Thursday, December 04, 2008

Minha participação na Feira do Empreendedor no Piauí

No período de 19 a 23 de novembro aconteceu no Parque Potycabana mais uma Feira do Empreendedor promovida pelo Sebrae/PI. A Feira foi um sucesso e teve um público de mais de 30 mil pessoas ultrapassando as expectativas da organização.
Eu fui convidado para ministrar duas palestras. No dia 19, eu falei sobre Criatividade na Empresa.

Escolhi esse tema porque a criatividade é hoje um dos sinônimos mais expressivos de modernidade. O mercado em mudança veloz exige que empresas e empresários sejam criativos. Desse modo, desenvolver a criatividade gerencial significa capacitar a organização a se posicionar em termos de liderança. Buscar a criatividade com programa de empresa e plano de vida pessoal e profissional corresponde a preservar a sobrevivência e garantir a expansão. Isso implica procurar um diferencial como condição para ser competitivo. Colaboradores e empresários que estavam presentes deram testemunhos que suas empresas irão se adaptar a essa nova realidade.


No dia 23, minha abordagem foi sobre motivação de colaboradores. Falei que a motivação só é possível em ambientes em que confiança e a lealdade estejam no centro das relações da empresa. Onde prevaleça a ética e o respeito mútuo entre as pessoas. Onde ha
ja esforço contínuo para compatibilizar objetivos pessoais com os objetivos empresariais.
A verdadeira motiv
ação só é efetivamente conseguida, quando os colaboradores conseguem realizar suas necessidades e seus objetivos de vida, dentro e através da própria empresa.


Ainda na feira participei de algumas palestras nacionais dentre as quais a que se destacou foi a do meu xará Jefferson Leonardo que sacudiu a galera com sua palestra motivacional mas os outros não deixaram a desejar e arrasaram em suas palestras que tiveram como tema esse ano Criatividade, Inovação e Sustentabilidade.


Participar dessa feira prova mais uma vez a teoria de que tudo que você quiser realizar você conseg
ue. Basta correr atrás dos seus objetivos e estar preparado para quando chegar a hora certa você estar lá aguardando sua vez para o sucesso.

Na última feira em 2006, eu estava apenas como um participante das oficinas e palestras mas falei comigo mesmo e comentei com uma amiga que na feira seguinte eu seria um dos palestrantes. Isso aconteceu prontamente do jeitinho que eu pensei. Recebi vários e-mails dos participantes parabenizando minhas palestras e essa é a maior recompensa do trabalho que fazemos com amor e dedicação.

No comments: