Tuesday, March 04, 2008

Diferença entre Ética e Moral

A confusão entre as palavras Moral e Ética existe há muitos séculos. A própria etimologia destes termos gera confusão. Ética vem do grego Ethos que significa modo de ser, e Moral tem sua origem no latim, que vem de (mores), significando costumes. Esta confusão pode ser resolvida com o esclarecimento dos dois temas. Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano. Durkheim explicava Moral como a Ciência dos costumes, sendo algo anterior a própria sociedade. A Moral tem caráter obrigatório.

Já a palavra Ética, Motta (1984) define como um conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, outrossim, o bem-estar social, ou seja, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social.

Lembre-se que ser ético é ser responsável por suas atitudes, sempre voltados para os valores morais. Ser ético é agir direito, proceder bem, sem prejudicar os outros. É ser honesto em qualquer situação, é ter coragem para assumir seus erros e decisões, ser tolerante e flexível, é ser humilde.Sei que é muito difícil ser ético em nossos dias. Há muitas situações que nos fazem recuar. Outras nos fazem calar pra não sofrer represálias se tenta inibir ou afrontar colegas e indivíduos que não tem nenhum senso de moral ou ética em suas vidas.

Tirei suas dúvidas?
Profº Jex Meneses

5 comments:

Anonymous said...

Professor Jex Meneses,
Obrigada pelas explicações diferenciando a moral e ética. Foram valiosas para meu conhecimento.

Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Saulo Goswami said...

Na verdade ainda estou confuso, pois os conceitos são praticamente iguais: "moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade" e ética é "conjunto de valores que orientam o comportamento do homem (...) na sociedade". a diferença fica por conta de "conjunto de normas" e "conjunto de valores", e "regulam o comportamento" e "orientam o comportamento".

Anonymous said...

Muito obrigado pelo texto. A passagem que diz sobre amigos foi perfeita.. acontece muito inclusive comigo.

Vlw

Anonymous said...

QUANTO LIXO AUTORITÁRIO!!!