Sunday, September 07, 2008

Os Truques do Currículo Perfeito


O currículo funciona como um anúncio que vende um produto muito especial: você! E, como todo anúncio, o seu objetivo é informar ao mercado as qualidades especiais que só você possui. A eficiência dessa campanha de marketing está diretamente relacionada a atingir o cliente certo (a empresa que tem a vaga perfeita) na hora que ele precisa de você.
Daí a importância de você manter o seu currículo sempre atualizado e bem feito. Saber fazer um texto que realce seus pontos fortes para que seu futuro empregador tenha vontade de conhecê-lo pessoalmente. Escrever um currículo é um verdadeiro exercício de reflexão e autoconhecimento, um momento para fazer uma reflexão sobre os rumos de sua vida profissional. Existem algumas regras que já estão estabelecidas e exceções que variam de acordo com preferências pessoais. Nem os consultores que, em tese, são os profissionais que mais entendem do assunto concordam 100% na hora de escrever um currículo.

A primeira coisa fundamental em um currículo é você se enxergar no texto. Se isso não acontecer, é porque ainda falta fazer alguns ajustes. Caso contrário, você vai vender uma imagem profissional que não é a sua ou, pior ainda, não vai conseguir vender nada.

Algumas coisas são básicas :

- Use folha branca, não coloque quadros ou desenhos.
- Letra legível, use fonte Arial 11.
- Faça em duas páginas, para os mais experientes três páginas.
- Mantenha os dados atualizados.
- Coloque sempre ano de início e término dos cursos.
- Não esqueça de citar as Escolas ou Universidades.
- Experiência profissional em ordem cronológica, começando do emprego atual.
- Inclua apenas cursos relevantes ligados diretamente ao cargo pretendido.
- Seja sincero ao falar da sua fluência nos idiomas, cite o nível de conhecimento. Diga só a verdade, mentiras podem arruinar sua carreira...
- Cuidado com os erros de português.

Fonte : www.vocesa.com.br Editora Abril

No comments: