Tuesday, September 26, 2006

Lugar exemplo


É maravilhoso desenvolver pessoas, principalmente, quando a gente percebe o bom resultado. Estou aprendendo muito nestas capacitações para professores. A cada encontro são novas experiências e histórias que me tocam de alguma forma. Encontro com vários tipos de pessoas. Algumas boas outras nem tanto mas, enfim, é o meu trabalho que faço com prazer e de muito bom gosto.

Semana passada estive numa escola bem distante do meu bairro e do centro da cidade. Até já falei dela alguns dias atrás. Hoje, resolvi, falar em particular da Escola Mário Covas pelo bom exemplo que pude perceber enquanto estive lá. Desde o portão principal na entrada até todos os compartimentos sentir o clima amistoso e cordial entre os funcionários.

Foi um dia tranqüilo onde pude conhecer pessoas fantásticas. Logo na chegada fui recepcionado por uma das secretárias, a Socorrinha, que imediatamente percebi que era uma pessoa contagiante pela simpatia, alegria, entusiasmo e o alto astral. Neste instante, percebi que teria um dia “diferente” dos demais.

Outra pessoa que me impressionou bastante foi a tia Inácia(seta apontada) que também participou do treinamento. Quanto exemplo de vida aprendemos com ela. Dificilmente, encontrarei um ser humano tão carismático, acolhedor, prestativo e humilde quanto ela. A denominei de “A Madre Tereza de Calcutá Piauiense”. O que ela faz para as pessoas é muito parecido com o que essa incrível mulher fez um dia e entrou para a história. Ela ajuda sem esperar recompensas e procura cooperar com alegria e com um sentimento de prazer tão grande que impressiona. Até mesmo os seus colegas se assustam com tanta bondade. Mas vale muito a pena. Como bem diz o ditado: “O plantio é opcional mas a colheita é obrigatória!” Então quem faz o bem colherá o bem.

Neste dia também uma funcionária que é massoterapeuta (Tia Belinha) resolveu deixar todo mundo tranqüilo dando-nos uma massagem relaxante e gostosa. Até eu entrei na brincadeira. Ah, se todos os lugares fossem assim. É isso que faz a diferença numa equipe de sucesso. São ações simples que integram as pessoas.

Os pequenos detalhes como um recadinho por escrito, uma palavra de conforto, um belo sorriso são massagens para o nosso ego. E os bons relacionamentos necessitam apenas disso. Quem presta atenção no outro, respeita os diferentes pontos de vista e utiliza as palavrinhas mágicas com certeza não tem problemas de relacionamento. Ganha quem dá e quem recebe. Então, não espere algum gesto para ser gentil. Tome a iniciativa. Faça como a equipe do Mário Covas e veja como sua equipe ficará mais unida e integrada. Parabéns a liderança desta escola e a todos os colaboradores que me receberam tão bem. Que outras escolas também possam atuar e seguir este belo exemplo. Até a próxima.

No comments: