Sunday, September 07, 2008

Como elaborar um bom currículo

Na hora da entrevista de emprego a elaboração de um bom currículo é imprescindível para o sucesso do candidato. O currículo representa um guia para o entrevistador, uma forma de conhecer melhor a vida profissional do entrevistado e de nela se basear para fazer as perguntas. Um currículo mal elaborado pode fechar muitas portas, porém um resumo profissional bem feito pode te ajudar muito na hora da contratação.

A apresentação do currículo é muito importante, utilize folhas brancas e limpas. Capas com cheiro ou coloridas não ajudam na hora de entregar o currículo. Até a tipologia da letra deve ser respeitada: "Times New Roman", "Arial" ou "Courier" com negrito, sublinhado ou itálico somente para organização dos tópicos, para o texto use Arial 11.

Seja conciso e objetivo na hora da elaboração do currículo, não use letras muito pequenas e não se estenda muito, procure sempre utilizar frases curtas e eficientes, sem muitos adjetivos. Disponha as informações de forma simples e organizada, a fim de facilitar o entendimento do entrevistador. Formate bem o currículo, deixe margens, é muito importante que o entrevistador perceba que houve preocupação em estabelecer uma forma de organização.

Tome cuidado com o vernáculo, erros de ortografia ou digitação, geralmente, não são perdoados durante uma entrevista de emprego e causam péssima impressão. Coloque dados como nome, telefone, endereço e e-mail logo no início do currículo, é muito importante que a empresa encontre uma forma de contato com você à primeira olhada.

Evite informações desnecessárias como números do RG e CPF, ou como raça, religião ou partidarismo, pois essas são características que não exercem nenhuma influência sobre sua capacidade profissional.

Após seus dados pessoais, coloque seu Objetivo que é somente a função para a qual você se destina, nunca coloque: meu objetivo é crescer com a empresa, etc... Em seguida, coloque um Resumo de Qualificações com pelo menos 5 ítens das suas melhores qualificações profissionais e pessoais.

É muito importante que você divulgue somente informações verdadeiras, principalmente nos casos de nível de inglês e informática. Esses dois tópicos são muito importantes e podem significar muitos pontos negativos, caso você tenha exagerado um pouquinho no nível de inglês, ou no conhecimento de informática e seja surpreendido com testes orais ou escritos.

Salários anteriores e pretensão salarial devem ser apresentados somente na entrevista, e mesmo assim, quando solicitados. Quando colocar as empresas, comece pela mais recente.

Uma dica especial é que você pesquise sobre a empresa que vai entrevistá-lo, vá informado sobre suas atividades e mostre-se interessado no setor de atuação e na própria história da empresa, vá preparado para esse tipo de assunto.

Redação : Novos Planos e UOL - Universo On Line.

Fonte: http://www.seucurriculum.com/

1 comment:

Anonymous said...

Boas dicas tambem nesta matéria :

http://www.destaquesp.com/index.php/Comportamento/Atitudes/como-elaborar-um-bom-curriculo.html