Wednesday, May 03, 2006

Você costuma pedir desculpas quando erra?


Todo mundo conhece a expressão “errar é humano”. Agora dizem que permanecer no erro que é burrice. Realmente eu concordo! Quem erra uma, duas, três vezes a mesma coisa tem alguma coisa de anormal ou então pertence a algum tipo de classes de pessoas, digamos, orgulhosas. Pessoas que não voltam nunca atrás nem mesmo quando reconhecem que estão erradas.

E pedir desculpas? Você já foi capaz de se redimir de um erro para esclarecer algum mal entendido, para evitar problemas maiores como separação, perda de amizade, história mal contada? Conheço algumas pessoas que são exímias em fazer isso. Quando estão erradas vão lá e falam, humildemente, do mal que causaram. Agora tem umas outras que são incapazes de falar pelo menos “foi mal oh”. Preferem ficar caladas e fazer de conta que nada aconteceu.

Tudo é questão de educação. Pra quem não está acostumado em reconhecer que errou e pedir desculpas é, de fato, muito difícil. Não faz parte do seu mundo. Para muitos, esse simples ato é algo que vai além da sua capacidade.

Quando alguém reconhece seu erro e a outra pessoa o desculpa de coração aberto a relação se fortalece. Um alívio surge no peito como uma mágica. É instantâneo. Eu não costumo e nem gosto de ficar de mal com alguém, mas quando isso acontece e eu sei que estou errado eu não penso duas vezes. Agora são poucos os que me pedem desculpas. Eu que costumo tomar a iniciativa mesmo sabendo que a outra pessoa não está com a razão. Nesta semana houve uma exceção. Uma amiga que mora ao lado cometeu um pequeno deslize comigo, mas no dia seguinte veio aqui em casa pra conversar sobre o que tinha feito. Reconheceu que agiu erroneamente e que estava se sentindo mal pelo ocorrido. Com os olhos marejados me pediu desculpas e me deu um forte abraço. Acredito que só o fato dela ter vindo aqui dialogar já era suficiente pra eu ter esquecido o fato. Isso que é amizade. São gestos assim que engrandecem uma relação.

Se você costuma não pedir desculpas pelas falhas que vive cometendo com amigos, familiares, namorados(as), esposos(as), enfim, não importa com quem seja tá mais do que na hora de você rever suas atitudes. Todos saem ganhando, porém quem ganha muito mais é você mesmo. Boa sorte e sucesso em sua vida!

Jexmen

No comments: