Thursday, April 27, 2006

Pessoas grossas e ignorantes. Você é assim?

Vou começar este meu texto relatando um acontecido recente do qual eu presenciei.
Eu estava num ônibus coletivo quando entrou uma senhora de mais ou menos uns 55 anos. Eu estava de pé, mas ao meu lado estava um garoto de uns 15 anos sentando com uma mochila e alguns livros. Essa senhora não pensou duas vezes e pediu o local para sentar. Até ai tudo bem até porque pessoas de idade têm direito de permanecerem sentadas e alguém com boa educação devem ceder o local para que elas sentem. O problema foi a forma como ela pediu a cadeira e as ações sucessivas que ela tomou. Ela disse o seguinte num tom bastante grosseiro: - ô garoto levante dessa cadeira agora que eu tenho idade para ser sua avó. O rapazote, assim como eu e os demais passageiros, não gostamos da expressão utilizada por aquela senhora. Ele não levantou. Ela gritou ainda mais forte e alto: - Meu filho, tu é surdo? Eu quero sentar agora. Saia daí seu mal educado. Sua coisa feia. Acredito que ela achou que isso fosse chamar a atenção e os passageiros fossem ter compaixão da sua vontade de sentar. De fato chamou, mas de uma maneira negativa. O garoto educadamente levantou e falou pouco, mas disse tudo: - Minha senhora, eu percebi quando a senhora entrou e foi a primeira coisa que pensei mas não precisava gritar tanto e agir de uma forma tão grosseira. Eu vou lhe ceder o lugar, mas agir assim é muito feio. Não faça mais isto porque ninguém gosta de ser tratado como um cachorro! O garoto deslocou-se para trás deixando aquele assento vazio e ganhando o aplauso de todos que estavam ali naquele ônibus.
Esse exemplo relata o quanto estamos cercados de pessoas brutas que não possuem um pingo de educação. Não precisa ter idade para ser educado. Devemos ser educados sempre independente do local, dia e hora. Eu falo muito para os meus alunos de Relações Humanas que as palavras mágicas devem ser utilizadas sempre. O que custava ela ter pedido um POR FAVOR? E quem disse que ela falou: MUITO OBRIGADO? Ta enganado. Ela foi incapaz de agradecer. Isso demonstra que palavrinhas simples nos ajudam no dia-a-dia. Utilize COM LICENÇA, DESCULPA, SINTO MUITO, BOM DIA, BOA VIAGEM, VOLTE SEMPRE dentre outras no seu cotidiano. Elas fazem a diferença e você mostra que tem educação! Torço por você e fico feliz por ler minhas idéias!

Jefferson Xavier

1 comment:

Anonymous said...

ótimo post. Adorei.