Monday, February 25, 2008

CRIATIVIDADE, ALAVANCA PARA O CRESCIMENTO ORGANIZACIONAL


Por Lúcia G. Monteiro



A questão da criatividade precisa ser melhor entendida. Não é sinônimo de inventar coisas desrespeitando normas e cada um fazendo o que der vontade. Não é coisa de quem não planeja e precisa improvisar para se sair das situações problemas. A criatividade precisa ser contextualizada tendo um olhar atento aos objetivos organizacionais.



O crescimento, a evolução das organizações só sairá do "quadrado", quando abrirmos espaço para o elemento chamado CRIATIVIDADE. É ela que alavanca as soluções superando medos e preconceitos, trazendo assim uma mudança qualitativa no ambiente organizacional.



A criatividade oxigena o cotidiano das pessoas trazendo um hábito saudável para o ambiente organizacional e sendo gradativamente transferido para outros contextos e outros ambientes.



Ser criativo não é negar o pensamento racional mas sim, partir dele para construir novas equações para os problemas e suas soluções.
É a criatividade que potencializa a inteligência inaugurando novas maneiras de pensar o mesmo e às vezes, velho problema.



Ser criativo é estar mais à vontade no mundo, mais rico de recursos pessoais. É estar mais vivo e motivado. É resgatar a auto-estima. É surpreender-se consigo próprio. É humanizar-se.
O mais interessante é que a criatividade dá permissão as pessoas para que se percebam criativas!



É possível desenvolver a habilidade de ser criativo e aprender a aprimorá-la havendo para isto algumas condições facilitadoras e desencadeadoras do processo:
-Rever nossas crenças sobre o que é criatividade e o quanto nos vemos como pessoa criativa
-Olhar as situações mais como desafios e sentir-se motivado para enfrentá-los.
-Perder o medo de ser ridículo e do julgamento dos outros
-Estimular a criatividade nos colegas de trabalho
-Quebrar padrões de comportamento disfuncionais com assertividade
-Sentir-se orgulhoso(a) e encontrar formas de reconhecer e gratificar os momentos criativos do dia-a-dia.



A criatividade revitaliza a empresa estimulando a ousadia das pessoas o que dá um salto qualitativo nos produtos e serviços, facilmente percebidos pelos clientes intenos e externos.




Lúcia G. monteiro é psicóloga pós-graduada pela FGV-RJ, MBA em Gestão Estratégica, diretora da VISÃO CONSULTORIA, com experiência em programas motivacionais e desenvolvimento do potencial criativo.
luciagmonteiro@oi.com.br


No comments: