atitude, tem a alma tão pequena, tão ínfima, que desconhece o contexto maior que move a ação. Quem tem ataques de desespero, traz culpas consigo. No meu caso, não havia uma culpa sequer que sobrecaísse no meu luto maternal.”

A vida é muito sábia, porque ela vai nos colocando em várias situações, das mais corriqueiras, como perdas materiais, insignificantes pelos efeitos passageiros que eles causam, até a mais complexas, como a partida definitiva de quem amos. E nessas sucessivas perdas cotidianas e afetivas, vamos nos preparando para lidar com a maior das perdas – a da vida.


Particularmente, eu estou enfrentando duas perdas significativas, mas, sem dúvida nenhuma, a grande perda foi o falecimento da minha mãe. O meu maior conforto é saber ou, pelo menos supor, que ela se encontra num lugar bem melhor do que nós estamos e, quem sabe, iremos nos encontrar no lado de lá, não tão breve assim, embora a saudade seja enorme. O que também me deixa mais tranquilo e forte para lidar com a ausência dela é que eu não havia nenhuma pendência ou rusga entre nós. Ela se foi e estávamos em paz, ambos em harmonia e não faltou nenhuma palavra a ser dita ou demonstração de carinho a ser feita, além do mais, ela foi incentivadora da minha viagem à São Paulo – e, aonde quer que ela estaja, continuará torcendo por mim.

Outra perda atual, é estar afastado de quem eu amo. Embora, seja uma perda intermediária, porque, teoricamente, seria possível a ver uma tentativa de reverter o quadro, investir numa reaproximação, eu acho que não deveria ser mediada por precipitações ou por jogos afetivos e relações de poder. Mas, indiscutivelmente, apesar de não estar sofrendo, porque já faz alguns meses em que estamos separados, ainda sinto a falta da sua presença. Para que possa a ver uma reaproximação, nesse momento, necessitaria de uma cautela, de muita paciência.

- “E estou tendo calma, na medida do possível, até mesmo porque, ainda estou definindo esse amor para mim. Ainda uma série de interrogações que pairam na minha mente e no meu coração sobre isso. Não sei até que ponto, o meu gostar tem dimensão de amor – até mesmo porque, esse amor maior, ainda é desconhecido por mim. Mas, é claro que eu quero muito o seu bem e sinto muito a sua falta e queria te ter de volta na minha vida – como antes não é possível, mas de uma outra forma, de um outro jeito, mais maduro. É claro que eu te quero de volta!!!”

Independente da nossa vontade, da nossa missão, nós temos que aprender a lidar com as perdas, porque elas fazem parte da vida e do nosso crescimento quanto humanos e indivíduos que somos. Ninguém aprende a ganhar, a se transformar em alguém melhor, sem ter passado por algumas perdas, até mesmo porque, somos também o reflexo e o significado delas e a leitura cuja a qual fazemo-nas e de que forma, ela afeta o nosso estado de ânimo e comportamento.

- “O perdedor não é aquele que meramente perde ou é vencido, mas, aquele que não sabe evoluir através das suas próprias perdas, pois, sempre atrás delas, existem uma ou várias aprendizagens a serem percebidas. Aprendo diariamente com a morte da minha mãe e aprendi com o término do nosso namoro, o suficiente para ser alguém bem melhor e não cair nos mesmos erros de outrora.”

Querendo ou não, as perdas existem para serem superadas... Por pior que ela seja, por pior que seja a dor, a vida precisa continuar. E quem continua preso as suas perdas, fica preso no tempo, no passado, e alimenta a amargura e o apego na alma. E longe de mim querer ser uma pessoa amarga, infeliz e frustrada assim. Só nos resta seguir com coragem, saudade e fé.

No comments: