Tuesday, May 30, 2006

Lições que aprendi viajando


Muitos conhecidos sabem que eu viajei durante este mês de maio pelo nordeste brasileiro e muitos acreditam que eu estava apenas me divertindo e passeando. De certa forma, também foi. Consegui unir o útil ao agradável. Na verdade, eu fui pra Natal – RN fazer um concurso público já que estou sem trabalhar desde março. Enquanto eu e meus três companheiros aguardávamos o resultado resolvemos conhecer as belezas naturais daquele lugar por mais alguns dias. Já que estávamos ali mesmo por que não aproveitar? Eu resolvi ficar mais tempo e aproveitei também para esticar até João Pessoa(ver fotos) onde fiquei mais uma semana na casa de uma amiga.
Infelizmente, nem eu e nem meus colegas conseguimos alcançar êxito no concurso, mas a experiência foi válida. Consegui tirar proveito de cada dia que passei nas duas cidades e quero compartilhar com vocês o que pude perceber nestes 20 dias em que estive ausente.

Conversando com um viajante e um novo amigo que adquiri neste passeio (R.Santos) que conheci no percurso Natal – João Pessoa falamos de muitos livros e palestras de auto-ajuda que só falam o óbvio. Acontece que esse óbvio não é colocado em prática. Quem muito ler ou assiste eventos ou palestras de motivação e/ou assuntos semelhantes quando põem na prática esses ensinamentos faz a diferença num mundo competitivo. E é esse diferencial que vai alavancar a carreira de algumas pessoas que se encontram estagnadas e que tem medo do novo. Espero que tirem conclusões dessas lições de vida que aprendi e que dêem suas sugestões e críticas para que meu livro seja rico em idéias que nos ajude a crescer cada vez mais.

1ª LIÇÃO: Use a comunicação a seu favor
Quando decidir que iria fazer esse concurso de Natal faltava poucos dias para a realização das provas. Fiz alguns contatos para conseguir local para me acomodar naquela cidade e incentivei outras pessoas a fazerem o mesmo. Sei que a conta telefônica deve vim alta este mês, mas as ligações foram fundamentais assim como a internet. Graças a minha curiosidade em procurar oportunidades de emprego na internet ficamos sabendo dessas vagas no CEFET-RN. Fiz ligações, enviei e-mails, acionei minha networking e em nenhum momento fiquei parado. Portanto, corra atrás dos seus objetivos. Se você não dispõem de internet procure adquirir livros, revistas e jornais. Peça emprestado. Não tenha medo de falar e pedir informações. “Quem tem boca vai a Roma” e, no nosso caso, fomos parar em Natal.

Amanhã falarei sobre a 2ª lição: Tenha uma excelente rede de contatos.

1 comment:

Anonymous said...

Saudações!
Vim retribuir e agradecer sua visita e comentário no meu Blog. Esse meu mano... humhum... rsrsrs..
Obrigada pelo elogio!
Sabe, o meu blog é uma ótima terapia que tenho. Por eu ser uma pessoa muito fechada, meus sentimentos tornaram-se retraídos e acabo desabafando no meu blog. Não com intenção de chamar à atenção, mas sim de compartilhar o que se passa comigo e isso faz com que eu me sinta bem mais aliviada..
Volte sempre!