Wednesday, September 06, 2006

Capacitação de professores no Sacy e Renascença

O mês de setembro chegou e com ele inicia-se o período do B-R-O-Bró que é o período mais quente de nossa região onde as temperaturas passam dos 40º à sombra tranqüilamente. Quando eu saio do Mocambinho para esses lugares mais distantes pra dar capacitação peno com o calorzão mas, fico imaginando quem trabalha exposto ao sol. É um desconto de pecados sem limites que dar até dó porque é, de fato, um calor que beira o insuportável. Então é melhor agradecer pelo meu trabalho que não é tão sofredor assim.

Como nos meses anteriores iniciei o mês também dando treinamentos pra professores. Como, ultimamente, vivo de “bicos” é isso que vem me sustentando desde o mês de julho. No último fim de semana passei pela escola “Edgar Nogueira” no Sacy com o curso de Jogos e Dinâmicas de sala de aula e nesta terça-feira estive com o pessoal da escola “Fontes Ibiapina” no conj. Renascença com um workshop sobre Relações Interpessoais.

Em ambas as escolas o resultado foi satisfatório e creio que conseguir atingir meu objetivo mais uma vez. Fico feliz, principalmente, pelo fato de ter colocado minhas idéias num ambiente onde os professores procuraram colaborar e estiveram atentos dando sua parcela de contribuição.

No Sacy, num primeiro momento, percebi que havia um certo descrédito com relação à minha capacidade profissional, pelo fato de que o capacitador anterior a mim decepcionou àquela direção. Mas, no decorrer dos dois dias conseguir conquistar e ter uma boa receptividade junto a todos da casa. Os jogos e as dinâmicas ensinados poderão, quem sabe, transformar as aulas monótonas em momentos criativos de descontração e aprendizado mútuo.

No Renascença, houve um público bem maior de professores e funcionários administrativos. Pude sentir que toquei em algumas feridas mas, ensinei o diagnóstico para sará-las. Só não sei ainda se irão cumprir e por em prática o que foi transmitido. Eu espero que sim. Pelo menos, foi dado um primeiro passo e grandes caminhadas e transformações começam com um primeiro passo. Também sair de lá bastante contente com o resultado. Afinal de contas, falar da importância das Relações Interpessoais é sempre necessário em todo e qualquer ambiente. Pelas participações e depoimentos creio que dei a minha colaboração.

Muito obrigado pela acolhida que nas duas escolas foram excelentes.

Um forte abraço e até um próximo encontro.

Jefferson Xavier Meneses - Jexmen

No comments: