Wednesday, December 10, 2008

Sebrae Itinerante - Lagoinha

SEBRAE ITINERANTE - LAGOINHA/PI

Neste fim de semana também estive num povoado da zona rural de Teresina chamado Lagoinha. Fui ministrar quatro palestras gerenciais pelo SEBRAE. O foco era moradores da região candidatos a micro-empreendedores. A grande maioria de jovens e donas de casa que participaram eram de um outro local chamado Taboca do Pau Ferrado. Eles caminharam horas para participar dos cursos e das oficinas oferecidas.

Isso me chamou bastante a atenção em ver aquelas pessoas em pleno fim de semana dispostas a aprender algo novo e quem sabe até tornarem-se empreendedoras. Muitos madrugaram para poder estar ali presentes e disseram ao final do evento que todo sacrifício valeu a pena. E, ainda, complementaram que repetiriam o esforço porque desejam sair da situação atual em que se encontram.

Esse foi um dos fatores que mais me motivou em passar dois dias naquele lugar, pois é muito gratificante encontrar pessoas interessadas em aprender, em sair da sua zona de conforto e arriscar em atividades que podem mudar suas vidas. Tudo é questão de iniciativa e de se achar capaz independente de idade, escolaridade e de experiência anteriores. O que vale é se identificar com algo que foi ensinado pelos instrutores e que pode ser refeito e aperfeiçoado. E assim foram muitos os exemplos nas oficinas de biscuit, bordado, cabeleireiro, confecção de bonecas, pedrarias, sorveteria dentre outras.

Falar sobre a instituição SEBRAE, Empreendedorismo, Motivação e Atendimento ao cliente foi interessante porque a grande maioria não tem acesso a essas informações no cotidiano. Através de exemplos simples e práticos foi falado sobre a importância de saber empreender, de estar motivados e de saber receber seu cliente em todos os momentos. Procurei me envolver com todas as pessoas porque isso aproxima e facilita o trabalho. Ao final eu me divirto e aprendo com a história de cada um.

Espero que todos cresçam juntos e que num futuro próximo eu possa ver os frutos das sementes que foram plantadas nestes dias 06 e 07 de dezembro.

Valeu Lagoinha! Gostei demais de vocês!

Jefferson Xavier - Jex

No comments: