Sunday, September 07, 2008

Currículo Bem Feito Pode Gerar Entrevista...


Por João Carlos

Um currículo bem feito facilita o caminho para conseguir entrevistas e ajuda a orientar os recrutadores. São enormes as chances de que um currículo mal feito seja relegado à pilha dos candidatos desinteressantes. Mas, se você conseguir produzir uma boa impressão, ele pode abrir portas. Mas, seja cauteloso, pois para fazer um bom currículo, é preciso tomar certos cuidados :

1 - Não abuse da paciência do entrevistador : Seja conciso pois ninguém agüenta ler mais de três páginas. Para executivos jovens, uma página é suficiente. Executivos com mais tempo de carreira podem se estender mais e nestes casos, se o currículo for muito breve, parece que ele realizou pouca coisa. Use frases curtas e evite adjetivos. Deixe margens largas e não use letras muito pequenas, use Arial 11, lembre-se de que a maioria dos recrutadores tem mais de 40 anos e já não enxerga tão bem.

2 - Vá direto ao ponto : Quando se tem várias experiências anteriores, convém abrir o currículo com um Resumo de Qualificações no qual, em 30 segundos de leitura, o candidato exponha seu objetivo (exemplo: Cargo Executivo na Área Industrial ou Diretor/Gerente da Área Industrial) e relacione, em tópicos curtos, as experiências profissionais que justificam a pretensão.

3 - A propaganda é a alma do negócio : Recorra a softwares de editoração eletrônica e impressoras a laser para produzir um currículo bonito. Se sua aparência for boa, inclua uma foto. Se você foi promovido várias vezes, é importante enfatizar isso. Itens de sua carreira que não colaboram com suas ambições devem ser pouco enfatizados ou postos de lado. Não conte o porquê de ter deixado os empregos anteriores. Isso é assunto para a entrevista.

4 - Cuidado com o português : Erros de ortografia, gramática e digitação causam péssima impressão. Peça ajuda a quem conhece bem as regras do português para revisar o texto.

5 - Não se esconda : Certifique-se de colocar nome, endereço, telefone e E-mail logo no início da primeira página. Currículos são lidos rapidamente e essas informações são fundamentais para você ser encontrado. Faça relacionamentos, coloque seu currículo no Programa de Indicações do site Novos Planos, além de gratuito, pode ser visto por muita gente da área de RH...

6 - Não coloque números de documentos : Números de RG ou de título de eleitor são informações irrelevantes. Também não se deve informar raça, religião e filiação partidária pois estes são assuntos que nada tem a ver com sua competência. Salários anteriores, pretensão salarial e referências só devem ser apresentadas na entrevista.

João Carlos é administrador de empresas e economista, com especialização em Finanças pela Universidade de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas e Universidade de Boston - Mass U.S.A.

Fonte: http://www.seucurriculum.com/

No comments: