Thursday, February 21, 2008

Encontro no Morro do Chapéu

Olá amigos!
Uma semana após ter estado com os professores da rede municipal da cidade do Morro do Chapéu ainda hoje recebo mensagens carinhosas de novos amigos que fiz por lá.
Essa é uma das partes mais gratificantes do trabalho de um professor. Ser reconhecido pelo seu trabalho e pelo empenho em querer modificar atitudes. Ações que favoreçam a todos e que sejam produtivas.
É assim que procuro fazer em todos os lugares por onde ando. Plantar boas sementes e esperar que a colheita seja farta para todos.

Cheguei em Esperantina na noite de quinta-feira, 14 de fevereiro, em baixo de muita chuva. A professora Aline já me esperava na rodoviária. Depois de me deixar na pousada resolvi organizar todos os papéis para a manhã seguinte. Enquanto isso fui procurar algo para comer.Uma coisa me chamou muito a atenção: o tratamento recebido numa lanchonete na avenida principal. A garota muito solícita e simpática me serviu um churrasquinho com refrigerante. Isso seria normal pra qualquer pessoa. Acontece que ela foi pro-ativa e foi além das expectativas que eu esperava. Talvez nem saiba desse termo ou talvez nunca tenha feito um curso de qualificação mas guardava sobre si características de um atendimento eficaz e eficiente.

De volta ao hotel pouca coisa fiz porque a chuva retornou e pouco antes da meia-noite a energia faltou na cidade. Durante parte do encontro permaneceu sem luz nas cidades de Esperantina e Morro do Chapéu. Quando fui para a parada quase peguei um pau-de-arara porque achava que o ônibus dos professores já havia passado. Mas, ele estava atrasado e eu seguir viagem para a realização do meu trabalho.

Foi um dia super tranqüilo. Durante a parte da manhã resolvi fazer um trabalho reflexivo sobre a forma de trabalhar e com dicas de marketing pessoal, relações interpessoais e qualidade no atendimento.

Após o almoço partir para dinâmicas de grupo e leitura de mensagens. Alguns textos sensibilizaram alguns professores e eu deixei que fotocopiasse meu livro de fabulas e textos. A partir de um próximo encontro levarei meu próprio livro de mensagens e meus cds que narrei com todos estes textos. Levarei também meus cds com mensagens pps para ser comercializado em meus encontros futuros. De certa forma, eu me arrependi de não ter levado dessa vez porque o número de participantes foi grande e o interesse de todos também.

Como já relatei foi um dia bastante produtivo. A grande maioria dos professores participou ativamente das atividades. Alguns se destacaram como a professora Vilani e o professor Chagas porque foram os que mais falaram. Outros também como a professora Corina e a professora Celineude (acho q é isso, rs) deram sua contribuição com idéias criativas que poderão ser colocadas em prática naquela escola.

Por falar nisso, quero agora agradecer mais uma vez o presente que recebi no final do encontro. Fiquei muito feliz e adorei a homenagem. Quero agradecer também a direção, a coordenação e o corpo docente da Unidade Escolar Conrado Fenelon pela oportunidade do dia maravilhoso que vivi. Foi um dia de muito aprendizado e muitas trocas de informações. Espero muito que o que foi dito e debatido seja, de fato, colocado em prática e que esta escola possa ser um exemplo nessa região. Que seja uma unidade modelo onde o amor, o respeito e a união possa reinar durante todas as atividades do ano assim como foi o encerramento do dia. Um momento com muitas emoções.

Obrigado mais uma vez. O meu abraço a todos. Sucesso e tudo de bom!!!

Até um próximo encontro,

Profº Jefferson Xavier Meneses - Jex

No comments: