Podem falar o que quiser porque fui criado pela avó, mas sou muito feliz em ter uma vó tão rica. Quando eu falo em riqueza não imaginem nada ligado ao dinheiro. Ela é rica em exemplos, em atitudes, em gestos simples que a tornam tão nobre.
Recentemente, o marido da minha prima que mora em Brasília resolveu presenteá-la com uma viagem à capital brasileira. No mês de julho, pela primeira vez, ela estará saindo do nordeste e andando de avião. Já tem uma vasta programação esperando por ela.
Por que meu primo a presenteou? Porque minha vó faz o bem sem olhar a quem. Desde que ele começou a nos visitar em meados de 1993, ela o tratou como sempre faz a todos: com educação, apreço e carinho. Na época nossa casa não tinha o conforto que tem hoje, mas ela fez o máximo possível pra hospedar sua família dando as condições a que estava ao nosso alcance. Esse fato se repetiu outras inúmeras vezes e isso ela faz com todos que vêm hospedar em nossa casa.
O tempo passou e esse rapaz do qual eu falo passou num concurso público disputadíssimo. É auditor do Tribunal de Contas da União e, atualmente, exerce o cargo de assessor do ministro do TCU. Subiu na vida, mas não perdeu a humildade e nem esqueceu do que minha vó foi capaz de fazer por ele em outras épocas.
Muita gente quando consegue galgar uns degraus na vida se acha “o tal”. Só pisa no chão porque ainda não inventaram um aparelho para sair por aí flutuando. Esquecem dos tempos de aperreios e de quem os ajudou a levantar. Pessoas que todos nós conhecemos que se acham muita coisa por ter um pouco mais de condição financeira. O bom exemplo vale mais do que mil palavras. Fazer o bem sem espera de trocas é um gesto simples, porém usado por alguns poucos indivíduos. Infelizmente, vivemos numa época do toma lá dá cá.
Algumas pessoas só fazem um favor em benefício de receber algo em troca. Isto é triste, mas é verdade. Eu comparo a vida a um bumerangue ou a um eco, ou seja, você recebe de volta aquilo que você dar a ela. Portanto, eu agradeço a minha avó materna pelos ensinamentos que recebi ao longo de meus quase trinta anos. São atitudes simples que nos enriquecem e nos fazem crescer.
Deve ser por isso que tenho tantos amigos especiais que sei o quanto me ama e me querem bem. Respeitar o próximo, suas individualidades, aceitar as diferenças, acolher bem e fazer o melhor pelos outros são gestos que te trarão sempre boas recompensas. É por essas e outras que minha vó é nota 10! Um abraço e sucesso pra você!
Jexmen
Tuesday, May 02, 2006
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment