Friday, May 30, 2008

A importância da oratória

Pode-se conceituar a Oratória como sendo a “arte do bem falar”, ou seja, corresponderia ao “como falar em público” de maneira correta fazendo uso adequado dos gestos, da postura, da voz e ordenação da fala.

Não existe um padrão dito como normativo ou único, quando nos remetemos “ao fazer uso adequado” dos elementos da comunicação. Este uso, e esta expressão deve se empregada com parcimônia, ou seja, sem exageros ao ponto destes chamarem mais atenção do público que a sua fala, o que você diz.

Sabe-se que a comunicação é importante, sempre foi e sempre será ao longo dos séculos, uma vez que através da comunicação oral ou gestual mantemos um número maior de contatos diários. Os ambientes também são diversos: profissional, em família e/ou entre amigos.

A Oratória teve sua origem na Sicília, no século V a.C., através do Siracusano Corax e seu discípulo Tísias. Segundo Corax, o discurso deveria ser dividido em cinco partes: o exórdido, a narração, a argumentação, a digressão e o epílogo. Porém, foi em Atenas que a oratória encontrou campo fértil para o seu desenvolvimento, sendo os sofistas e Cícero, o maior orador romano, os primeiros a fazerem uso da oratória.

Pensando nesta conceituação sobre oratória, o que você acredita ser esta arte do bem falar?

Comunicação é um processo dos seres humanos em resposta ao comportamento simbólico de outra pessoa. É um processo contínuo e progressivo. Em uma relação de conversação com o outro, importam as palavras que você usa; a maneira como você diz, o histórico de sua relação com o interlocutor, ou seja, para quem você fala e o contexto situacional a qual o discurso está sendo envolvido.

Muitas pessoas, submetidas ao desafio de falar em público, fracassam na transmissão da mensagem, pois se sentem constrangidas. Quais os professores que mais nos impressionaram ao longo de nossa carreira? Aqueles que mais sabiam, ou os que melhor transmitiam o que sabiam? Quais os candidatos mais apreciados em uma entrevista de emprego? Aqueles que se retraem mesmo conhecendo os assuntos perguntados, ou aqueles que dominam as ferramentas da comunicação a transmitindo com naturalidade e segurança? Lembre-se das pessoas a sua volta que podem ser ditas “de sucesso”. O que elas têm em comum?

Pense nisso!

Profº Jefferson Xavier

Marque um curso particular de como falar em público. Entre em contato comigo pelo telefones (086) 8812-8878 e (086) 9976-2237



No comments: