Thursday, September 28, 2006

A importância da empatia nos relacionamentos


Hoje mais do que nunca sei que saber se relacionar uns com os outros é uma arte. E poucas pessoas conseguem desenvolver esse dom de maneira empática. Mas o que é empatia, de fato? Essa palavra que vem sendo difundida há algum tempo significa que quem é empático tem a sensibilidade de se colocar no lugar do outro e sabe a forma correta de agir perante as circunstâncias.

Infelizmente, percebo que a maioria das pessoas ou desconhecem o valor deste sentimento ou se já conhecem não o coloca em prática. É perceptível NÃO detectá-la nas pessoas que não olham nos olhos, que não sorriem ao verem um conhecido, que não dão um aperto de mão firme, que não sabem ouvir, que não respondem a uma mensagem ou ligação e não se preocupa com o outro.

Diariamente deparo-me com várias pessoas que não se utilizam da empatia. E o que mais me deixa triste é que parte dessas pessoas eu as considero como amigas. Algumas, na verdade, não são tão próximas a mim mas para quem tem uma boa educação e deseja dar um toque especial nos seus relacionamentos deve utilizar-se desta ferramenta com tudo e com todos em qualquer momento. Independentemente de quem cruze seu caminho procure sempre ser simpático e, principalmente, empático. Procure também utilizar-se do altruísmo, ou seja, tenha amor ao próximo. Cuide das amizades. Respeite as pessoas.

Quando não puder ir a algum convite avise com antecedência. Quando receber uma ligação e não puder atender no momento retorne posteriormente. Quando receber um e-mail responda. Quando prometer algo cumpra. Quando alguém fizer um trabalho interessante parabenize. Quando alguém fizer algo por você agradeça. Quando encontrar algum amigo dê um sorriso, um abraço ou simples aperto de mão. Isso é o mínimo que se pode exigir de pessoas educadas. As pessoas se sentem bem quando são bem tratadas. Um pouco de atenção faz toda a diferença nos relacionamentos. É por essa razão que algumas pessoas são mais queridas do que outras. Elas apenas utilizam detalhes simples mas que nem todos põem em prática. Agora que você já está sabendo disso pratique a empatia e tenha sucesso em sua vida e nos seus relacionamentos. Boa sorte!

Jefferson Xavier Meneses – Jexmen

4 comments:

Anonymous said...

Jex, vc mndou bem no post. Gostei. Continue assim q vc vai longe!

Anonymous said...

E ai JexMen
JenMex
MenJex
MexJen...
Valeu... belo trabalho continue assim...

Anonymous said...

vc é realmente muito versátil, parabéns.

Anonymous said...

oi! Jeferson, bom carnaval...