Quando eu era pequeno cansei de ouvir dos colegas da escola que eu era muito feio. Minha avó quando foi me ver na maternidade tomou um susto dizendo que não era possível eu ser o neto dela. Já mais crescido a mulher de um primo meu foi passar um dia na minha casa. Lá chegando avistou um belo jardim. Acompanhada com seus três filhos ela resolveu tirar fotos naquela paisagem. Eu, todo apresentado como sempre, quis também sair na foto. De repente, ela saltou com uma que nunca vou esquecer: “- Jefferson, tu vai estragar minha foto com tua feiúra. Sai pra lá bicho feio!” Eu lembro que fiquei com os olhos embargados. Sair dali cabisbaixo e muito triste. Aquela cena soou pra mim como uma das marcantes da minha infância, por isso nunca esqueci desse episódio.
O tempo foi passando e quando entrei no mercado de trabalho pude perceber o quanto a boa imagem influencia na carreira de um indivíduo. Não estou dizendo que isso é característica marcante estou apenas salientando que quem se preocupa mais com sua imagem pessoal tende a ter mais sucesso pessoal e profissional.
Com base em minhas experiências anteriores, diga-se de passagem, nada agradáveis confesso que passei a me cuidar e estudar o comportamento humano com relação à imagem. Neste quesito, pude verificar que a maioria das pessoas se preocupam mais no “ser” do que no “ter”. Elas podem até aparentar que são bonitas, ricas e saudáveis, mas na verdade, são infelizes e cheias de conflitos. Por dentro, possuem uma vida com problemas, dívidas e doenças internas.
Em contrapartida, é necessário, porém, exercitar a boa imagem para criar impacto e conseguir realmente chegar aonde se deseja. Certamente, não apenas a imagem referente a sua aparência, mas manter uma imagem que não manche sua reputação. As duas coisas devem andar juntas. Quer ter sucesso? Então procure cuidar do seu visual, da sua comunicação e da sua conduta. Só isso? Claro que não. Se você não fizer bem feito tudo aquilo que estiver engajado não vai ter beleza que dê jeito. O que adianta ter um look perfeito se você não sabe se comunicar ou lidar com suas emoções, trabalhar em equipe, liderar etc? Enfim, beleza sem competência não adianta muito. Alguns jogadores da nossa seleção poderiam ser um bom exemplo. Eles se preocupam com a imagem apesar de não serem belos, porém estão muito mais preocupados em fazer o serviço deles bem feito. Se não tivessem talento, qualificação e força de vontade eles não teriam conquistado o que possuem hoje.
Digo isso porque os feios só têm vez quando se mostram capacitados, talentosos e se preocupam com a imagem. Tentam melhorar sempre com aprimoramento, reciclagem e fazendo o que o outro não é capaz de fazer. Fazendo um algo a mais e sendo únicos no que lhes competem. Quem faz a diferença se destaca e, embora, sua aparência não seja das melhores, conseguirá muito mais que certos Reinaldos Gianechinni e Giseles Bündchen da vida. Até porque o mundo está cheio de gente igual a bolinha de sabão, ou seja, linda por fora mas vazia por dentro.
Portanto, “quem ama um feio(inteligente, esforçado, talentoso e rico) bonito lhe parece”, rs . Então, cuide bem da sua imagem, mas não corra riscos lembre-se de estudar também. Como diz meu professor Luiz Marinho o mais importante é a essência do ser humano, seu valor, seus princípios e tudo o que faz uma pessoa ser 'gente'. De fato, isso é essencial! Boa sorte e sucesso!
Jefferson Xavier – Jex
Consultor Organizacional
Teresina – PI
No comments:
Post a Comment