Por Luiz Renato Roble
Trabalhar com a criatividade significa viver em busca incontinente atrás de uma grande idéia. Na maioria das vezes, isto significa chegar a mais simples das idéias, com simplicidade de forma e resumo de conteúdo. Um bom exemplo disto é o slogan criado pela Mage & Lagy para a Aguardente 51 – “Uma boa idéia”. Hoje, 23 anos depois, além de identificar e posicionar o produto no mercado com criatividade e força, acabou tendo seu significado ampliado, tornando-se o sinônimo popular para uma boa idéia.
Em design, boas idéias significam atingir a simplificação, o sintético, em outras palavras, que se conseguiu descomplicar, chegar ao óbvio. É como andar, andar para chegar onde deveria ter sido o ponto de partida. A televisão com tela plana, o perfil aerodinâmico dos carros e a estrela da Mercedes-Benz, são ótimos resultados em design, que parecem óbvios e por isso, fáceis, pois não poderiam ter sido diferentes. O engraçado é que para se obter trabalhos com resultados “fáceis” assim, é preciso ter muita experiência. Ou seja, é necessário ter a vivência para saber o que não se deve fazer, para que o trabalho venha a obter aquilo que o cliente necessita.
O desafio do designer é acreditar na sua própria capacidade. Cada novo trabalho, apresenta um público alvo diferente, um novo posicionamento no mercado, novos tipos de concorrências, novas metas, novos objetivos e novos conceitos a serem transmitidos através do design. Somente a experiência conforta e garante que um novo desafio será transformado, no final, através de uma boa idéia, em um case de sucesso.
O desafio do cliente é apostar na experiência profissional ou da empresa contratada e acreditar que da mesma forma que desenvolveram soluções criativas para outros clientes ou para trabalhos já solicitados anteriormente, estarão, através de briefing bem passado, fazendo valer o investimento, atingindo o resultado esperado no futuro.
Artigo publicado no dia 25 de junho de 2007 no site http://portaldomarketing.blogspot.com/
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