Sunday, May 25, 2008

Palestra no Centro de Convenções


Ontem a tarde eu participei do XVI Seminário de Educação da Fundação Valter Alencar. Fui convidado para falar sobre Competência Emocional. Um tema interessante e atual.

Quantos professores existem por ai com um currículo invejável, mas que não sabem trabalhar suas emoções em sala de aula? Todos nós já tivemos “aquele” professor inesquecível. Mas eu estou falando de professores que nos marcaram de uma forma negativa. São aqueles professores insensíveis, secos, antipáticos, imaturos, despreparados, desmotivados, sem graça, enfim, eu passaria um tempão falando de qualidades (ou seriam defeitos?, rs) deste modelo de profissional que existe em escolas e faculdades.

Houve um tempo onde o trabalho era duro e as pessoas não tinham valor. Onde as escolas buscavam mão de obra para preencher suas vagas. Um tempo em que a razão se sobrepunha às emoções. Tempo em que os alunos eram classificados apenas pelo seu quociente intelectual.

Hoje o mundo necessita de mente de obra. Pessoas preocupadas em trabalhar suas emoções em situações de tensão. Pessoas capazes de resolver seus próprios conflitos, de separar seus problemas sem afetar o rendimento do seu trabalho.

Valorizar as emoções é ressaltar uma característica que apenas nós, seres humanos, possuímos. A capacidade de lidar com esses sentimentos é, atualmente, mais importante que o próprio quociente intelectual. Do que adianta uma pessoa com uma pasta lotada de certificados de cursos e com um currículo de dez páginas se ela perde a cabeça no primeiro momento de frustração, tensão e que não sabem valorizar o próximo?

Para desenvolver essa capacidade de lidar com as emoções deve-se trabalhar essa aprendizagem desde a infância. E os adultos que não desenvolverem sua inteligência emocional dificilmente passarão esses conhecimentos para as crianças. Assim como terão problemas em suas relações pessoais no trabalho e em casa. E sempre é tempo de aprender a reaprender.

Foram essas e outras reflexões que falamos na tarde deste sábado. Durante quase duas horas mostrei alguns caminhos que podem facilitar a autoconsciência, o autocontrole, a automotivação, a empatia e o melhoramento das habilidades sociais que são os princípios básicos da inteligência emocional.

Quem tiver mais interesse no assunto poderá adquirir o cd com todo o material utilizado e pesquisado para a palestra. São textos, apostilas, vídeos e mais de 100 slides em pps(power point) que podem ser utilizados em quaisquer momentos da vida. Serve também para aprimorar suas apresentações e palestras sobre o assunto ou afins.

O custo do cd é de apenas R$ 15,00. Eu tenho a relação com todos os nomes dos participantes e posso estudar uma forma para negociarmos a entrega do cd.

Meu telefone para contato é (86) 9976-2237 e (86) 8812-8878.

Cuide das suas emoções!

Abraço e sucesso!!!

Jefferson Xavier – Jex

Consultor organizacional – Teresina/PI

No comments: